WPerformance XXI Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação

curva-2022

Programação

Modelagem e Simulação do Progresso Estudantil no Ensino Superior com Sistemas de Eventos Discretos para Gerenciamento de Capacidade de Turmas Extras
José André de Sousa, Juliana dos Santos, Gabriel Alves
Análise da Evasão e do Impacto da Retenção Estudantil no Ensino Superior com Cadeias de Markov Absorventes
Juliana dos Santos, José André de Sousa, Rafael Ferreira Mello, Cláudio Cristino, Gabriel Alves
Avaliação de medidas de similaridade de texto para remoção de ambiguidade de nome de autores
Matheus Lemos, Daniel Figueiredo, Fábio Botler

Blockchains based on Proof-of-Work (PoW) reward miners thanks to an auction among the transactions that ask to be confirmed. Each block contains the transactions offering the highest fee per Byte among those pending in the queue called Mempool. Since the intensity of the arrival process may exceed the maximum throughput of the blockchain, the Mempool size must be finite and an eviction policy must be defined. The simplest way consists in dropping the transaction waiting in the Mempool with the lowest fee and in case of tie, a first-come-first-dropped policy can be adopted. In this presentation, we take the perspective of final users that must decide the minimum bid to satisfy a certain constraint on the expected response time or on the confirmation probability. The models that we propose take into account all information available to the users: the Mempool occupancy at the moment of the request, the distribution of the fees and the rate of arrivals of the transactions. We use the model to study the impact of these parameters on the confirmation probability and time. The models have been validated with trace-driven Monte Carlo simulations whose transaction input stream is taken from the Bitcoin blockchain.


Andrea Marin

University Ca’ Foscari of Venice

Andrea Marin received the Ph.D. degree in computer science from the University Ca’ Foscari of Venice, in 2007. He is currently an Associate Professor in computer science with the University Ca’ Foscari of Venice. His research interests include the stochastic modeling of computer and communication systems for performance and reliability analysis, queuing theory, and models with product-form solutions. He has contributed to developing a probabilistic calculus for the formal analysis of wireless ad hoc networks. Recently, he has been working on models for the quantitative analysis of performance and security of blockchains.

Redução de Dimensionalidade Aplicada a Sistemas de Radiolocalização por Regressão Direta em Regiões com Diferentes Níveis de Urbanização
Gabriel Wanderley Silva,
Daniel Cunha
Uma Estratégia de Otimização Baseada no MOPSO Aplicada em Subsistemas Elétricos de Data Centers
Francisco Monte Sousa Sobrinho, Gustavo Callou, Bruno Nogueira, Wenderson Leonardo
Avaliação de Técnicas de Localização Indoor por Fingerprint de RSSI com Simulações no NS-3
Marcelo Zamith, Marcel William Rocha da Silva
Improving Smart City Simulation Performance with SimEDaPE and Parallelism
Francisco Wallison Rocha, Emilio Francesquini, Daniel Cordeiro

A computação de alto desempenho (ou HPC, High Performance Computing, em inglês) vem sendo moldada pelo estado-da-arte no que tange arquitetura de computadores nos últimos 70 anos. Com o advento das redes de computadores, tivemos a popularização dos lustres nas décadas de 80 e 90, a formação de grids no final dos anos 90 e o fortalecimento de uso de computação em nuvem como infra-estrutura de computação de alto desempenho a partir dos anos 2000. Ainda, nos últimos 20 anos tivemos a maturação dos chips many core e uso de aceleradores e coprocessadores, bem como avanços significativos nas parte de rede de interconexão e sistemas de armazenamento. Apesar de todos os avanços, ainda executamos demandas computacionais segundo o modelo de Von Newman, onde temos unidades de memória, processamento, entra e saída e barramentos de interconexão. Apesar de simples, tal modelo é muito dependente de barramento e possui gargalos conhecidos. O painel em questão traz todas essas questões e propõe uma discussão sobre os desafios e tendências para a próxima década na parte de computação de alto desempenho. Como e quais serão as novas arquiteturas, como serão os novos algoritmos e impactos em custo e energia são questões que serão debatidas no evento.

Panelists:

Mário Antônio Ribeiro Dantas

mario.dantas@ice.ufjf.br

Wagner Meira Jr

meira@dcc.ufmg.br

Philippe O. A. Navaux

navaux@inf.ufrgs.br

Guido Araújo

guido@unicamp.br

Um Framework para Dimensionar o Total Populacional em Redes Compostas por População Rara e Agrupada
Antonio Rocha, Camila Domingos da Silva
Uma Avaliação de Desempenho da Implantação de Rádio Definido por Software em Ambientes Virtualizados para Redes de Acesso Sem Fio em Nuvem
Govinda Bezerra, Tadeu Ferreira, Diogo Mattos
Modelagem e Análise da Comunicação em VANETs com uso de RSUs
Francisco Airton Silva, Jorge Macêdo, Vicente Carvalho, Ermeson Andrade
Em Busca de Redes Esparsas Robustas e Eficientes
Carlos Bravo, Romeu Pires, Daniel Menasche

Sobre o evento

O Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação, conhecido como WPerformance, é um fórum para discussão e disseminação de ideias sobre métodos, técnicas e ferramentas para avaliação de desempenho de sistemas computacionais e de comunicação. Vinte edições consecutivas do WPerformance já foram realizadas pela comunidade, no período de 2002 a 2021, todas em conjunto com o Congresso da SBC. Os anais do evento têm sido mantidos no BDBComp e, mais recentemente, no Portal de Conteúdo da SBC.

Em várias edições anteriores, foram realizadas palestras de pesquisadores de renome internacional. A lista de palestrantes é a seguinte:

  • Professor Mark Crovella, Boston University (2002)
  • Professor Mike Devetsikiotis, North Carolina State University (2003)
  • Professor Gerardo Rubino, INRIA (2004)
  • Professor Vishal Misra, Columbia University (2005)
  • Professor Dan Rubenstein, Columbia University (2007)
  • Professor Éric Fleury, ENS-Lyon, França (2008)
  • Richard Gail, IBM T.J. Watson Research Center, EUA (2009)
  • Professor Arun Venkatarameni, UMass-Amherst, EUA (2009)
  • Bruno Ribeiro, UMASS, EUA (2010)
  • Professor Matthias Grossglauser, EPFL, Switzerland (2011)
  • Professor Daniel Menasce, George Mason University, EUA (2012)
  • Professor William J. Stewart, North Carolina State University, EUA (2013)
  • Professor Prof. Eitan Altman, INRIA, França (2014)
  • Professor João Saraiva, Univ. Minho, Portugal (2021)

Além disto, edições anteriores também contaram com palestras de pesquisadores nacionais e painéis de discussão de temas relacionados ao evento:

  • Professor Edmundo de Souza e Silva, UFRJ (2009)
  • Professor Virgílio de Almeida, UFMG (2010)
  • Professor Paulo Henrique Lemelle Fernandes, PUCRS (2011)
  • Angelo Ciarlini, DELL/EMC (2013)
  • Professores Edmundo de Souza e Silva, UFRJ (2015, keynote) e Daniel Sadoc Menasché (2015, palestra convidada)
  • Professores Altigran Soares da Silva, UFAM (2016) e Luigi Carro, UFRGS (2016)
  • Professores Daniel Ratton Figueiredo, UFRJ (2017) e Daniel Oliveira, UFF (2017)
  • Professor Roberto Hirata, USP (2018)
  • Professor Fabio Kon, USP (2019)
  • Professor Lucas Schnorr, UFRGS (2020)
  • Professor Wellington Martins, UFG (2021)

Nas diversas edições do evento, ocorreram reuniões dos Comitês de Programa para discutir temas pertinentes à organização do evento e à consolidação da comunidade da área. É consenso para o Comitê que o WPerformance deve continuar a ser realizado em conjunto com o Congresso da SBC porque é um evento pequeno e a sua realização de forma isolada não se justifica. Por outro lado, dado o tema básico do evento, desempenho de sistemas computacionais, o WPerformance não se encaixaria bem em nenhum outro evento nacional já estabelecido, uma vez que ele se propõe a receber artigos relacionados a questõesde desempenho das mais diversas áreas de hardware, software e aplicações da computação (incluindo redes de computadores, banco de dados e sistemas operacionais). Por isso, os diversos Comitês de Programa formados para as edições anteriores concordam e insistem na importância da realização do evento como parte do Congresso da SBC.

Reproduzir vídeo

Chamada de Trabalhos

O Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação, conhecido como WPerformance, é um fórum de discussão e divulgação de métodos, modelos, técnicas e ferramentas de avaliação de desempenho de informática e comunicação sistemas. WPerformance se propõe a receber trabalhos em português ou inglês relacionados a problemas de desempenho nas mais diversas áreas de hardware, software e aplicativos de computação (por exemplo, arquitetura de computadores, redes de computadores, sistemas distribuídos e paralelos, sistemas ciberfísicos, bancos de dados e sistemas operacionais) .

Vinte edições consecutivas do WPerformance já foram realizadas pela comunidade, de 2002 a 2021, todas em conjunto com a Conferência Anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Em 2022, em sua 21ª edição, a WPerformance será realizada na cidade de Niterói, RJ.

À medida que os sistemas de computação se tornam cada vez maiores e mais complexos, é necessário avaliar seu desempenho por meio de abordagens empíricas e / ou modelos matemáticos. A atual diversidade de sistemas de informática e comunicação envolve diversos parâmetros que têm impactos diretos e indiretos em seu desempenho. O estudo desses sistemas via medição, emulação, simulação e modelagem permite não só seu melhor entendimento, mas também sua otimização.

Tópicos de interesse

O WPerformance tem como foco trabalhos sobre o desenvolvimento e aplicação de técnicas de avaliação de desempenho baseadas em medição, simulação ou modelagem analítica. São de particular interesse os trabalhos que apresentam novas metodologias ou que aplicam de forma inovadora os métodos existentes para modelar, projetar, avaliar e otimizar o desempenho de sistemas computacionais em geral. Os tópicos de interesse estão listados abaixo, em duas áreas.

Área 1: Estudos de Avaliação de Desempenho de Sistemas

  • arquitetura de computadores
  • sistemas operacionais
  • sistemas distribuídos
  • banco de dados
  • engenharia de software
  • redes de computadores
  • redes de rádios cognitivos
  • sistemas multimídia
  • sistemas de tempo real
  • comunicação móvel e sem fio • redes sociais
  • smart-grids
  • Internet do futuro
  • computação em nuvem
  • Internet das Coisas

Área 2: Desenvolvimento de técnicas, algoritmos, métodos, ferramentas e modelos

  • avaliação de desempenho de sistemas
  • avaliação de desempenho de algoritmos
  • modelos de filas
  • modelos estocásticos
  • verificação e validação de modelos de desempenho
  • modelos híbridos
  • monitoração e medição de sistemas
  • caracterização de carga
  • simulação
  • medição e modelagem de consumo energético
  • escalabilidade de sistemas de computação e comunicação
  • dentre outros tópicos relacionados à área

Instruções para submissão

  • Formato dos artigos
  • Instruções de submissão
  • Processo de revisão

Os artigos a serem submetidos podem ser escritos em português ou em inglês. Eles deverão conter no máximo 12 (doze) páginas, no caso de artigos completos, ou 6 (seis) páginas, no caso de artigos curtos. O comitê ainda se reserva o direito de aceitar como artigo curto textos submetidos na categoria de artigo completo. Serão aceitos somente artigos em formato PDF utilizando o modelo dos artigos da SBC. O estilo da SBC pode ser obtido na URL: https://goo.gl/nfe5ps. A submissão dos artigos será exclusivamente eletrônica, através do sistema JEMS: https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=4007

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 15/03 31/03 07/04 (final)
  • Divulgação dos resultados: 06/05 10/05 12/05
  • Envio das versões finais dos artigos: 20/05
  • Prazo de Inscrição dos autores: 20/05

Inscrição de autores

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos um dos autores do artigo realize a sua inscrição no evento na categoria profissional dentro do prazo definido. Cada inscrição na categoria profissional dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Autores com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma “taxa de publicação” por artigo adicional. O valor dessa taxa pode ser visto na página de inscrições do CSBC 2022.

Publicação de trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance), ISSN 2595-6167, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wperformance. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Organização

Organizadores Gerais:

Fabrício Murai (UFMG)
Rodrigo da Rosa Righi (Unisinos)

Organizadores do comitê de programa:

Fabrício Murai (UFMG)
Rodrigo da Rosa Righi (Unisinos)

Apoio local:

Igor Monteiro Moraes (UFF)

Comitê de programa:

  • Alex Borges Vieira (UFJF)
  • Alfredo Goldman (USP)
  • Ana Paula Couto da Silva (UFMG)
  • Antônio Abelém (UFPA)
  • Antônio Rocha (UFF)
  • Antonio Tadeu Gomes (LNCC)
  • Carlos Alberto Vieira Campos (UNIRIO)
  • Daniel Cordeiro (USP)
  • Daniel de Oliveira (UFF)
  • Daniel Figueiredo (UFRJ)
  • Daniel Menasché (UFRJ)
  • Dianne Medeiros (UFF)
  • Eduardo Cerqueira (UFPA)
  • Emilio Francesquini (UFABC)
  • Fabricio Murai (UFMG)
  • Gustavo Figueiredo (UFBA)
  • Henrique Cota Freitas (PUC Minas)
  • Humberto Marques (PUC Minas)
  • Igor Moraes (UFF)
  • Islene Garcia (UNICAMP)
  • Jefferson Elbert Simões (UNIRIO)
  • João Netto (UFRGS)
  • José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE)
  • Kayo Gonçalves e Silva (UFRN)
  • Luis Henrique Costa (UFRJ)
  • Luiz Fernando Bittencourt (UNICAMP) 
  • Marcos Amaris (UFPA)
  • Marcos Seruffo (UFPA)
  • Márcio Castro (UFSC)
  • Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ) 
  • Monica Pereira (UFRN)
  • Morganna Diniz (UNIRIO)
  • Odorico Mendizabal (UFSC)
  • Rafael Melo (UFBA)
  • Rafael Pasquini (UFU)
  • Raphael Camargo (UFABC)
  • Rodrigo da Rosa Righi (Unisinos)
  • Sidney Lucena (UNIRIO)
  • Thiago Ferreira de Noronha (UFMG) 
  • Vladimir Rocha (UFABC)

Contato

Fabrício Murai
murai@dcc.ufmg.br

Rodrigo da Rosa Righi
rrrighi@unisinos.br