WEI 30º WEI - Workshop sobre Educação em Computação

curva-2022

Programação

Avaliação de uma Qualificação Docente para o Ensino de Programação por meio do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Teoria da Carga Cognitiva
João Henrique Berssanette (IFPR), Antonio Carlos de Francisco (UTFPR)
Relato de Experiência da Monitoria da Disciplina Primeira Linguagem de Programação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília
Maristela Holanda (UnB), Carla Castanho (UnB), Ian Bandeira (UnB), Dilma da Silva (Texas A&M U)
Relato de Uma Iniciativa para Fortalecer a Identidade Acadêmica Através das Redes Virtuais
Laura Jurgina (UFPel), Dauan Zolinger (UFPel), Marilton Aguiar (UFPel), Leomar Rosa Jr. (UFPel)

Panorama Comparativo da Atuação Acadêmica e Profissional de Egressas e Egressos de um Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
Mércia Ferreira (IFCE), Alice Barbosa (IFCE), Reinaldo Braga (IFCE), Daniel Saraiva (IFCE), Carina Teixeira de Oliveira (IFCE)
What did I get Wrong? Supporting the Feedback Process in Computer Science Education
Taciana Pontual Falcão (UFRPE), Anna Oliveira (UFRPE), Samuel Souza (UFPE), Joao Uchoa (AIBoxLab), Victória Carneiro (UFPE), Rafael Ferreira Mello (UFRPE)
Usando Aprendizagem Ativa Durante o Ensino Remoto - Um Estudo Usando Brainstorming e Cocriação de Conteúdo Didático
Tadeu Classe (UNIRIO), Ronney Moreira de Castro (UNIRIO)

Abertura, Discussões sobre Computação na Educação Básica, Repositório de materiais didáticos e Proposta de atividades


Leila Ribeiro

Coordenação - SBC

É professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).


Rozelma França

Coordenação - UFRPE

É graduada em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco (2012), mestre (2015) e doutora (2020) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Integra o Comitê Gestor do Grupo de Interesse de Educação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação (GIEC/SBC) e colaborou com a criação da Rede da Licenciatura em Computação (ReLic).


Lisandro Granville

Convidado - UFRGS

Conselheiro (2019-2023) e ex-presidente (2015-2019) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente. É professor Titular do Instituto de Informática da (UFRGS). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet.

As práticas atuais do ensino da Computação na Educação Básica - em todas as etapas e modalidades - e no Ensino Superior representam um enorme desafio à comunidade brasileira de Computação. Há 30 anos, o Workshop sobre Educação em Computação contribui para a discussão e o debate de políticas e diretrizes em se tratando do ensino de Computação. No contexto social, assistimos à rápida transformação digital dos setores produtivos, a qual parece distanciar os resultados do ensino das metas de empoderamento digital dos cidadãos. No cenário nacional, todos os objetivos ligados à educação preparatória para o mercado de trabalho podem, de alguma forma, estar relacionados com a resolução de problemas sociais complexos. Portanto, os projetos pedagógicos e diretrizes curriculares de Computação devem ampliar o conjunto de competências e habilidades cognitivas a serem desenvolvidas, para articular, em qualquer que seja a formação, efetivas contribuições desses profissionais às grandes batalhas do nosso país. Esses projetos carecem então de abordagens multi, inter e transdisciplinares da Educação em Computação e uma profunda reflexão sobre o seu papel em atender as expectativas do mercado e da sociedade quanto ao perfil do egresso dos cursos da área. Nessa palestra, problematizaremos o papel social e histórico desses ensinos coadunando-os a distintos modelos de desenvolvimento para o nosso país.


Alex Sandro Gomes

Universidade Federal de Pernambuco

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes de aprendizagem. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC CAPES 7) no qual é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. Em sua atuação associativa foi vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (2019-2021), membro da Diretoria de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (2019-2021), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2020-2021), Presidente da Comissão Especial de Informática Educativa - CEIE da SBC (2020-2021), e, membro da Comissão Especiais de Interação Humano Computador - CEIHC da SBC (2010-2011). Coordenou 30 eventos eventos nacionais e internacionais, dentre eles CBIE e IHC, promovidos pela SBC, Hipertexto e Ctrl-E. Publicou mais de 400 trabalhos em periódicos especializados, anais de eventos, livros e capítulos. Orientou ou co-orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Foi professor visitante na Faculdade de Educação da UFC (Campus do Benfica), no Departamento de Ciência da Computação da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, no Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Computação Gráfica IGD, Alemanha, e no Centro de Pesquisa Digital Etnográfica (DERC) - RMIT University, Austrália e Centre for Research in Education (CREN), University of Nantes. Exerce funções de assessoria na CAPES, CNPq, FACEPE, FAPESB e FAPITEC. Em 2018 foi agraciado com o Prêmio Tércio Pacitti pela Sociedade Brasileira de Computação por sua atuação no cenário nacional em prol da Educação em Computação. Atuou em projetos de inovação tecnológica em cooperação com empresas: CAPES, Cesar, EMBRAPA, In Forma Software, Instituto Ayrton Senna, Grupo Positivo, Ministério da Educação, MV sistemas, Samsung, Sebrae, SENAC. Atua com Educação e Popularização de C&T editando livros para formação de professores - Série Professor Criativo - e difusão do Pensamento de Design. Atua com empreendedorismo inovador como mentor da start up Redu.Digital, incubada no Pólo Tecnológico da UFPE.

Aplicação de um Método para Ensino de Programação Orientada a Objetos por meio de Aprendizagem Significativa e Computação Física
Humberto Zanetti (CEETEPS), Marcos Borges (UNICAMP), Ivan Ricarte (UNICAMP)
Robótica Educacional: Uma Experiência de Ensino Híbrido na Formação Inicial de Acadêmicos de Licenciatura em Computação
Almir de Oliveira Costa Junior (UEA), José Anglada (IFAM)
Programa de Educação Tutorial: Uma Análise Retrospectiva das Ações Realizadas para Auxiliar na Formação Pessoal e Profissional dos alunos do Curso de Sistemas de Informação
Francisco Pinheiro (Universidade Federal do Ceará - (UFC) - Brazil), Francisco Soares (UFC), Wladimir Tavares (UFC), Ronier Lima (UFC), Ana Kely Lopes Ferreira (UFC)
Robótica e Aprendizagem Cooperativa como ferramenta de aprendizado: Um Relato de experiência.do Pacce
Marcelo Martins da Silva (PUCRIO), Camila Diogenes (UFC), Jonas bezerra da costa Máximo (UFC), Marianna Severo (UFC), Antônio Joel Ramiro de Castro (UFC), Valdemir de Queiroz Neto (UFC), Paulo Armando Cavalcante Aguilar (UFC),Maria Simone Nunes (UFC)

 

Computational Thinking Game Design Based on the Bebras Challenge: A Controlled Experiment.
Jéssica Laisa (UFRN), Eduardo Aranha (UFRN)
Math Dreams: Adaptação de Modelo e de Boas Práticas de ICC em um Jogo Sério de Matemática Básica
Pedro Enrique (UFMS), João Vítor (UFMS), Anderson Corrêa de Lima (UFMS), Amaury Castro Jr. (UFMS)
O Ensino de Qualidade de Software nas IES Publicas do Paraná: um Estudo Exploratório
Giovanna Bettin (UEM), Julio Herculani (UEM), Marcelo Shigenaga (UEM), Gislaine Camila Leal (UEM), Renato Balancieri (UEM), Edson OliveiraJr (UEM), Thelma Elita Colanzi (UEM), Aline Amaral (UEM)
A User Experience and Usability Test on Playing Games Specified as Graph Grammars in GrameStation
Júlia da Silva (UFPel), Braz Junior (UFPel), Luciana Foss (UFPel), Simone Cavalheiro (UFPel)

Definição de critérios e seleção de materiais didáticos para o ensino de Computação na Educação Básica.


Leila Ribeiro

Coordenação - SBC

É professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).


Rozelma França

Coordenação - UFRPE

É graduada em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco (2012), mestre (2015) e doutora (2020) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Integra o Comitê Gestor do Grupo de Interesse de Educação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação (GIEC/SBC) e colaborou com a criação da Rede da Licenciatura em Computação (ReLic).

Development of the Software Engineering Education Virtual Classroom Prototype: An Experience Report
Filipe Fernandes (UFRJ), Diego Castro (UFRJ), Claudia Susie Rodrigues (UFRJ), Claudia Werner (UFRJ)
Currículo Base para o Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: um relato de experiência com usuários da APAE de Serra Talhada-PE
Romário Santos (UFRPE), Júlio Lopes (UFRPE)
Experiência de microlearning na formação continuada de professores em computação
Ecivaldo Matos (UFBA), Claudia Coutinho (SE-BA), Diego Zabot (UFBA), Gracielle Tavares (UFBA), Juliana Santos (UFBA), Leonardo Ribeiro de Azevedo (UFBA), Carlos Sérgio Coelho Serra (UFBA)

Rubrica construcionista para avaliação de atividades didáticas
Christiano Avila (UFPel), Simone Cavalheiro (UFPel)
Ensino de Metodologia de Pesquisa Qualitativa na Graduação em Computação: Uma Proposta Baseada em Evidências
Rafael de Mello (UFRJ), Fernanda de Mello (SE-RJ)
Uma Análise Preliminar dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nas Modalidades Tradicionais e Multicampi
Cleverton Silva (UPE), José Vinícius Lima (UPE), Wladimir Filho (UPE), Fernanda Alencar (UFPE), Wylliams Santos (UPE)

Análise dos materiais selecionados com foco nas habilidades previstas nas Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC.


Leila Ribeiro

Coordenação - SBC

É professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).


Rozelma França

Coordenação - UFRPE

É graduada em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco (2012), mestre (2015) e doutora (2020) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Integra o Comitê Gestor do Grupo de Interesse de Educação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação (GIEC/SBC) e colaborou com a criação da Rede da Licenciatura em Computação (ReLic).


Márcia Gonçalves de Oliveira

Painelista - IFES/Cefor

Márcia Gonçalves de Oliveira é professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-Cefor), Doutora em Engenharia Elétrica (2013), Mestre em Informática (2009) e Bacharel em Ciência da Computação (2002) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Área Áreas de Interesse: Tecnologias de Análise de Aprendizagem, Ensino de Programação, Informática na Educação, Educação Profissional e Educação a Distância. Atua como Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão do Centro de Referência em Formação e EaD (Cefor) do Ifes e como professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) e do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional de Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes. Atualmente coordena o Projeto "Corte de Lovelace", filiado ao programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).


Mariângela de Oliveira Gomes Setti

Painelista - UTFPR

Mariangela Gomes Setti é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com atuação nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação. Foi Coordenadora dos Cursos de Graduação em Computação do Câmpus Curitiba diversas vezes, entre 2001 e 2014, Assessora da Diretoria de Graduação e Educação Profissional entre 2014 e 2016 e Diretora de Comunicação da UTFPR entre 2016 e 2020. Desde 2021 é Coordenadora do Curso de BSI (Bacharelado em Sistemas de Informação). Pesquisa a Aprendizagem de Introdução à Programação (Algoritmos) e a participação das mulheres na área de Computação. Doutora em Educação-linha de Educação Matemática, pela UFPR (2009). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1993) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999).


Vânia Cordeiro da Silva

Painelista - UESC

Vânia Cordeiro da Silva é professora do curso de bacharelado em ciência da computação na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Bacharel em Ciência da computação, formada na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, mestre em informática, também pela UFPB, e doutora em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.


Rodrigo Duran

Moderador - IFMS

Rodrigo Duran possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Computer Science pela Aalto University na Finlândia em 2020. Atualmente é professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de de ensino de programação, com ênfase em avaliação da complexidade cognitiva de programas, avaliação de conhecimento em programação usando ferramentas de auto-avaliação e ensino em cursos introdutórios de programação. Faz parte da comissão de educação da SBC desde 2019 e faz parte do board da ACM SIGCSE desde 2022.


Maristela Holanda

UnB

Maristela Holanda é professora da Universidade de Brasília desde 2009. Entre 2019 e 2020 realizou um pós-doutorado na área de Análise de Dados Educacionais na Texas A&M University. Pesquisadora da área de banco de dados e educação em computação. Sendo uma das co-fundadoras do projeto Meninas.comp e coordenadora do projeto desde 2010 com o objetivo de incluir mais mulheres na área de computação. Atualmente, tem dedicado a sua pesquisa à inclusão no ensino de computação, criando programas de apoio ao estudante no seu primeiro ano do curso de graduação.

O conceito de aliado é importantíssimo na construção de iniciativas de diversidade, equidade e inclusão. Ele corresponde a pessoas dos grupos privilegiados, que estão conscientes destes privilégios e que se juntam na luta por justiça social apoiando grupos sub-representados. Nesta palestra, considerando os professores como o principal grupo privilegiado no ensino superior, iremos discorrer sobre a importância de tomarmos consciência deste privilégio e ocuparmos o papel de aliados para que sejam alavancadas iniciativas e pesquisas que estudantes pertencentes a grupos sub-representados na Computação podem protagonizar quando lhes são dados estímulos e o apoio necessário.


Kiev Gama

UFPE

Kiev Gama possui doutorado em Ciência da Computação pela Université de Grenoble, França (2011). Atualmente é professor associado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) e pesquisador no INES (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software). Pesquisa nas áreas de Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos aplicadas ao contexto da Internet das Coisas e Cidades Inteligentes. É entusiasta de eventos colaborativos limitados por tempo (ex: hackathons, game jams), que também fazem parte de seus interesses de pesquisa sob perspectivas de inovação aberta (para cidades e empresas), educação, diversidade e inclusão, e trabalho colaborativo auxiliado por computador. Nos últimos 5 anos tem orientado diversos trabalhos em nível de graduação e mestrado voltados para diversidade e inclusão na área de tecnologia da informação e comunicação.

Uma maneira de buscar maior consciência sobre diversidade e inclusão é incluí-las nas aulas dos nossos cursos da área de Computação. Pode parecer uma tarefa muito complexa, mas esta palestra discutirá a importância de tal ação e apresentará soluções e desafios para a mesma. Ao final, espera-se que a plateia esteja pronta para incluir diversidade e inclusão em qualquer aula de qualquer disciplina da Computação. O conteúdo central desta palestra está publicado em https://linktr.ee/lackofdiversity


Mirella M. Moro

UFMG

Mirella M. Moro atua no Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS. Foi membro do Education Council (2012-2018) da ACM (Association for Computing Machinery) e do seu Education Board (2013-2015). Foi Diretora de Educação (2009-2015) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), criadora e editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012) e editora associada do JIDM (Journal of Information and Data Management, 2010-2012). Ainda na SBC, é Conselheira (2019-atual) e integrante do Comitê Diretivo do Programa Meninas Digitais. Seus interesses de pesquisa incluem pesquisa orientada a dados, análise social, diversidade de gênero, computação e música, e educação em Ciência da Computação. É feminista ativista e tem trabalhado com questões de diversidade de gênero na Computação e no Mercado de TIC desde 2008.

Acessibilidade é um direito das pessoas com deficiência assegurado pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015). No contexto da Web, beneficia não apenas esses indivíduos, que podem vivenciar a web e suas possibilidades de maneira autônoma, mas a todas as pessoas, em diferentes contextos. Nesta palestra será apresentado um relato de experiência que perpassa três diferentes frentes de ação da acessibilidade web: a profissional, no desenvolvimento de sites e sistemas acessíveis, a acadêmica, na condução de pesquisas sobre a temática e a docente, vinculando os conceitos e as práticas ao ensino de computação, em uma abordagem direcionada ao mercado de trabalho.


Carolina Sacramento

Fundação Oswaldo Cruz

Carolina Sacramento possui bacharelado em Informática e Tecnologia da Informação pela UERJ - Universidade do  Estado  do  Rio  de  Janeiro  (2011),  mestrado (2016) e doutorado (2021)  em  Informática  pela UNIRIO - Universidade Federal do do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é servidora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, onde atua no desenvolvimento de sites e sistemas para web, vice-coordenadora do  NAU - Núcleo de Acessibilidade de Usabilidade da UNIRIO e docente de disciplinas do bloco Desenvolvimento Frontend no Instituto Infnet. Compõe o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. Possui  interesse de pesquisa  nas  áreas  de  Interação  Humano-Computador,  Tecnologia  Assistiva  e Sistemas de Informação.

Quando a Teoria é Aplicada: Um Relato de Experiência da Aplicação de Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Computacionais dentro do PETComp-UFMA
Italo Dovera (UFMA), Matheus de Lima Bessa (UFMA), Brenno Nascimento (UFMA), Felipe Silva (UFMA), Rafaela Araújo-Gomes (UFMA), Geraldo Braz Junior (UFMA), Adriana Gomes Nogueira Ferreira (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
De "Vale nota?" a "Jogo é prova!": raciocínio computacional e protagonismo docente como estímulo ao protagonismo discente
Carla Silva (UFBA), Ecivaldo Matos (UFBA), Diego Zabot (UFBA), Gracielle Tavares (UFBA), Juliana Santos (UFBA)
Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil
Clodis Boscarioli (UNIOESTE), Luiz Rodrigues (UNIOESTE), Ivonei Silva (UNIOESTE), Sandra Lago Stocker (UNIOESTE), Marcelo Roger Meneghatti (UNIOESTE), Maria da Piedade Araújo (UNIOESTE - Brazil), Gabriel Delallo Caus (PTI)

Panorama Brasileiro do Ensino e Aprendizagem de Programação de Computadores na Educação Básica
Natália Gallo Ribeiro (IFPR), Lavínia de Oliveira Martins (IFPR), João Henrique Berssanette (IFPR)
Uma Avaliação do Uso das Placas Gráficas no Ensino da Programação Paralela nos Cursos de Computação no Brasil
Josivaldo de Araujo (UFPA), Roberto Almeida Jr. (UFPA)
Análise dos Fatores de Evasão dos Alunos dos Cursos Técnicos da Área de Informática
Maelly Kelly (IFPA), Danyllo Albuquerque (UFCG)

Análise dos materiais selecionados com foco na acessibilidade.


Leila Ribeiro

Coordenação - SBC

É professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha (1996) com tese na área de modelos semânticos para Computação. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra (2008/2009). Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), bioinformática, modelos de computação e ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional). Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. É reconhecida internacionalmente em sua área, tendo sido coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).


Rozelma França

Coordenação - UFRPE

É graduada em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco (2012), mestre (2015) e doutora (2020) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Integra o Comitê Gestor do Grupo de Interesse de Educação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação (GIEC/SBC) e colaborou com a criação da Rede da Licenciatura em Computação (ReLic).


Antônio Borges

Convidado - UFRJ

Possui graduação em Matemática mod. Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), graduação em Piano - Conservatório Brasileiro de Música (1977), mestrado (1988) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2009). É Coordenador de Curso e professor da Pós-graduação em História da Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). É Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Tércio Pacitti da UFRJ (NCE/UFRJ), onde trabalha desde 1975. É especialista em Tecnologia Assistiva, tendo desenvolvido grande quantidade de sistemas para acesso de pessoas com deficiência aos computadores. Atuou também em síntese de voz, sistemas para cartografia tátil adaptada, computação gráfica e CAD para microeletrônica.

MOOC Internet e Informação: entrelaçando ensino, pesquisa e extensão em prol do combate à desinformação em rede
Débora Abdalla (UFBA), Juliana Santos (UFBA), Emilly Oliveira (UFBA)
Uma abordagem para a Interdisciplinaridade no Curso Técnico Integrado em Informática
Bianca Castro (IFSUDESTEMG), Lucas Lattari (IFSUDESTEMG), Marcela Zambolim de Moura (IFSUDESTEMG), Sérgio Muinhos Barroso Lima (IFSUDESTEMG)
Inserção de conteúdos de Interação-Humano Dados e Privacidade de Dados na disciplina de Interação-Humano Computador
Thiago Coleti (UENP),Marcelo Morandini (USP), Lucia Filgueiras (USP)

Uma análise de acessibilidade de sistemas acadêmicos: O Google Sala de Aula
Barbara Ramos (UFF), Elaine Seixas (UFF), Flavio Seixas (UFF)
Análise de Sobrevivência: um estudo de caso em um Curso de Sistemas de Informação
Joubert Alexandrino de Souza (IFES), Karin Komati (IFES), Jefferson Andrade (IFES)
Levantamento do Estado da Arte sobre o uso da Metodologia de Repetição Espaçada no Ensino de Computação
Afonso Serafim Jacinto (IFPB), Francisco Medeiros (IFPB)

A Computação tem se alargado conceitualmente e na sua prática de pesquisa científica e de produção tecnológica. Nesse caminho, o ensino de computação também tem se atualizado, com preocupações cada vez mais discutidas no âmbito do SBC, dentre elas a articulação curricular do ensino superior de computação com a extensão universitária, a formação continuada de professores e tecnologias e metodologias para o ensino de computação na Educação Básica. Em 2023, a Lei nº 10.639/03 completará duas décadas. No auge de sua vigência, a fim de dialogarmos com questões da atualidade, somos convocados a refletir e discutir sobre como articular o ensino de computação e as estratégias educacionais aplicadas no âmbito da educação das relações étnico-raciais. Na mesa proposta, teremos especialistas em ambas as temáticas. Assim, dentro dos seus campos de atuação, tecerão juntos possibilidades de se encontrar caminhos comuns para pensar a relação entre o ensino de computação e a educação das relações étnico-raciais da educação básica até a educação superior.


Alexandre do Nascimento

Painelista - FAETEC-RJ

Alexandre do Nascimento é professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC, coordenador do Grupo de Estudos Afrobrasileiros ONDJANGO e integrante da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os - ABPN. É Doutor em Serviço Social (UFRJ) com pós-doutorado em Educação (UFRRJ), com estudos e pesquisas sobre Racismo, Antirracismo, Ações Afirmativas e Educação das Relações Étnico-Raciais. É co-organizador e co-autor do livro “Educação das Relações Raciais no ensino básico, técnico e tecnológico: Estudos, Reflexões e Ações Docentes”, publicado recentemente pela Editora Autografia.


Aline de Oliveira Freitas

Painelista - ThoughtWorks

Aline de Oliveira Freitas é Formada como Técnica em Informática e Bacharel em Sistemas de Informação pelo IF Fluminense, Aline iniciou sua carreira em empregos como suporte técnico para pequenas empresas de sua cidade antes de conseguir seu primeiro (e até então único) trabalho como Desenvolvedora de Software na empresa onde atua já há 3 anos.


Lucimar Felisberto dos Santos

Painelista - SME - Duque de Caxias/ Magé

Lucimar Felisberto é professora das redes públicas municipais de educação de Duque de Caxias e Magé; produtora de conteúdo e comunicadora da Plataforma Educacional Afrodiálogos; pesquisadora do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ(LHER); e pesquisadora do Centro de Altos Estudos e Pesquisas Afrikana e Afrodiaspórica do Instituto Hoju. Formada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestra pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói); e Doutora em História Social pela Universidade Federal da Bahia, tendo realizado pós-doutorado na UFRJ. Entre outros trabalhos, é uma das organizadoras do livro Proletários Escravos: universo e paisagem do Rio de Janeiro Oitocentista e autora do livro A Saga dos Felisbertos: o deslocamento de uma família negra da Zona da Mata Mineira à Baixada Fluminense.


Ecivaldo de Souza Matos

Moderador - UFBA

Ecivaldo Matos é professor do Instituto de Computação da UFBA e do CEAO (Centro de Estudos Afro Orientais da UFBA); Doutor em Educação pela USP e Livre Docente pela Unicamp. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, lidera o SPIDeLab (Semio-Participatory Interaction Design Research Lab) e o Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital da UFBA, onde coordena o projeto Negras e Negros na Computação, iniciativa que deu vida ao documentário “Eu [Não] Sou de Computação”; e Raciocínio Computacional em Prática, com foco na formação de professores e desenvolvimento de material educacional para escolares.

Apresentando Inteligência Artificial para jovens do ensino médio: um relato de experiência
Priscylla Silva (USP), Kalline Freitas (IFAL), Igor Batista (IFAL), Wanessa Lima (IFAL), Ricardo Ribeiro (IFAL)
ML4Teens - Introduzindo Machine Learning no Ensino Médio
Jacqueline Cardozo (UFSC), Ramon Martins (UFSC), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC)
Ensino Remoto Emergencial da disciplina IHC Experimental: uma análise baseada na Experiência do Aprendiz
Deivid Eive (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)

O custo Emocional de Professores Durante um Semestre Remoto na Pandemia: um Estudo de Caso na Universidade Federal da Paraíba
Williams Pinto (UFPB), Alexandre Scaico (UFPB), Pasqueline Scaico (UFPB)
NADIA - Natural DeductIon proof Assistant
Davi Vasconcelos (UFC), Viviane Menezes (UFC)
Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Ensino e Aprendizagem da Programação Paralela com o uso de Placas Gráficas
Josivaldo de Araujo (UFPA), Roberto Almeida Jr. (UFPA), Hádria Farias (UFPA)

Pensamento Computacional e Engenharia de Software: primeiros passos em direção a uma proposta de sistematização de resolução de problemas
Júlia de Avila dos Santos (UFPel), Simone Cavalheiro (UFPel), Luciana Foss (UFPel), Leomar da Rosa Jr. (UFPel)
deficiencia.org: Relato Sobre o Emprego de Ferramentas Computacionais Enquanto Tecnologias Assistivas no Ensino/Aprendizagem Para Pessoas com Deficiência Visual
Vânia Silva (UESC), Louise Reis (UESC)

Materiais didáticos de apoio para o ensino de Computação na Educação Básica - Resultados
Leila Ribeiro (UFRGS) e Rozelma França (UFRPE)

Sobre o evento

O WEI 2022 é a trigésima edição deste evento que é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. É um evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação realizado pela Diretoria de Educação e Comissão de Educação da SBC. Novamente, o WEI será organizado em conjunto com a Diretoria de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos de Computação. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras, painéis e grupos de trabalho que discutem experiências e tendências em educação em computação no contexto nacional e internacional. 

O WEI é um importante fórum para pessoas envolvidas na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação; direção e coordenação pedagógicas de escolas de educação básica; docentes; estudantes de licenciaturas, bem como profissionais da indústria com interesse em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da capacitação em computação.

Chamada de Trabalhos

Alinhado ao tema do CSBC 2022, o tema principal do WEI 2022 é “Empoderamento Digital: O Papel da Educação em Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”.

O WEI 2022 convida estudantes, docentes e pessoas que desenvolvem pesquisas em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos, apresentando os resultados de suas pesquisas e experiências sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

Tópicos de interesse

Os tópicos do WEI 2021 incluem:

  • Abordagens Multi, inter e transdisciplinares de Educação em Computação
  • Atividades extracurriculares (projetos de extensão, PET, PIBID) em cursos de Computação
  • Computação na Educação Básica
  • Projetos pedagógicos e diretrizes curriculares de computação
  • ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de computação
  • Diversidade de gênero, raça e etnia nos cursos de Computação
  • Educação inclusiva
  • Educação on-line/a distância na área de Computação
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil de profissional com formação em Computação
  • Formação de docentes para a área de Computação
  • Integração academia-indústria
  • Learning analytics em Educação de Computação
  • Metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem de Computação
  • Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação em Computação
  • Pensamento computacional

Instruções para submissão

O WEI 2022 aceitará três tipos de submissões:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, experimento controlado, surveys, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços;
  • Ensaios: apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Tem o propósito de expor ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema; revisar e analisar assuntos e interpretações; debater ideias e opiniões, através de pesquisa bibliográfica ou evidências empíricas.

Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, seguindo o modelo para artigos publicados em anais de eventos da SBC OpenLib, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Os artigos devem conter no máximo 12 páginas (incluindo referências e imagens). Os artigos não são anônimos, portanto os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos.

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, no link https://jems.sbc.org.br/wei2022

Todos os artigos submetidos serão avaliados por pelo menos três integrantes do Comitê de Programa e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação.

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 15/03 31/03 07/04 (final)
  • Divulgação dos resultados: 06/05 10/05
  • Envio das versões finais dos artigos: 20/05
  • Prazo de Inscrição dos autores: 20/05

Inscrição

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos uma das pessoas autoras do artigo realize a sua inscrição no evento na categoria profissional. Cada inscrição na categoria profissional dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Pessoas com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma “taxa de publicação” por artigo adicional. O valor dessa taxa pode ser visto na página de inscrições do CSBC 2022.

Publicação de trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), ISSN 2595-6175, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Organização

Coordenação Geral:

Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT) – sabim@utfpr.edu.br
Adenilso Simão (USP) – adenilso@icmc.usp.br 

Coordenação Local: 

Flávio Seixas (IC/UFF) – fseixas@ic.uff.br 

Comitê de programa:

Adolfo Neto, UTFPR
Aline Amaral, UEM
Altigran Soares da Silva, UFAM
Ana Oran, UFAM
Anna Beatriz Marques, UFC
Avelino Zorzo, PUCRS
Awdren Fontão, UFMS
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças, UFPB
Carlos Eduardo Ferreira, USP
Christiane Gresse von Wangenheim, UFSC
Christina von Flach, UFBA
Cristiano Maciel, UFMT
Daltro Nunes, UFRGS
Damires Souza, IFPB
Daniel Cordeiro, USP
Danilo Ribeiro, Zup Innovation
Davi Viana, UFMA
Débora Abdalla, UFBA
Ecivaldo Matos, UFBA
Ed Wilson Ferreira, IFMT
Edmundo Spoto, UFG
Edson OliveiraJr, UEM
Edson Pimentel, UFABC
Eduardo Barrére, UFJF
Esdras Bispo Jr., UFJ
Fabíola Guerra Nakamura, UFAM
Fabiane Benitti, UFSC
Fernanda Lima, UnB
Fernando Pacheco, IFSC
Flavio Silva, UFU
Giani Petri, UFSM
Giliane Bernardi, UFSM
Igor Steinmacher, UTFPR
Igor Wiese, UTFPR
Isabela Gasparini, UDESC
Itana Maria de Souza Gimenes, UEM
Jair Leite, UFRN
José Aires de Castro Filho, UFC
Kalinka Castelo Branco, USP
Kiev Gama, UFPE
Leandro Silva Galvão de Carvalho, UFAM
Leila Ribeiro, UFRGS
Leila Silva, UFSE
Lisandro Zambenedetti Granville, UFRGS
Luciana Martimiano, UEM
Marcelo Duduchi, FATEC-SP
Marcelo Yamaguti, PUCRS
Marco Aurélio Graciotto Silva, UTFPR
Marcos Borges, UNICAMP
Maristela Holanda, UnB
Milene Silveira, PUCRS
Mirella Moro, UFMG
Morganna Diniz, UNIRIO
Natasha Valentim, UFPR
Pablo Schoeffel, UDESC
Patrícia Tedesco, UFPE
Paulo Meirelles, UFABC
Rafael de Mello, UFRJ
Raul Wazlawick, UFSC
Reginaldo Ré, UTFPR
Roberto Bittencourt, UFFS
Roberto Pereira, UFPR
Rodrigo Duran, IFMS
Rodrigo Reis, UFPA
Rodrigo Santos, UNIRIO
Ronaldo Correia, UNESP
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, UFPA
Simone Cavalheiro, UFPel
Simone de Lima Martins, UFF
Simone Souza, USP
Taciana Pontual Falcão, UFRPE
Tayana Conte, UFAM

Contato

Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT)
sabim@utfpr.edu.br
Adenilso Simão (USP)
adenilso@icmc.usp.br