WEI 30º WEI - Workshop sobre Educação em Computação

curva-2022

Sobre o evento

O WEI 2022 é a trigésima edição deste evento que é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. É um evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação realizado pela Diretoria de Educação e Comissão de Educação da SBC. Novamente, o WEI será organizado em conjunto com a Diretoria de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos de Computação. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras, painéis e grupos de trabalho que discutem experiências e tendências em educação em computação no contexto nacional e internacional. 

O WEI é um importante fórum para pessoas envolvidas na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação; direção e coordenação pedagógicas de escolas de educação básica; docentes; estudantes de licenciaturas, bem como profissionais da indústria com interesse em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da capacitação em computação.

Chamada de Trabalhos

Alinhado ao tema do CSBC 2022, o tema principal do WEI 2022 é “Empoderamento Digital: O Papel da Educação em Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”.

O WEI 2022 convida estudantes, docentes e pessoas que desenvolvem pesquisas em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos, apresentando os resultados de suas pesquisas e experiências sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

Tópicos de interesse

Os tópicos do WEI 2021 incluem:

  • Abordagens Multi, inter e transdisciplinares de Educação em Computação
  • Atividades extracurriculares (projetos de extensão, PET, PIBID) em cursos de Computação
  • Computação na Educação Básica
  • Projetos pedagógicos e diretrizes curriculares de computação
  • ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de computação
  • Diversidade de gênero, raça e etnia nos cursos de Computação
  • Educação inclusiva
  • Educação on-line/a distância na área de Computação
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil de profissional com formação em Computação
  • Formação de docentes para a área de Computação
  • Integração academia-indústria
  • Learning analytics em Educação de Computação
  • Metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem de Computação
  • Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação em Computação
  • Pensamento computacional

Instruções para submissão

O WEI 2022 aceitará três tipos de submissões:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, experimento controlado, surveys, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços;
  • Ensaios: apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Tem o propósito de expor ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema; revisar e analisar assuntos e interpretações; debater ideias e opiniões, através de pesquisa bibliográfica ou evidências empíricas.

Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, seguindo o modelo para artigos publicados em anais de eventos da SBC OpenLib, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Os artigos devem conter no máximo 12 páginas (incluindo referências e imagens). Os artigos não são anônimos, portanto os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos.

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, no link https://jems.sbc.org.br/wei2022

Todos os artigos submetidos serão avaliados por pelo menos três integrantes do Comitê de Programa e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação.

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 15/03 31/03 07/04 (final)
  • Divulgação dos resultados: 06/05 10/05
  • Envio das versões finais dos artigos: 20/05
  • Prazo de Inscrição dos autores: 20/05

Inscrição

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos uma das pessoas autoras do artigo realize a sua inscrição no evento na categoria profissional. Cada inscrição na categoria profissional dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Pessoas com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma “taxa de publicação” por artigo adicional. O valor dessa taxa pode ser visto na página de inscrições do CSBC 2022.

Publicação de trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), ISSN 2595-6175, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Organização

Coordenação Geral:

Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT) – sabim@utfpr.edu.br
Adenilso Simão (USP) – adenilso@icmc.usp.br 

Coordenação Local: 

Flávio Seixas (IC/UFF) – fseixas@ic.uff.br 

Comitê de programa:

Adolfo Neto, UTFPR
Aline Amaral, UEM
Altigran Soares da Silva, UFAM
Ana Oran, UFAM
Anna Beatriz Marques, UFC
Avelino Zorzo, PUCRS
Awdren Fontão, UFMS
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças, UFPB
Carlos Eduardo Ferreira, USP
Christiane Gresse von Wangenheim, UFSC
Christina von Flach, UFBA
Cristiano Maciel, UFMT
Daltro Nunes, UFRGS
Damires Souza, IFPB
Daniel Cordeiro, USP
Danilo Ribeiro, Zup Innovation
Davi Viana, UFMA
Débora Abdalla, UFBA
Ecivaldo Matos, UFBA
Ed Wilson Ferreira, IFMT
Edmundo Spoto, UFG
Edson OliveiraJr, UEM
Edson Pimentel, UFABC
Eduardo Barrére, UFJF
Esdras Bispo Jr., UFJ
Fabíola Guerra Nakamura, UFAM
Fabiane Benitti, UFSC
Fernanda Lima, UnB
Fernando Pacheco, IFSC
Giani Petri, UFSM
Giliane Bernardi, UFSM
Igor Steinmacher, UTFPR
Igor Wiese, UTFPR
Isabela Gasparini, UDESC
Itana Maria de Souza Gimenes, UEM
Jair Leite, UFRN
José Aires de Castro Filho, UFC
Kalinka Castelo Branco, USP
Kiev Gama, UFPE
Leandro Silva Galvão de Carvalho, UFAM
Leila Ribeiro, UFRGS
Leila Silva, UFSE
Lisandro Zambenedetti Granville, UFRGS
Luciana Martimiano, UEM
Marcelo Duduchi, FATEC-SP
Marcelo Yamaguti, PUCRS
Marco Aurélio Graciotto Silva, UTFPR
Marcos Borges, UNICAMP
Maristela Holanda, UnB
Milene Silveira, PUCRS
Mirella Moro, UFMG
Morganna Diniz, UNIRIO
Natasha Valentim, UFPR
Pablo Schoeffel, UDESC
Patrícia Tedesco, UFPE
Paulo Meirelles, UFABC
Rafael de Mello, UFRJ
Raul Wazlawick, UFSC
Reginaldo Ré, UTFPR
Roberto Bittencourt, UFFS
Roberto Pereira, UFPR
Rodrigo Duran, IFMS
Rodrigo Reis, UFPA
Rodrigo Santos, UNIRIO
Ronaldo Correia, UNESP
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, UFPA
Simone Cavalheiro, UFPel
Simone de Lima Martins, UFF
Simone Souza, USP

Contato

Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT)
sabim@utfpr.edu.br
Adenilso Simão (USP)
adenilso@icmc.usp.br