CQ Curso de Qualidade no Ensino da Computação

curva-2022

Programação

Serão abordados as Concepções, Diretrizes e Princípios da Curricularização da Extensão com foco nos desafios e avanços da inserção curricular da extensão, considerando as experiências alcançadas.

Considerações sobre a contribuição das atividades de extensão na formação do profissional da área da computação e apresentação de ideias e estratégias para incluir a prática extensionista no currículo dos cursos.

Almanaque para Popularização de Ciência da Computação
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (UNIRIO)
Programa Meninas Digitais
Renata Viegas de Figueiredo (UFPB)
OBI - Olimpíada Brasileira de Informática
Ricardo Anido (UNICAMP)
Desenvolvimento de projetos de extensão no Laboratório de Práticas em Engenharia de Software
Vítor E. Silva Souza (UFES)

Sobre o evento

O Curso de Qualidade no Ensino da Computação é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC com o objetivo de discutir temas relacionados a Currículo e Processos Formativos na Área da Computação; Diretrizes e Referenciais Curriculares; Projetos Pedagógicos de Curso; Processo e Metodologias de Ensino e Aprendizagem; Tecnologias Educacionais, entre outros. 

A 23ª edição do Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ 2022) será realizada como parte do 42o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2022), que ocorrerá na cidade de Niterói/RJ. A programação do evento possibilita que os participantes do CQ possam participar também do 30º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2022) e dos demais eventos satélites do CSBC 2022, podendo interagir por mais tempo com seus pares e proporcionando maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação.

Durante o CQ 2022 serão abordados temas sobre a Curricularização da Extensão nos cursos da área de Computação e Informática, destacando a Política Nacional de Extensão Universitária (concepções, diretrizes e princípios), considerações sobre a contribuição das atividades de extensão na formação do profissional e apresentação de ideias e estratégias para incluir a prática extensionista no currículo dos cursos.

Público alvo

O público alvo do evento  compreende  diretores, coordenadores, professores, tutores, pesquisadores e profissionais envolvidos com a formação na Área da Computação.

Organização

Coordenação Geral:

Ronaldo Celso Messias Correia (UNESP) – ronaldo.correia@unesp.br
Maristela Holanda (UNB) –  mholanda@unb.br

Coordenação  Local:

Simone Martins (UFF) – simone@ic.uff.br