COMPUTEC

curva-2022

Programação

Chart Lab: criando gráficos em linguagem simples para o entendimento de todos
Rodrigo Oliveira e Jonice Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), e Claudia Cappelli (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ);
Escola de Games
Ana Paula Boaventura, Esdras Bispo Jr., Marcos Wagner Ribeiro, Pedro Henrique Franco e Matheus Manfrim (Universidade Federal de Jataí - UFJ), e Ana Carolina Inocêncio e Thiago Borges de Oliveira (Universidade Federal de Goiás - UFG)
OpenSoils - Inovando na Agricultura Digital
Élton Marinho, Anderson Silva e Sabrina Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), e Sérgio Manuel Serra da Cruz (PPGI/DCC/UFRJ), Antoanne Pontes (CESAR School, UFRJ/PPGI) e Ronilson Pinho (Cefet - RJ)
sAIgns - Universalizando língua de sinais
Davi Neiva (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
VisStoryMaker: Uma Ferramenta de Apoio para Exploração e Construção de Histórias com Dados
Dieinison Braga, Marisa Silva e Simone Barbosa (PUC-Rio de Janeiro) e Raul Lima (Datamint Sistemas e Serviços LTDA)


Diego Nogare

Itaú

A palestra além de apresentar o Conceito de Inovação e Tipos de Inovação, irá discutir os Desafios e Oportunidades da Inovação no Brasil e Inovação Aberta, assim como abordar a Atuação da Agência de Inovação da UFF


Ricardo Henriques Leal

Inovação aberta e ações de estímulo à inovação da AGIR/UFF

Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia, (1977), Mestre em Ciência dos Materiais pelo mesmo IME (1979) e Doutor (Ph.D.) em Engenharia Metalúrgica pelo "Massachusetts Institute of Technology" (MIT - 1984). Atuou por 30 anos, de 1984 a 2014, no Setor Siderúrgico, tendo trabalhado em três importantes empresas nacionais e mundiais do setor (CSN, ArcelorMittal e Votorantim Siderurgia). Atualmente é Diretor da Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor Associado do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona desde 1986. É Conselheiro da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e revisor da revista JMRT - Journal of Materials Research and Technology.

O mercado de tecnologia da informação é um dos que apresenta maior crescimento, exigindo desta forma, profissionais cada vez mais preparados para a evolução tecnológica e que sejam capazes de suprir as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. E a Firjan Senai tem um papel de protagonismo na qualificação desses profissionais formando mão de obra.


Alex Willian Cordeiro Afonso

FIRJAN - SENAI

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Softwares, Pós graduação em Engenharia de Software, Pos Graduando em Negócios e Gestão de Pessoas


Alan do Nascimento Santos

Diretor de Relacionamento e Negócios - DataPrev

Alan do Nascimento Santos, Diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev desde Agosto/2020, atua na Dataprev desde 2015 e é servidor de carreira do INSS desde 1995. Participou de diversos projetos de modernização do Estado e Transformação Digital, tais como o Novo Modelo de Gestão do INSS, SIRC, eSocial, e-Consignado, Meu INSS, BEm e Auxílio Emergencial. É formado em História pela UNB, com MBA em Arquitetura Organizacional e Modelagem de Processos pela FGV.

Apresentação do Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura Municipal de Niterói exemplificando seu papel no fomento à utilização de geotecnologias pela administração pública bem como na garantia de transparência das informações ao público.


Luana da Fonseca Santos

Assessora Técnica em Geoprocessamento - Prefeitura Municipal de Niterói

Graduada em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense com especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - IBGE, iniciou sua trajetória profissional com SIG em 2015 e, desde 2020, integra a equipe do SIGeo atuando no planejamento, execução e revisão de projetos que envolvam a criação de aplicações web voltadas à apresentação de informações geográficas e à coleta de dados em campo.

A palestra fará uma introdução à Governança da Internet e o Papel do CGI.br. O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.


Tanara Lauschner

UFAM e Conselheira titular do Comitê Gestor da Internet

Tanara Lauschner - Professora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas desde 2002. Atua no movimento de Mulheres na Computação, é co-Fundadora do Movimento Cunhantã Digital e consultora do Programa Meninas Digitais, ex-diretora do Instituto de Computação da UFAM, conselheira titular do Comitê Gestor da Internet(CGI.br), da Associação do Polo Digital de Manaus, do Softex Brasil e conselheira suplente do Conselho de Administração do Nic.br. Coordenadora Geral do Projeto SUPER para Educação e Pesquisa em parceria com a Samsung. Diretora de Planejamento da Sociedade Brasileira de Computação e Coordenadora do Fórum da Internet no Brasil e do Program Youth do Cgi.br.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem fomentado, através do seu programa de Grupos de Trabalho (GTs), a pesquisa e desenvolvimento em TICs, em especial na área de Redes de Computadores e Serviços. Os processos de inovação, porém, vão além da pesquisa e desenvolvimento tradicionais realizados no ambiente acadêmico. Cientes da necessidade de tratar a inovação de modo complementar à pesquisa e desenvolvimento, a RNP passou a incorporar no programa de GTs a possibilidade de participação de startups no desenvolvimento de soluções. Nesta palestra, vamos revisiar o programa de GTs da RNP e discutir como a inovação e startups têm sido tratadas neste programa. Serão também mencionadas oportunidades para que a comunidade científica e startups possem em conjunto proporem projetos de PD&I à RNP.


Lisandro Zambenedetti Granville

Diretor Adjunto de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - RNP

Lisandro Zambenedetti Granville é professor titular e membro do grupo de Redes de Computadores do Instituto de Informática da UFRGS. Desenvolve pesquisa na área de gerenciamento de redes de computadores, atuando neste campo há mais de 20 anos. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), representante da comunidade científica e tecnológica no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br ) e diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC). Atualmente é diretor-adjunto de gestão de PD&I da Redes Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e membro do Comitê Assessor em Ciência da Computação (CC-CA) do CNPq.

O objetivo do painel é debater sobre as oportunidades e os desafios dos profissionais de TI na sociedade do futuro. Diante das transformações aceleradas que as empresas e as relações de trabalho passaram por conta da pandemia de covid-19 e das novas demandas que surgirão na sociedade do futuro, quais as características desejáveis dos novos profissionais de TI? Quais as competências técnicas e as soft skills que estes profissionais devem almejar? Quais demandas do mercado e da sociedade (principalmente a brasileira) irão influenciar na formação dos profissionais de TI? Qual a formação adequada para lidar com os desafios complexos e ainda desconhecidos, utilizando tecnologias que ainda não existem? 


Ruben Delgado

Painelista - Presidente da Softex

O atual presidente SOFTEX Nacional possui mestrado em marketing pela Universidade Internacional de Lisboa, MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), diploma de bacharel em engenharia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi professor em quatro universidades da Bahia e eleito melhor professor mais de 15 vezes. Ruben Delgado é, ou foi, conselheiro das mais importantes instituições ligadas à área de tecnologia do país, entre as quais Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/CATI); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Start-Up Brasil - Programa Nacional de Aceleração de Startups do MCTI; Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Concitec SECTI/Bahia) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Em 2014, Delgado assumiu assento no conselho do Virtual Educa, da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington – EUA, Delgado é acionista, anjo em diversas empresas de base tecnológica


Pedro Gomes

Painelista - CTO da CSP Tech

Meu nome é Pedro Gomes e sou CTO da CSP TECH. Tenho 34 anos, sou graduado em Sistemas de informação e possuo MBA em Gestão de Projetos. Iniciei a carreira como analista Jr. e passei por todos os níveis técnicos, me tornando Líder, antes de migrar para a área de gestão como gerente de projetos, posteriormente me tornando coordenador de TI, Gerente de TI, até chegar a posição de CTO. Durante a minha jornada, passei por empresas multinacionais e de grande porte a empresas de pequeno porte. Possuo grandes conhecimentos nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento, Agilidade, gestão de operações e produtos digitais.


Jair Cavalcanti Leite

Painelista - UFRN e Diretor de Relações Profissionais da SBC

Jair C Leite é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Software, Arquitetura de Software e Interação Humano-Computador atuando principalmente nos seguintes temas: design de software, linguagens de modelagem de software e avaliação de usabilidade. Foi pesquisador visitante na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, em 2004/2005 e na Universidade de Bretanha-Sul, na França, em 2013/2014. Ocupa o cargo de Diretor de Projetos do Instituto Metrópole Digital da UFRN e colabora com a Sociedade Brasileira de Computação, tendo sido membro da Comissão de Educação de 2013 a 2021 e é Diretor de Relações Profissionais desde julho de 2021.


Michelle Wangham

Moderadora - RNP/UNIVALI

Michelle Wangham é assessora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Diretora de Articulação com Empresas da Sociedade Brasileira de Computação.

Sobre o evento

O COMPUTEC aborda a área de Computação desde uma perspectiva da tecnologia e da inovação, defendendo o incremento da cooperação e da interação entre as universidades, as empresas, a sociedade e os diferentes níveis e esferas de governo. Esta reflexão proposta pelo COMPUTEC está inserida em um contexto nacional de forte prioridade das agências de fomento governamentais para a área de inovação e transferência de tecnologia, estimulando a ampliação da cooperação entre as universidades, as empresas, a sociedade e o governo. Neste sentido, o COMPUTEC está organizado de forma a identificar e analisar grandes e importantes desafios e oportunidades em inovação e desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de Computação, no contexto da Hélice Tripla. Ao propiciar esta reflexão e discussão, com destacados representantes da academia, das empresas, da sociedade e do governo, pretende-se contribuir consideravelmente para o avanço da Computação no Brasil. No COMPUTEC as ideias são apresentadas e discutidas por meio de painéis e palestras que abordam os temas propostos em diversos aspectos tais como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, transferência auto-sustentada para a sociedade, pesquisa aplicada, oportunidades e desafios e programas governamentais na área de inovação. Logo, os pronunciamentos de representantes dos setores público e privado, abordando políticas públicas, estratégias de desenvolvimento, visões de mercado e perspectivas futuras, deverão trazer à discussão temas extremamente relevantes àqueles que estão prospectando novas oportunidades e buscando preparar-se para um melhor entendimento dos desafios para os diversos atores públicos e privados envolvidos, nas áreas acadêmicas (docentes, pesquisadores e estudantes), empresarias e governamentais.

Organização

Coordenação

Rodrigo Salvador Monteiro (UFF)
salvador@ic.uff.br

Michelle Wangham (UNIVALI)
wangham@univali.br

About the
Exhibz Conference

 

Great Speakers

How you transform your business as technology, consumer, habits industry dynamic

Networking

How you transform your business as technology, consumer, habits industry dynamic

New People

How you transform your business as technology, consumer, habits industry dynamic

Have Fun

How you transform your business as technology, consumer, habits industry dynamic

festival Outcomes Learn new things and connect people

Let your kids enjoy the dozens of games and activities at the Food Fest including the Bubble Bus, Petting Zoo, Face Painting, Balloon Making, and much more!

Meet our 2020 Keynote Speakers

 
+
Our Visionary Speakers
International Sponsors
+
Workshops We offer
+
Event Participants

Our Sponsors

 

Platinum Sponsors

Gold Sponsors

Get Direction to the Conference Hall