CQEB Curso de Qualidade em Ensino de Computação na Educação Básica

curva-2022

Programação

Será abordado o que é Computação e sua organização nos eixos temáticos Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital, com foco em competências e habilidades definidas nas “Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC”.

Professores e gestores compartilharão experiências e desafios concernentes à implementação da Computação no currículo escolar, em diálogo com as “Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC”.

Teremos 4 oficinas com estações plugadas e desplugadas - em cada uma delas, os participantes terão a oportunidade de interagir com recursos didáticos de Computação, refletindo sobre como cada um deles pode dar suporte a competências e habilidades previstas nas “Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC”.” As oficinas serão:

  • Oficina de Arduino com componentes físicos e simuladores
  • Oficina de Scratch plugado e desplugado
  • Oficina de Robótica Educacional com Kits educacionais e plataforma de programação
  • Oficina de Computação Educacional com sucatas e atividades desplugadas

Serão fomentadas discussões e partilhas de experiências na formação de professores de Computação para atuação nas escolas em consonância com as “Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC” e as resoluções de formação de professores vigentes.

Sobre o evento

Computação é essencial na formação do cidadão do século XXI e, portanto, deve fazer parte dos currículos de todas as escolas do Brasil. Nesse contexto, o Curso de Qualidade em Ensino de Computação na Educação Básica (CQEB), realizado pela SBC através de sua Diretoria de Ensino de Computação na Educação Básica, tem como objetivo discutir sobre temas relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de Computação (e não apenas tecnologias) na Educação Básica.


A edição do CQEB será realizada como parte do XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2022), que ocorrerá na cidade de Niterói/RJ.

Público alvo

O público-alvo do evento compreende a comunidade escolar e acadêmica, representadas principalmente pela gestão escolar, coordenação pedagógica, docentes em formação e em serviço na Educação Básica.

Objetivos

  • Identificar competências, objetos de conhecimento e habilidades de Computação para a Educação Básica;
  • Analisar como a Computação pode ser inserida nos projetos pedagógicos das escolas;
  • Identificar e interagir com recursos didáticos que podem ser usados nos processos de ensino e aprendizagem de Computação na Educação Básica;
  • Discutir e refletir sobre a formação inicial e continuada de professores de Computação para a Educação Básica.

Inscrição

A inscrição no CQEB pode ocorrer de duas formas:

  • Junto com de participação no CSBC 2022 com o pagamento de taxa adicional;
  • Exclusivamente no CQEB sem direito à  participação nas demais atividades no CSBC 2022.


Consulte as categorias e valores em INSCRIÇÕES e garanta a sua!

Organização

Coordenação Geral: 

Rozelma Soares de França (UFRPE) – rozelma.franca@ufrpe.br

Coordenação  Local: 

Luemy Avila (Secretaria de Educação de Macaé) – luemyavila@gmail.com

Contato

rozelma.franca@ufrpe.br