Empreendedorismo Feminino: criando pontes para o Empoderamento Social e Digital

Assista ao Esquenta do WIT 2022

  • Data: 24/03
  • Horário: 17h às 19h
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=WEc9_pKDgWU

As mulheres são maioria nas universidades brasileiras, entretanto representam apenas 13,3% entre estudantes de Computação e 21,6% dos cursos de engenharia e profissões correlatas*. As mulheres são maioria da população, mas ocupam menos de 40% do setor de Tecnologia da Informação brasileiro e continuam em minoria na ocupação de cargos públicos e gerenciais no país**. Em uma sociedade repleta de fragilidades e problemas socioeconômicos que afetam diretamente a mulher, a educação e tecnologia da informação podem abrir as portas para o empreendedorismo feminino. O Esquenta do WIT em 2022 recebe mulheres empreendedoras para compartilharem suas experiências em um painel que discute os caminhos que o empreendedorismo pode abrir para o empoderamento feminino e maior equidade na área de Tecnologia da Informação.

Participantes:

  • Ahnis Fraga (UNISUAM e Itlab Poli-UFRJ)
  • Lindalia Junqueira (Hacking.Rio e Embaixadora Global Women in Tech)
  • Mariana Pezarini (Progra{m}aria)
  • Nina da Hora (CTS-FGV)

Mediadora: 

  • Luciana Salgado (UFF)

Ahnis Fraga é empreendedora, idealizadora e mentora do Programa da Intuição à Inovação. Iniciou como facilitadora de círculo de mulheres no Brasil e Suécia. Em 2018, lançou o livro “A Caminhada das 13 Lunações” em parceria com a psicóloga Maria Cristina de Resende, livro com milhares de downloads mensalmente na Amazon. Desde então, ajuda mulheres com seus conhecimentos sobre intuição para empreender. Em 2019 foi palestrante em uma das maiores conferências de ideias do mundo, o TEDx e falou sobre a intuição no processo de empreender para diversas pessoas ao vivo. É Professora do MBA da Poli Ufrj e Unisuam sobre Transformação Digital para Pessoas.

Lindalia Junqueira é CEO do Hacking.Rio, maior maratona de hackers da América Latina. Embaixadora da Global Women in Tech. Foi a 1a brasileira selecionada pela NASA Research, Singularity University em 2010. Engenheira de Produção e Master Business Executive em Gestão do 3o Setor pela UFRJ e Especialização em inovação pela COPPE. É pioneira em Open Innovation no Brasil, I9 Rede Globo, premiada pelo IBC Innovation Awards 2012. Foi a 1a pré-aceleradora de startups no Brasil, eleita a melhor no Spark Awards 2015. Eleita a “Heroína do Ecossistemas de Startups do Brasil, pela Abstartups em 2020. É Conselheira da Cidade do RJ, Conselheira do Junior Achievement RJ; Conselheira Editorial MIT Technology Review; Vice-presidente do Conselho Administrativo do Centro Tecnologias SMART, Vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior CAERJ, CISBRA.

Mariana Pezarini é COO da PrograMaria e trabalha por um futuro mais inclusivo e diverso para todes, Mariana é formada em direito pela UEL e entrou no mundo da Comunicação, Tecnologia e Inclusão desde o fim da faculdade – e foi dali que ela nunca mais saiu. Trabalhou pela AIESEC Costa Rica como Diretora Nacional de Marketing, como Gerente de Marketing na Hand Talk, na Liga Ventures como Especialista de Marketing Digital, ajudando startups inovadoras a fazerem negócios com grandes corporações e hoje está como Diretora de Operações na PrograMaria, empoderando pessoas fora do espectro cisheteronormativo através de tecnologia e programação, com soluções para empresas promoverem mais diversidade.

Nina da Hora é cientista em Construção na vida, no diploma Cientista da Computação pela PUCRio. Pesquisadora de novas possibilidades na vida, traduzindo Pesquisadora na área de Pensamento Computacional. Criei duas iniciativas o Computação da Hora e o Ogunhê para aquietar meus questionamentos na educação e acabei criando a melhor versão de mim.  Professora pois está no sangue a minha família. Sempre Pesquisando Conteúdos, Escrevendo, Divulgando Ciência e sendo HackerAntirracista. Nina é Forbes under 30 – 2021 e Pesquisadora da FGV.

Luciana Salgado é Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona e pesquisa na área de Interação Humano-Computador (IHC). É líder do SERG.uff, Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica. Seus atuais interesses de pesquisa envolvem questões culturais, de gênero e valores humanos em IHC. É autora do livro “A Journey Through Cultures: Metaphors for Guiding the Design of Cross-Cultural Interactive Systems”, Springer. É membra do Comitê Especial Brasileiro de Interação Humano-Computador (CEIHC), editora-Chefe do Journal on Interactive Systems e Membra do Comitê Gestor de Meninas Digitais. É co-fundadora do Projeto de extensão #include <Meninas.uff> e membra do ELLAS (Equality in Leadership for Latin American STEM).