Sessão especial do CSBC reunirá pesquisadores da área de Computação e membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

 Sessão especial do CSBC reunirá pesquisadores da área de Computação e membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Sessão especial do CSBC reunirá os pesquisadores da área de Computação Celso Ribeiro, Nelson Maculan e Nivio Ziviani, membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Luis Lamb, a fim de debater o tema “Impactos sociais, econômicos e políticos das tecnologias da Computação”.

Nesta edição, o CSBC apresentará uma sessão especial reunindo os pesquisadores da área de Computação Celso Ribeiro, Nelson Maculan e Nivio Ziviani, membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Luis Lamb, a fim de debater o tema “Impactos sociais, econômicos e políticos das tecnologias da Computação”. Polarização e fake news nas redes sociais, o impacto das deep techs no desenvolvimento econômico, a importância da pesquisa em ciência básica para o desenvolvimento e empreendedorismo científico serão questões abordados neste evento, que conta com o apoio da ABC.

Ficha técnica
Quando? Dia 2 de agosto, das 19h às 21h.
Onde? Sala Nelson Pereira dos Santos, Av. Visconde do Rio Branco, 880 – Niterói

Abaixo informações sobre os painelistas:

Celso Ribeiro (Moderador) – Polarização e fake news nas redes sociais
É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico. É Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, onde foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação por oito anos (2009-2017). Foi Diretor dos Departamentos de Engenharia Elétrica (1983-1987) e de Informática (1993-1995) da PUC-Rio. Foi Diretor do Departamento de Modernização de Programas da Educação Superior do Ministério da Educação (2005-2007), onde coordenou os programas ProUni, FIES, PET e PROEXT, entre outros, e Subsecretário de Recursos Humanos e Tecnológicos da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2007–2008). Obteve o Doutorado em Computação na École Nationale Supérieure des Télécommunications (1983) e a Habilitação para Orientar Pesquisas na Universidade Paris XIII (1990). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (1989-1990), da Associação Latino-Íbero-Americana de Pesquisa Operacional (1992-1994) e Vice-Presidente da International Federation of Operational Research Societies (1998-2000). É pesquisador 1-A do CNPq e bolsista do programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. É editor de seis livros e autor de mais de 150 artigos in periódicos internacionais e de 25 capítulos de livros. Orientou 33 teses de doutorado e 37 dissertações de mestrado. É ainda Editor Geral do periódico International Transactions in Operational Research e coautor dos livros “Optimization by GRASP: Greedy Randomized Adaptive Search Procedures” e “Combinatorial Models for Scheduling Sports Tournaments” (no prelo), ambos publicados pela Springer, assim como Editor Associado dos periódicos Engineering Applications of Artificial Intelligence, Discrete Optimization, Journal of Heuristics, e RAIRO Operations Research. Foi agraciado em 2010 com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidad Nacionade San Agustin de Arequipa, Peru.

Luis Lamb – O impacto das deep techs no desenvolvimento econômico
Professor Titular do Departamento de Informática Teórica/UFRGS. Tem atuação como pesquisador e gestor de inovação, ciência e tecnologia. Foi Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (01/2019-01/2022); Pró-Reitor de Pesquisa/UFRGS (2016-2018) e Diretor do Instituto de Informática/UFRGS (2011-2016). Como Secretário de Estado, liderou a concepção, gestão e execução dos seguintes Programas de Estado: INOVARS, TechFuturo, Startup Lab, Educar para Inovar, Produtos Premium, GameRS, Observatório da Inovação, Parcerias Estratégicas, ConectaRS e Tecnologias para Negócios inovadores (TEC4B – Tech 4 Business). Como Pró-Reitor de Pesquisa, liderou a Aliança para Inovação, UFRGS-PUCRS-Unisinos que resultou no Pacto Pela Inovação de Porto Alegre (Pacto Alegre). É autor de dois livros científicos: `Neural-Symbolic Cognitive Reasoning’, Springer (2009) e `Compiled Labelled Deductive Systems’ sobre lógicas não-clássicas (IoP, 2004).

Nelson Maculan – A importância da pesquisa em ciência básica para o desenvolvimento
Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde tem trabalhado desde 1971 no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE e no Departamento de Matemática Aplicada – Instituto de Matemática. Reitor da UFRJ (julho  1990 a julho 1994). Bolsista de Pesquisa de Produtividade do CNPq setor Ciência da Computação nível 1A. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Secretário Nacional de Educação Superior – MEC (fevereiro 2004 – dezembro 2006). Presidente da International Federation of Operational Research Societies – IFORS  (janeiro 2013 a dezembro 2015).  Presidente da ANDIFES (1992-1994).

Nivio Ziviani – Empreendedorismo Científico: Como Fazer Acontecer
Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Membro dos Conselhos de Administração da Falconi e Kunumi e dos Conselhos Técnico-Científico do Instituto Hercílio Randon e Laboratório Nacional de Computação Científica. É Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo (Canadá) e Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador (2007) e Grã-Cruz (2018). Como empreendedor fundou empresas a partir de conhecimento gerado dentro do DCC da UFMG, a saber: Miner (adquirida pelo Grupo Folha de São Paulo/UOL em 1999), Akwan (adquirida pela Google Inc. em 2005), Neemu (adquirida pela Linx em 2015) e Kunumi (fundada em 2016). É autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial.