JAI 41ª Jornada de Atualização em Informática

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Programação

Nos últimos anos, uma grande quantidade de dados textuais está sendo gerada a todo instante dentro e fora da Web. Muitas vezes, usuários não conseguem extrair valor de toda essa quantidade de informação disponível em diversas fontes e formatos. Este capítulo apresenta como técnicas de Aprendizagem Profunda podem ser utilizadas na resolução de tarefas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como classificação e sumarização de textos, visando o benefício do poder computacional disponível atualmente e da baixa necessidade de engenharia de features na utilização destes modelos. Inicialmente, são apresentados alguns conceitos importantes sobre PLN e Aprendizagem Profunda. Em seguida, diferentes técnicas de pré-processamento e representação textuais são explicadas a fim de serem usadas como entrada em modelos de Aprendizagem Profunda. Por fim, é mostrado como aplicar os conhecimentos adquiridos em aplicações reais de PLN.

Projetos de PD&I com colaboração entre organizações de pesquisa e a indústria, requerem técnicas de gerenciamento de projetos que acompanhem a evolução das atividades de pesquisa e o quanto estas atividades estão atendendo às necessidades de inovação do mercado. O setor produtivo, em contextos e situações competitivas totalmente diferentes, já incorporaram estratégias ágeis em seus processos de desenvolvimento. Contudo, organizações científicas ainda permanecem em suas antigas formas de trabalhar, seguindo protocolos de pesquisa, com pouca atenção para os desafios colaborativos envolvidos nos seus processos.   Estudos recentes avaliam como a aplicação de estratégias ágeis contribui para a gestão colaborativa e coordenação de tarefas em processos de pesquisa científica.  Neste sentido, apresentaremos os principais desafios, conceitos, relatos e estudos de caso da adoção de estratégias ágeis, em particular o framework Scrum, em pesquisa científica voltada para produção de inovação tecnológica.

Diversos desafios de cunho ambiental, econômico e social têm sido identificados atualmente, necessitando de abordagens sustentáveis que possibilitem a preservação do ecossistema e promovam o bem-estar atual e futuro da sociedade. Diante desse cenário, a proposta de economia circular tem sido considerada como um recurso potencial para se alcançar tais objetivos, gerando mudanças na produção e no consumo de produtos, a partir de modelos de negócios baseados em princípios de ecodesign, redução, recuperação, reuso e reciclagem de produtos. Entretanto, identifica-se que tais modelos de negócios devem ser apoiados por soluções orientadas a dados e tecnologias digitais para serem escaláveis, facilitarem a colaboração e promoverem maior conscientização. Dessa forma, esse minicurso tem como principal objetivo mostrar como big data e as tecnologias digitais, tais como internet das coisas, computação em nuvem e blockchain, desempenham um papel chave na transição para a economia circular, identificando-se características dessas soluções e como essas atendem às necessidades de modelos de negócio no contexto de economia circular, podendo assim contribuir para os desafios atuais de sustentabilidade.

Polarizações, guerras e riscos de censuras arbitrárias são consequências da centralização da decisão nas mãos de poucos. A tecnologia existe para resolver necessidades humanas, como a liberdade civil. Neste sentido, a web 3.0 busca na descentralização a neutralização de ações arbitrárias. Dentro desta perspectiva, este trabalho propõe expor uma das tecnologias mais promissoras - o Cartesi Rollups - capaz de alçar a tecnologia Blockchain ao status de padrão das aplicações na internet do futuro, minimizando suas limitações de escalabilidade. Também serão expostos exemplos práticos de como desenvolver e implementar tais aplicações descentralizadas.

Sobre o evento

A Jornada de Atualização em Informática (JAI) é um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de computação do Brasil. Sua 41ª versão ocorrerá em Niterói, de 31 de julho a 5 de agosto de 2022 como parte do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

A JAI compreende cursos ministrados por pesquisadores sêniores da nossa comunidade, oferecendo uma oportunidade para atualização de acadêmicos e profissionais de Informática em temas atuais, interagindo com líderes das mais diversas áreas de pesquisa no Brasil.

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Seleção e Submissão

O processo de seleção será composto de duas etapas. Na primeira, serão selecionados os cursos a partir das propostas apresentadas. Na segunda etapa, serão avaliados os textos completos dos cursos em um segundo processo de seleção, no qual serão aprovados os textos cuja qualidade seja considerada adequada pelo comitê de avaliação. 

Primeira etapa – avaliação da proposta 

Critérios de seleção das propostas

A seleção inicial das propostas será feita com base em um processo classificatório, com avaliação e discussão das propostas pelo comitê de avaliação. Os seguintes critérios de seleção serão considerados com igual relevância:

  • competência demonstrada do(s) proponente(s) na área do curso;
  • qualidade da proposta;
  • importância, maturidade e abrangência do tema proposto, refletindo uma visão ampla de algum tópico da área de computação;
  • curriculum vitae do(s) proponente(s);
  • distribuição dos assuntos tratados nas propostas nas várias áreas da computação;
  • aderência às instruções desta chamada.

Formato da proposta

Docentes e pesquisadores interessados devem submeter suas propostas pelo sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/jai2022). Cada proposta de curso deve ser elaborada em português, de acordo com o modelo para publicação de artigos da SBC, deve estar contida em um único arquivo em formato PDF e seguir rigorosamente a estrutura abaixo. Caso contrário, a proposta será rejeitada sem ser analisada.

  1. Dados de identificação (uma página)
  • título do curso;
  • autor(es) (instituição de origem, endereço, telefone, e-mail);
  • nome do apresentador do curso (se houver mais de um autor).
  1. Resumos em português e em inglês, com até 200 palavras cada (uma página).
  2. Dados gerais (uma página)
  • objetivos do curso e tratamento dado ao tema, por exemplo: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento em aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades;
  • perfil desejado dos participantes;
  • infraestrutura física necessária para a apresentação, por exemplo: computador com projetor, sistema de som, equipamentos especiais, acesso à Internet etc.
  1. Estrutura detalhada do texto completo do curso (oito a dez páginas)
  • o texto completo do curso deverá ter de 40 a 50 páginas (no formato SBC) e ser composto de seções e subseções;
  • na proposta, para cada seção e subseção do texto completo deverá haver uma descrição precisa do seu conteúdo proposto, de maneira que seja possível avaliar o texto final.
  1. Bibliografia utilizada na preparação do curso (no máximo uma página).
  2. Curriculum vitae resumido do(s) autor(es) (no máximo uma página para cada autor), incluindo uma seleção de publicações e/ou projetos considerados relevantes para a proposta.

 
Importante

Na elaboração da proposta devem ser considerados os seguintes aspectos:

  • A JAI compreende cursos voltados a apresentar novas técnicas que representam tendências da área de computação, mas que muitos alunos e profissionais não teriam oportunidade de cursar nas suas instituições de origem. Assim, o curso não deve refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta. Não serão aceitas propostas voltadas à divulgação de resultados de teses, dissertações, projetos de pesquisa, manuais de sistemas, entre outros.
  • Caso a proposta seja apresentada por um conjunto de autores, espera-se que o pesquisador mais experiente seja o apresentador principal do curso e esteja presente na sala do curso durante todo o período; eventualmente, partes do curso podem ser apresentadas por coautores desde que isso tenha como objetivo maximizar a qualidade da apresentação e do aprendizado dos participantes inscritos. Neste caso, deverá ser indicado, no momento da submissão da proposta, o nome do pesquisador que ministrará a maior parte do curso.
  • Serão cobertas despesas de viagem e de estada apenas para UM instrutor de cada curso selecionado.
  • Informações sobre as apresentações serão dadas mais adiante.

 
Segunda etapa – avaliação do texto completo

Os autores das propostas selecionadas deverão preparar um texto completo em português de no mínimo 40 e no máximo 50 páginas com o material didático do seu curso para ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final da JAI. O texto será publicado como capítulo do livro digital (da série Jornada de Atualização em Informática) a ser publicado e distribuído sob uma licença Creative Commons na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC. O livro receberá ISBN e todos os capítulos serão indexados com DOI.

Critérios de avaliação

O texto completo do curso será revisto pelos editores e por outros membros convidados, em função das áreas cobertas e dos proponentes. Os critérios de revisão dos textos incluirão:

  • aderência à proposta inicial;
  • correção técnica do texto;
  • qualidade da escrita;
  • estrutura do texto;
  • aderência às instruções sobre a formatação do texto;
  • qualidade das figuras, tabelas, equações, entre outros.

O comitê se reserva o direito de rejeitar textos que apresentem problemas relacionados a esses critérios que sejam inviáveis de serem corrigidos em tempo hábil.

Formatação

Os textos completos serão aceitos somente se produzidos utilizando LaTeX, Word ou LibreOffice. O formato exato para a entrega desses textos será divulgado oportunamente aos autores cujas propostas iniciais forem aceitas. Os autores deverão incluir todo o material necessário para que se possa gerar a versão final do texto. Após a primeira revisão, os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar o texto final após a recepção das avaliações dos revisores, na data estabelecida.

Para a publicação do livro digital, poderá haver alguma revisão adicional; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões no prazo máximo de 03 (três dias). Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento autorizando a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) a publicar o texto sob uma licença Creative Commons. O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores poderá acarretar a exclusão da proposta do programa da JAI 2022.

Datas importantes

1ª Etapa
  • 15/03 31/03 10/04 (final): Submissão das propostas
  • 15/04 30/04: Resultado da avaliação das propostas
2ª Etapa
  • 15/05 25/05: Submissão do texto completo do curso
  • 26/05 05/06: Resultado da avaliação do texto do curso
  • 30/06: Registro dos Autores (inscrição)
  • 30/06: Submissão da versão definitiva

Inscrição, apresentação e publicação

A inscrição pagante de, no mínimo, um autor do artigo como inscrição completa é obrigatória para publicação do trabalho. Autores com mais de um artigo aprovado, em qualquer evento do CSBC, podem realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “taxa de publicação extra” por artigo adicional. Maiores detalhes a respeito dos valores e formas de pagamento serão divulgadas na página de inscrição do CSBC 2022.

As versões finais dos capítulos aceitos serão disponibilizadas online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, como um livro da série Jornada de Atualização em Informática (JAI). O livro receberá ISBN e todos os capítulos serão indexados com DOI.

Organização

Coordenação Geral

Eliana Silva de Almeida (Universidade Federal de Alagoas)
Flávia Maria Santoro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Instituto de Tecnologia e Liderança)

Coordenação Local

Célio Albuquerque (IC/UFF)

Comitê de Programa

Aline Andrade – Universidade Federal da Bahia
Alirio Sá – Universidade Federal da Bahia
Bruno Lopes – Universidade Federal Fluminense
Claudia Cappelli – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Claudia Motta – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Daniel Batista – Universidade do Estado de São Paulo
Daniel Avila Vecchiato – Universidade Federal do Mato Grosso
Fabíola Guerra Nakamura – Universidade Federal do Amazonas
Flávio Assis – Universidade Federal da Bahia
Márcio Castro – Federal University of Santa Catarina
Márcio Cornélio – Universidade Federal de Pernambuco
Rita Suzana Pitangueira Maciel – Universidade Federal da Bahia
Thais Vasconcelos Batista – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Vera Werneck – Universidade do Estado do Rio de Janeiro