WCGE 10º Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico

curva-2022

Programação

Usando redes complexas na identificacão de empresas fraudulentas em licitações públicas
Bruno Figueirêdo, Gardenya Felix, Ane Pereira, Yuran Vita, João Gimaque, Marcos Damasceno
Caracterização das Licitações Públicas no Estado do Rio de Janeiro: Diversidade, Licitantes Únicos e Redes
Rodrigo Luna, Daniel Figueiredo
Towards a Business Process Automation Office Model: Action Research in Higher Education Institution
Maurício Galimberti, Jean Hauck, José Eduardo De Lucca, Sérgio Peters
Mapeamento sistemático da literatura de relatos do uso do orçamento participativo na forma digital
Raffael Carvalho, Melise Paula

A apresentação contará a experiência de implementação e execução de ações de governo digital na Secretaria de Fazenda de Niterói. Por meio de projetos de inovação e tecnologia da informação, a secretaria vem passando por um processo de modernização cujo principal objetivo é tornar o órgão mais acessível à sociedade e com maior foco no cidadão.


Marilia Sorrini Peres Ortiz

Secretária de Fazenda - Prefeitura de Niterói

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduanda em Finanças Públicas e Auditoria (UFRJ), com curso executivo para líderes públicos na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia (NY). Atual Secretária de Fazenda de Niterói.


Luiz Otavio Ribeiro Monteiro Junior

Coordenador de inovação - Secretaria de Fazenda - Prefeitura de Niterói

Luiz é Bacharel em Relações Internacionais pela UFF e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança e da Defesa pela UFF. É gestor público da Prefeitura de Niterói desde 2018. Foi gerente do Setor de Transparência (2019 – 2020) e presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social (2019 – 2020). Atualmente é coordenador de inovação na Secretaria de Fazenda de Niterói.

Elicitação de requisitos de Sistemas e Design Thinking no âmbito público: Um estudo de caso na Universidade Federal de Lavras
Leticia Macedo, Renata Araujo, Fernando de Oliveira
Transparency promoted by process mining: an exploratory study in a public health product management process
Thais Rodrigues Neubauer, Renata Araujo, Sarajane Peres, Marcelo Fantinato
Sistema de Recomendação do Portal gov.br
Marcelo Pita, Rafael Odon de Alencar, Ronaldo Agra
Uma Análise Empírica dos Planejamentos Estratégicos das Capitais Brasileiras com Foco na Construção de Cidades Inteligentes
Matheus Cruz, Flavia Bernardini, Vanessa Nunes, Carlos Alberto Bastos
Chart Lab: Uma ferramenta para o design de visualizações de dados em linguagem simples
Rodrigo Oliveira, Claudia Cappelli, Jonice Oliveira
Data Lakes Lógicos Como Plataformas Para Dados Governamentais em Sociedades e Cidades Inteligentes
Geymerson Ramos, Danilo Fernandes, Jorge Coelho, Andre Aquino

Aplicação Combinada de Métodos Baseados em Árvores e Importância da Variável para Análise de Despesas de Campanhas Eleitorais
Alessandra Gomes
Sumarização de Denúncias: Proposta e Avaliação de Métodos de Geração de Resumos
Eduardo Paiva, Fernando Pereira, Nelson Ebecken
Um método para captura e compartilhamento de dados abertos educacionais via um processo ETL
Fabio Rodrigues, Cristiano Maciel
XVIA-MT: implantação de uma alternativa viável de integrar o Brasil
Sandro Luís Campos, Sócrates Barros, Rogério Nery, Diogo Tedesco, Cleberson Gomes, Washington Silva, Janine Ulrich, Paulo Macedo
Ferramenta de Visualização de Dados do Censo da Educação Superior do INEP
Guilherme Tomaselli Borchardt, Maria Teresa Santos, Luciana Frigo, Isabela Gasparini

Os desafios e impacto da transformação digital no Governo de MT

Sandro Luís Brandão Campos

Governo do Estado de Mato Grosso
Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas
Coordenador do Comitê Executivo de Transformação Digital de MT

Sandro é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela UFMT. Possui especialização nas áreas de Negócios Eletrônicos, Gestão Pública, Gestão Empresarial e Gestão de Marketing em Negócios. Atua desde 1997 na administração pública na área de tecnologia da informação. É empregado público na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação de Mato Grosso no cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Responsável por projetos inovadores no Governo de MT de grande impacto que renderam premiações e de referência no Estado. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas do Governo de Mato Grosso. É responsável pela gestão da transformação digital no governo sendo Coordenador do Comitê Executivo de Transformação Digital e Inovação. Faz parte do Grupo de Transformação Digital (GTD) representando o Estado de Mato Grosso.

Programa RJDIGITAL - A implementação do Governo Digital no Estado do Rio de Janeiro

Apresentação do RJDIGITAL, Programa desenvolvido pelo PRODERJ destinado a implementar o Governo Digital no Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. Seguindo a tendência nacional, o PRODERJ desenvolveu o Portal Integrado de Serviços Digitais - www.rj.gov.br - que facilita a experiência do cidadão no acesso aos serviços públicos prestados pelo Estado. O Programa ainda conta com mais dois pilares, o normativo que visa a regulamentação dos temas atinentes e o pilar de planejamento, cuja finalidade é definir e acompanhar os objetivos e metas do Programa.


Rodrigo Xavier

PRODERJ - Vice-Presidente de Governo Digital

Rodrigo Xavier é Vice-Presidente de Governo Digital do PRODERJ. Tem experiência em transformação digital, além de atuação em Centros Integrados de Comando e Controle, Centros de Atendimento de Emergências, Gestão de Segurança Digital, infraestrutura de TIC e Datacenter. Também atuou como Superintendente de Tecnologia da Informação do GSI-RJ (Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do RJ); Superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro; e Superintendente de Gestão de Recursos de TIC da Secretaria da Casa Civil e Governança do Rio de Janeiro.


Bruno Pereira da Cunha

Vice-presidente de Estratégia e Governança do PRODERJ

Bruno Pereira da Cunha é Vice-presidente de Estratégia e Governança do PRODERJ. Possui 48 anos, experiência de liderança em cargos públicos, com foco em planejamento estratégico, formação multidisciplinar e carreira desenvolvida na Marinha do Brasil.

Oportunidades e desafios na oferta de soluções digitais para o exercício da cidadania

Nos últimos anos, governos de todo o mundo têm investido fortemente na adoção de tecnologias para automatizar processos e digitalizar serviços públicos, na busca de uma relação cidadão-estado cada vez mais próxima e de tornar o estado cada vez mais eficiente. As soluções digitais desenvolvidas nesse contexto suportam processos que são necessários à garantia dos direitos fundamentais para o pleno exercício da cidadania. Esta palestra abordará as oportunidades e desafios que surgem na oferta de soluções digitais no âmbito do governo federal, com destaque para soluções que garantem os direitos sociais do cidadão brasileiro.

Carlos David Ribeiro Pasco

Dataprev - Arquiteto de Negócio e Soluções
no Departamento de Arquitetura

Carlos David Ribeiro Pasco é Bacharel em Ciência da Computação e Mestrando em Computação pela Universidade Federal Fluminense. Possui 16 anos de experiência em TI de governo, atuando nos últimos 8 anos na Dataprev, onde ocupa o cargo de Líder de Arquitetura de Negócio e Solução no Departamento de Arquitetura. É membro do Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (Data for Citizenship- D4Ctz) da Universidade Federal Fluminense e do Comitê Gestor do Grupo de Interesse em Computação em Governo Digital da Sociedade Brasileira de Computação. Tem atuado em pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial e Computação em Governo Digital.

Comparação de Desempenho entre Soluções de Interoperabilidade
João Marcelo Uchôa de Alencar, Regis Magalhães, Davi Romero Vasconcelos, Samir Chaves, João Victor Oliveira, Anderson Bessa, Emanuel Rodrigues
A Graph Knowledge-base for Auditing Human Resources Public Management
Fernando Pinto, Sergio Lifschitz, Edward Hermann Haeusler
Investigando chatbots governamentais: um panorama sobre a usabilidade dentro e fora do Brasil
Gabriely Oliveira Da Silva Batista, Mateus Monteiro, Luciana Salgado
Modelos de Aprendizagem de Máquina para Identificação de Mercadorias a partir da Descrição do Item na Nota Fiscal Eletrônica
Alisson Mendonça, Luciano Coutinho, Roberval Mariano
Inteligência artificial aplicada para o aumento da produtividade no atendimento de intimações
Pedro Nascimento, Marcus Vinícius Parreiras, Emerson Santos, Geraldo Xexéo, Eduardo Mangeli, Lincoln Costa, Izandro Metello, Antonio Vasconcellos
Interoperabilidade de Sistemas aplicados às Cidades Inteligentes: Um Estudo de Mapeamento Sistemático
Sara Andrade, Diodomiro Carcasi

Sobre o evento

O Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico é um fórum para apresentação e discussão de técnicas, metodologias, modelos e ferramentas de TICs para apoio a iniciativas de Governo Eletrônico.

Este workshop que vem crescendo muito e tem recebido cada vez mais trabalhos multidisciplinares, traz para a Sociedade Brasileira de Computação um olhar sociotécnico sobre a manipulação e uso de informações e sistemas governamentais. Isso se deve ao fato de que a computação está cada vez mais sendo utilizada para promover e escalar grandes ações de planejamento, análise, transformação e comunicação em todas as áreas de governo, em todas as instâncias, incluindo os poderes executivo, legislativo e judiciário, e em níveis municipal, estadual e federal. Além disso, leis como a LAI (Lei de Acesso à Informação), a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e, mais recentemente, a Lei do Governo Digital definem e direcionam o Governo para sua completa digitalização e orientação a uma transformação digital como caminho estratégico de melhoria contínua e inovação no serviço público.

Chamada de Trabalhos

Convidamos pesquisadores, alunos e profissionais a submeterem seus trabalhos para o 10º WCGE!

Estamos interessados em pesquisas e práticas que discutiam a viabilização de serviços eletrônicos à sociedade considerando desafios relacionados à infraestrutura, acessibilidade, educação digital, democracia digital, participação social, estrutura organizacional, governança, uso e economia de recursos, burocracia, legislação, cultura, lei de acesso à informação, segurança, lei geral de proteção de dados, entre outros.

Além disso, o tema principal desta edição do evento será “O Governo Digital no papel do empoderamento do cidadão” seguindo a linha do tema do CSBC 2021 que é “Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”. Este tema é extremamente relevante e amplia a discussão sobre o potencial que as estratégias de Transformação Digital podem alcançar indo além da digitalização de serviços.

O WCGE terá sessões técnicas, com apresentação de artigos completos e curtos, relatos práticos de organizações, uma palestra de convidado especialista sobre o tema e um painel de discussão entre convidados especialistas de diversos setores promovendo o debate do tema principal do evento sob diversas perspectivas.

Tópicos de interesse

Os tópicos de interesses compreendem mais não estão restritos a:

  • Fundamentos de governo eletrônico – teorias, padrões, métodos e frameworks
  • Gestão de processos públicos
  • Ciência de Dados para governo
  • Inteligência artificial aplicado ao setor público
  • Tecnologia de contabilidade distribuída / Blockchain e o setor público
  • A Internet das Coisas e o Setor Público
  • Acesso online público seguro, inclusão, privacidade e gerenciamento de identidade online
  • Proteção de dados e privacidade por design
  • Uso de mídia social para comunicações (G2B – Government to Business e G2C – Government to Citizens)
  • Crowdsourcing, crowdsensing e citizensourcing
  • Governos e governança inteligentes
  • Inovação aberta
  • Transparência pública
  • Segurança da informação pública
  • Preservação e memória digital
  • Design de soluções para o setor público
  • Dados abertos governamentais
  • Governança participativa
  • Coprodução de serviços públicos
  • Modelos e processos de participação social
  • Interoperabilidade no governo – padrões, métodos, ferramentas
  • Semântica e ontologias no âmbito governamental
  • Mídias sociais no governo
  • Arquitetura tecnológica para governo eletrônico
  • Sistemas de apoio à implementação de leis e regras
  • Gerenciamento e operação de infraestrutura de governo
  • Ecossistemas governamentais
  • Sistemas de informação colaborativos em governo
  • Educação para transparência e participação
  • Linguagem Simples / Linguagem Cidadã
  • Participação Eletrônica
  • Governos Inteligentes

Instruções para submissão

O WCGE 2021 aceitará trabalhos nas seguintes categorias:

  • Artigos completos: 10 a 12 páginas
  • Artigos curtos: 6 a 8 páginas
  • Relatos práticos de organizações: 6 a 8 páginas (conteúdo deve obrigatoriamente ter a seguinte estrutura – Resumo, Introdução, Situação/Contexto, Ações realizadas, Resultados, Lições aprendidas, Referências) 

Os artigos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês, seguindo o modelo de formatação para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos.

Na elaboração de suas submissões, os autores deverão seguir as recomendações do Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC (versão preliminar).

Será usada a metodologia de revisão duplamente cega (double-blind), portanto os trabalhos deverão ser submetidos de forma anônima sem nenhuma informação que permita a identificação dos autores, caso contrário serão rejeitados. Os trabalhos serão revisados por três revisores.

Sugestões para tornar seu trabalho anônimo incluem:

  • Remova qualquer identificação de autoria, no espaço destinado ao nome dos autores coloque <omitido para revisão> e das instituições <instituições dos autores>.
  • Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão>.
  • Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos de quem lê sua submissão.
  • Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa. 
  • Omita a seção de Agradecimentos, se houver; a mesma poderá ser inserida na versão final, caso a submissão seja aceita.
  • Para mais informações sobre processo de revisão/avaliação anônima recomendamos a leitura de: Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. ISSN: 2175-9235. Disponível em:  https://bit.ly/submissao-anonima 

Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WCGE sejam conhecidos. Isso pode facilitar a identificação da real contribuição da submissão para o escopo do evento. Edições anteriores estão disponíveis https://sol.sbc.org.br/index.php/wcge

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, no link https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=4002.

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 15/03 31/03 07/04 (final)
  • Divulgação dos resultados: 06/05 10/05
  • Envio das versões finais dos artigos: 20/05
  • Prazo de Inscrição dos autores: 20/05

Inscrição de autores

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos um dos autores do artigo realize a sua inscrição no evento na categoria profissional dentro do prazo definido. Cada inscrição na categoria profissional dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Autores com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma “taxa de publicação” por artigo adicional. O valor dessa taxa pode ser visto na página de inscrições do CSBC 2022.

Publicação de trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (https://sol.sbc.org.br/index.php/wcge), ISSN 2763-8723. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Premiações

Os 3 artigos completos melhor avaliados serão anunciados durante a realização do evento.

Organização

Organizadores Gerais :

Vanessa Tavares Nunes (UnB)

Organizadores do Comitê de Programa:

Eunice Pereira dos Santos Nunes (UFMT)
Raissa dos Santos Barcellos (UFF)

Apoio local:

Leandro Santiago (IC/UFF)
Raissa dos Santos Barcellos (UFF)

Comitê de programa:

Ana Carla Reis – Universidade de Brasilia
Andre Freire – Universidade Federal de Lavras
Carlos Denner dos Santos – Universidade de Brasilia
Cassyra Vuolo – TCE-MT
Celia Ralha – Universidade de Brasilia
Claudia Cappelli – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso
Elaine Seixas – Universidade Federal Fluminense
Eunice Nunes – Universidade Federal de Mato Grosso
Eveline Sacramento – Ceará State’s Foundation for Meteorology and Water Resources
Evellin Cardoso – Universidade Federal de Goiás
Fabiana Freitas Mendes – Universidade de Brasília
Fabio Rodrigues – Universidade Federal de Mato Grosso
Flavia Bernardini – Universidade Federal Fluminense
Flavia Santoro – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Flávio Soares Corrêa da Silva – Universidade de São Paulo
Gilmara Dias – Prefeitura Municipal de Montes Claros
José Viterbo – Universidade Federal Fluminense
Kanan Silva – Universidade Federal do ABC
Kellyton Brito – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Luciano Gonda – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Luiz Claudio Reis – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Marcelo Eler – Universidade de São Paulo
Marcelo Ladeira – Universidade de Brasilia
Marcelo Iury S . Oliveira – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Matheus Cruz – Universidade Federal Fluminense
Milene Silveira – Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Paulo Caetano da Silva – Universidade Salvador (UNIFACS)
Raissa Barcellos – Universidade Federal Fluminense
Renata Teles Moreira – Universidade Federal de Lavras
Renato Correa Vieira – UNISUAM
Rodrigo Monteiro – Universidade Federal Fluminense
Rosa Maenza – UTN y UCEL
Saulo Vieira – Universidade Estadual de Londrina
Valdemar Vicente Graciano Neto – Universidade Federal de Goiás
Vanessa Nunes – Universidade de Brasília
Vinicius Garcia – Universidade Federal de Pernambuco

Contato

Vanessa Nunes – vanunes@gmail.com – Organização Geral