SECOMU Seminário de Computação na Universidade

curva-2022

Programação



Ana Carolina da Hora (Nina da Hora)

Painelista - PUCRio

Nina da Hora é Cientista da Computação em construção pela PUCRio . Diretora executiva Instituto de Pesquisa da Hora, Colunista do MITTechReviewBrasil e Canal Futura, Membro do Conselhoo de segurança do TikTok Brasil e do conselho de transparência do TSE, Pesquisadora no projeto Cyberbrics CTS/FGV e Head Responsible Tech Thoughtworks.


Dora Kaufman

Painelista - PUCSP

Dora Kaufman é Professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP. Possui dois pós-doutorados, pela COPPE-UFRJ e pelo TIDD PUCSP. Doutora em mídias digitais pela ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Autora de vários livros, entre eles “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” e “Desmistificando a Inteligência Artificial”. Colunista da Época Negócios.


Wagner Meira

Painelista - UFMG

Wagner Meira Jr. é professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Wagner é PhD em Ciência da Computação pela University of Rochester (1997), além de mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993 e 1990, respectivamente). Atualmente Wagner é pesquisador em produtividade do CNPq (nível 1B), sub-coordenador do INCT-Cyber - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada e pesquisador principal do CIIA-Saúde - Centro de Inovação em Inteligência Artificial para Saúde. Publicou mais de três centenas de artigos em periódicos e conferências de impacto e é co-autor dos livros Data Mining and Analysis - Fundamental Concepts and Algorithms (2014) e Data Mining and Machine Learning - Fundamental Concepts and Algorithms (2020), publicados pela Cambridge University Press. Seus interesses de pesquisa são em sistemas paralelos e distribuídos, em particular na sua escalabilidade e eficiência, variando de sistemas massivamente paralelos a plataformas baseadas na Internet, e em algoritmos de mineração de dados, sua paralelização e aplicação em áreas como ciência de dados, recuperação de informação, cibersegurança e saúde.


Adenilso Simao

Moderador - USP

É Professor Titular da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1997), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherche Informatique de Montreal (2008-2010). Desde 2004 é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, métodos formais e linguagens de programação. Foi Membro do Conselho da SBC. É membro do Comissão de Educação da SBC.



Fabro Steibel

Painelista - ITS Rio

Pós-doc, alumni do Berkman Klein Center na Universidade de Harvard. Foi membro do Future Global Council do WEF, doutor pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, e passagens pela Universidade da Califórnia San Diego e Universidade das Nações Unidas (China). É membro do conselho editorial da MIT Sloan Review Brasil, e diretor executivo do ITS Rio.


Virgílio Almeida

Painelista - UFMG

Virgílio Almeida fez a graduação em engenharia elétrica na UFMG, o mestrado em ciência da computação na PUC-Rio de Janeiro e o doutorado em computação na Universidade de Vanderbilt nos EUA. É Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador 1A do CNPq; membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e Academia Nacional de Engenharia (ANE); professor Associado ao ``Berkman Klein Center’’ na Universidade de Harvard. Foi professor visitante na Escola de Engenharia na Universidade de Harvard, onde ocupou a Cátedra CAPES-HARVARD durante o período 2016-2017; Secretário Nacional de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2015); coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil e responsável pela conferência ``Netmundial’’, que em 2014 discutiu as novas bases globais da governança da Internet e onde foi sancionada a Lei do Marco Civil da Internet.


João Falcão

Painelista - CIn/UFPE

João Falcão é mestre pela Harvard Law School e pela FGV Direito-Rio. Doutorando em Ciência da Computação no CIn/UFPE, sob a batuta dos Professores Silvio Meira e Geber Ramalho. É sócio fundador, investidor e advisor de startups, dentre elas Winnin Co e Neemu S/A (esta comprada pela Linx). Trabalhou no escritório de advocacia BM&A. Foi Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, em Recife-PE. Atuou como gestor municipal de Arts & Science em Olinda-PE, sua cidade natal. Para mais informações, acesse: https://www.joaofalcao.com.br.


Patricia Toledo de Campos Mello

Painelista - Folha de S.Paulo

Patricia Campos Mello é repórter especial da Folha de S.Paulo e pesquisadora associada na Universidade Columbia, onde pesquisa desinformação eleitoral. Foi vencedora dos prêmios Maria Moors Cabot, prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa, prêmio internacional do Rei da Espanha. É autora do best-seller "Máquina do Ódio", sobre campanhas de desinformação e ataques à liberdade de imprensa no Brasil, Estados Unidos e Índia. É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado pela New York University.


Raimundo Macêdo

Moderador - Presidente da SBC - UFBA

​​Raimundo Macêdo é Professor Titular DCI/IC/UFBA. Formação em computação: graduação na Universidade Federal da Bahia - UFBA (1982), mestrado na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1986) e doutorado na University of Newcastle Upon Tyne, Inglaterra (1994). Fundador, e atual coordenador, do Laboratório de Sistemas Distribuídos - LaSiD da UFBA em 1995. Coordenador e proponente de três programas de pós-graduação pela UFBA: sistemas distribuídos, ciência da computação e mecatrônica. Pesquisador visitante no IRISA/França (1997, 2000, 2002 e 2011) e Universidade de Lisboa/Portugal (2008). Membro do “board” da IFIP de 2015 a 2021 e do comitê diretivo do CLEI (2011-2016). Membro do Conselho Universitário Matriz e Pró-Reitor de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-1017). É o Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), eleito em 2019 (biênio 2019-2021), re-eleito em 2021 (biênio 2021-2023).



Gilberto Lacerda Santos

Painelista - UnB

Gilberto Lacerda Santos é professor titular da área de Tecnologias na Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem graduação em Matemática (UnB, 1986), Especialização em Análise de Sistemas (Universidade Católica de Brasília, 1989), Mestrado em Tecnologia Educativa (Universidade Laval, Canadá, 1991), Ph.D. em Educação - Informática Educativa (Universidade Laval, Canadá, 1995), Doutorado em Sociologia da Ciência e da Tecnologia (Universidade de Brasília, 2001). Coordena, desde 1995, o Laboratório Ábaco, com especial foco em engenharia de mídias educativas.


Cristina Maria Carvalho Delou

Painelista - UFF

Psicóloga; Doutora em Educação; Professora Aposentada da Faculdade de Educação e Docente em cursos de Pós-Graduação stricto-sensu, mestrado e doutorado, nas áreas da Diversidade, Ciências, Tecnologia, Biotecnologia, Biociências, Saúde e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Instituto Oswaldo Cruz; Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF); Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Semesp/MEC; Presidente do ConBraSD (2011-2012).


Guilherme Cintra

Painelista - Sec. de Educação do Município do Rio de Janeiro - SME/RJ

Guilherme Cintra é Coordenador de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro. Formado em Economia pela PUC-RJ, começou a trabalhar com educação aos 18 anos, dando aula de matemática para jovens de comunidades próximas à sua universidade. Apaixonou-se pelo tema e após estagiar em outros fundos de investimento, encontrou o Gera, que à época era 100% focado em educação. Viria a tornar-se sócio do fundo. Após a criação da Eleva Educação, assumiu a direção de uma unidade escolar do grupo. Posteriormente tocou uma rede de escolas da Eleva. Antes de ir trabalhar no setor público foi co-fundador e líder de estratégia do Pátio, área de Novos Negócios da Eleva. Hoje usa as habilidades aprendidas na gestão de escolas e sala de aula junto do que pesquisa desde a época do Gera sobre o futuro da Tecnologia Educacional para desenvolver projetos e tecnologias que ajudam milhares de alunos em escolas do Rio de Janeiro a evoluírem todos os dias.


Leila Ribeiro

Painelista - UFRGS

É professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação (1988) e mestrado em Ciências da Computação (1991) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).


Claudia L R Motta

Moderadora - UFRJ

​​Claudia Motta possui graduação em Ciência da Computação, mestrado em Inteligência Artificial (1989) e doutorado em Engenharia de Software (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Foi Coordenadora do Núcleo de Computação Eletrônica (2009 a 2011) e Diretora do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011 a 2015). Foi diretora de planejamento e projetos estratégicos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de 2013 a 2019 quando foram criados: a CHANCELA DA SBC, o SELO DE INOVAÇÃO e o PRÊMIO TËRCIO PACITTI. Faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática, Educação e Sociedade e Sistemas Complexos Adaptativos. Foi da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC (2020). É co-Fundadora do SuPyGirls - o empoderamento femininos através das tecnologias.

Sobre o evento

O SECOMU – Seminário de Computação na Universidade – é um dos eventos mais importantes da comunidade SBC desde sua criação, em 1971. Durante o CSBC 2022 será realizada a sua 52ª edição, a qual reunirá a comunidade acadêmica de Computação do Brasil para discutir temas de interesse nacional.

Ao longo dos anos, os painéis do SECOMU ajudaram a comunidade a consolidar suas posições políticas em temas de grande relevância, contribuindo com soluções e estratégias para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, com foco na Computação.

O SECOMU é estruturado em torno de painéis que tratam de temáticas do quadro político-científico-educacional no Brasil. Os participantes desses painéis são personalidades acadêmicas, representantes de agências de fomento, membros da indústria e da sociedade em geral.

Organização

Organizadores Gerais:

Prof. Avelino Francisco Zorzo – PUCRS
Profa. Claudia Lage Rebello da Motta – UFRJ

Apoio local:

Profa. Débora Christina Muchaluat Saade – UFF

Programação

A programação do SECOMU 2022 é constituída por 3 painéis e por uma sessão especial dedicada à Assembleia Geral da SBC.

Contato

avelino.zorzo@pucrs.br

claudiam@nce.ufrj.br

debora@ic.uff.br