Reunião com Representantes de Órgãos de Fomento Reunião da comunidade de Computação com representantes do CNPQ, CAPES e outros órgãos de fomento

curva-2022

Programação


Alexandre Guilherme Motta Sarmento

Painelista - Coordenador técnico da COAPD/CNPq

Sociólogo com graduação pela Universidade de Brasília; Especialização e Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade; é Doutor em Educação em Ciência pela Universidade Federal de Santa Maria. Fez Pós-doutorado no PPG em Ciências da Computação da Universidade Estadual de Maringá (Manna Pesquisa, Ensino e Inovação). É Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, onde é o Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicações em TICs; Professor e Pesquisador no PPG em Educação e Ciências da UFRGS e Diretor de Relações Institucionais da SBMicro.


Philippe Navaux

Painelista - UFRGS / CA CNPq

Philippe O. A. Navaux é Professor Titular aposentado do Instituto de Informática da UFRGS, onde foi Diretor e Pró-Reitor de Pós-graduação. Doutor em computação pelo INPG, Grenoble, França (1979). Pesquisador em Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho, HPC. Orientou cerca de 100 mestrados e doutorados, publicou mais de 400 artigos em periódicos e conferências. Líder do GPPD, Grupo de Processamento Paralelo e Distribuído, com diversos projetos de pesquisa de agências Finep, RNP, CNPq, Capes, e de Cooperação Internacional com grupos da França, Alemanha, Espanha e USA. Projetos com HP, DELL, Altus, Itautec, Microsoft, Intel e Petrobras. Pesquisador nível 1B do CNPq. Foi coordenador do Comitê da Computação da Capes e do CNPq, membro do Conselho da Fapergs. membro do CATI/ MCTI e do Conselho do LNCC. Atualmente é membro do comitê gestor do Santos Dumont, LNCC, e conselheiro do CIEE-RS.


Paulo Roberto Freire Cunha

Painelista - UFPE / CA CAPES

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), Doutorado em Ciência da Computação - University of Waterloo, Canadá (1981) e Pós-Doutorado pelo INRIA, França (1990-1991). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, desde 1992; Consultor, Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incluindo a Coordenação do CA-CC de 2001 a 2003; Consultor da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD); Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1982 ocupando vários cargos na sua Diretoria e no seu Conselho; e Consultor, Assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco de 1995 a 2003, Vice-Reitor Substituto da Universidade Federal de Pernambuco de 2010 a 2014 e Diretor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco de 2005 a 2013. É também Associado Fundador, desde 1996, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e foi Diretor Presidente Adjunto do CESAR de 1996 a 1999. Tem extensa experiência Acadêmica e Científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador, da Presidência da República em 2008 e Medalha Comemorativa dos 70 anos da UFPE pelos relevantes serviços prestados a esta instituição em 2018. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por dois mandatos consecutivos (2011-2013, 2013-2015). Em fevereiro de 2014 assumiu a Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Desde abril de 2018 foi designado Coordenador da Área de Ciência da Computação da CAPES. Em maio de 2020, foi indicado como membro efetivo da Academia Pernambucana de Ciências (APC).


Avelino Francisco Zorzo

Painelista - PUCRS / CA CAPES

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Professor titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da CAPES/MEC, membro do conselho da SBC, avaliador de condições de ensino do Ministério da Educação, consultor ad hoc do CNPq, CAPES e da FAPERGS. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986-1989), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990-1994), doutorado em Ciência da Computação pela University of Newcastle Upon Tyne (1995-1999) e pós-doutorado na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University (2012-2013).


Nelson Simões da Silva

Painelista - Diretor-geral da RNP

Nelson Simões é engenheiro de computação formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília. Atua como diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP-OS). Seus temas de interesse são redes comunitárias, infraestrutura de pesquisa, organizações e políticas públicas. Mais informações podem ser obtidas em http://lattes.cnpq.br/1162226432545988


Raimundo José de Araújo Macêdo

Moderador - UFBA / Presidente da SBC

Professor Titular DCI/IC/UFBA. Formação em computação: graduação na Universidade Federal da Bahia - UFBA (1982), mestrado na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1986) e doutorado na University of Newcastle Upon Tyne, Inglaterra (1994). Fundador, em 1995, e atual coordenador, do Laboratório de Sistemas Distribuídos - LaSiD da UFBA. Foi proponente e coordenador de três programas de pós-graduação pela UFBA: sistemas distribuídos, ciência da computação e mecatrônica. Pesquisador visitante no IRISA/França (1997, 2000, 2002 e 2011) e Universidade de Lisboa/Portugal (2008). Membro do “board” da IFIP de 2015 a 2021 e do comitê diretivo do CLEI (2011-2016). Foi membro do Conselho Universitário Matriz e Pró-Reitor de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-1017). É o Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), eleito em 2019 (biênio 2019-2021), re-eleito em 2021 (biênio 2021-2023).

Sobre o evento

A reunião CAPES/CNPq é um evento tradicional do CSBC, onde representantes dos dois principais órgãos de fomento nacionais se encontram com a comunidade para apresentar informações relevantes e responder questionamentos. Dentre os assuntos, são discutidos detalhes sobre o processo de avaliação de programas de pós-graduação, indicadores dos programas de pós-graduação, investimentos e mecanismos de fomento a pesquisa e inovação, estatísticas sobre a demanda de fomento, recomendações para a comunidade e metas para a área de computação nos próximos anos.

Nesta edição, pretendemos ampliar o escopo da reunião e incluir, além dos representantes da CAPES e do CNPq, representantes de outros órgãos de fomento. Com esse novo escopo, ampliaremos as discussões tradicionais incluindo oportunidades de parceria entre academia e indústria e financiamento a inovação.

Neste ano, a reunião se dividirá em dois momentos complementares. Num primeiro momento, os representantes dos órgãos de fomento comporão um painel para discutir “os desafios e as oportunidades de pesquisa e inovação no pós-pandemia”, assim como apresentar os informes tradicionais dos órgãos de fomento. Após as apresentações de cada representante, abriremos as discussões para a comunidade. Será uma ótima oportunidade para obter orientações de como elaborar melhor seu próximo projeto de pesquisa, como estabelecer parcerias entre a academia e a indústria e como preparar o programa de pós-graduação para a sua próxima avaliação quadrienal

Datas Importantes

  • Data do evento: Terça-feira, 2 de agosto
          Horário: 9:00 às 12:30h
          Local: Auditório do Instituto de Computação

Organização

Organizadores gerais:

Profa. Itana Maria de Souza Gimenes – UEM
Prof. Raimundo José de Araújo Macêdo – UFBA

Organizador local:

Prof. Leonardo Gresta Paulino Murta – UFF

Contato

itana@din.uem.br

macedo@ufba.br

leomurta@ic.uff.br