WTESTBEDS 1º Workshop de Testbeds

curva-2022

Programação

Nesta palestra vamos apresentar e discutir aspectos relacionados à adoção do paradigma Data Intensive Scalable Computing (DISC), considerando a nova tendência de adoção de ambientes edge/fog/cloud. Estes cenários contemporâneos são muito relevantes para todas as organizações. Desta forma, a necessidade de ambientes experimentais (TESTBEDs) se fazem necessários, posto que estamos em um mundo onde bilhões de dispositivos IoT e IIoT estão sendo conectados e uma quantidade sem precedentes de dados digitais gerados, exigindo esforços especiais de processamento e armazenamento de dados altamente distribuídos.


Gustavo Dias

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Gustavo Dias é Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Possui Graduação em Ciência da Computação pela FAESA e Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Foi Bolsista da FAPERJ atuando na RedeRio, Líder do projeto de tecnologia do CENTRO DE OPERAÇÕES RIO da Prefeitura do Rio de Janeiro e Professor na Universidade Cândido Mendes e Centro Universitário Carioca. Atualmente é responsável pelo Desenvolvimento, Gestão e Suporte dos Serviços para Experimentação e e-Ciência da RNP.


Mário A. R. Dantas

Instituto de Ciências Exatas

Mário A. R. Dantas é Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Prof Dantas é PhD em Ciência da Computação pela University of Southampton (Reino Unido), foi Professor Visitante na University of Western Ontario (Canadá- 2012), Pesquisador Visitante Sênior em Riken (Japão- 2017-2018) e Analista de Sistema da Petrobrás (1987-1998). É autor de centenas de artigos científicos, dezenas de capítulos em livros e três livros. Orientou inúmeras pesquisas de graduação, especialização, mestrado e doutorado com foco em desafios de redes, distribuídos e alto desempenho. Atuou como consultor em diversos projetos com a indústria nas áreas de Redes, Internet das Coisas Industrial (IIoT), High Performance Computing, Data Intensive Scalable Computing (DISC), e-Health, HCI, Edge/Fog/Cluster/Grid/Cloud Ambientes de Armazenamento Computacional, Contexto-Aware, Distribuído e Paralelo, Ambient Assisted Living (AAL). Ganhou 31 prêmios nacionais e internacionais relacionados ao ensino e à pesquisa. É Editor e Editor-Convidado de vários periódicos internacionais relacionados às suas áreas de pesquisa.

Nesta Sessão Técnica serão apresentados os trabalhos relacionados ao uso ou desenvolvimento de TESTBEDs ou Plataformas de Experimentação que foram selecionados pela "Chamada de Trabalhos" do WTESTBEDs 2022. O objetivo desta sessão é que os autores compartilhem suas experiências e aprendizados no uso e/ou construção de TESTBEDs e/ou Plataformas de Experimentação com a Comunidade Científica participante do CSBC 2022.

 

Relatos de Experiências do Processo de Implantação do Testbed de Aplicações Blockchain Brasileiro
Murilo Silva (UFPA), Alan Veloso (UFPA), Antônio Abelém (UFPA)
Criação de Redes Virtuais no MENTORED Testbed:
Uma Analise Experimental
Bruno Henrique Meyer (UFPR), Davi Daniel Gemmer (UFMG), Allex Magno Andrade (IFSC e RNP), Emerson Ribeiro de Mello (IFSC), Michele Nogueira (UFPR, UFMG), Michelle Silva Wangham (RNP e UNIVALI)
Criação de fluxos em equipamentos ópticos e Switches programáveis através de aplicações northbound e controlador SDN opensource utilizando o Laboratório SDN Multicamadas
Luciano Martins (CPQD), Niudomar S. A. Chaves (CPQD), Fernando N. N. Farias (RNP),Marcos Schwarz (RNP), Tiago Sutili (CPQD), Rafael C. Figueiredo (CPQD)
FreeRouter in a Nutshell: A “Protocoland” routing platform for Open and Portable Carrier-Class Testbeds
Everson Scherrer Borges (UFES), Edgard da Cunha Pontes (UFES), Csaba Mate (RARE), Frederic Loui (GÉANT), Magnos Martinello (UFES), Moisés R. N. Ribeiro (UFES)
Ambiente virtual de simulação e controle de redes ópticas baseado em softwares de código aberto e modelos OpenROADM
Niudomar S. A. Chaves (CPQD), Luciano Martins (CPQD)
Sessão de Perguntas
Moderador: Fernando Farias (RNP)

Nesta palestra apresentaremos um caso de uso onde algoritmos de Inteligência Artificial são usados para a análise de fluxo de dados da rede da RNP, com o propósito de identificar violações do acordo de serviço por parte de usuários desta rede. Também discutiremos de que forma plataformas de experimentação e TESTBEDs estão contribuindo na pesquisa e validação e resultados deste projeto.

 


Fernando Farias

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Fernando Farias é Coordenador de Projetos em P,D & I na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desde 2019. Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2003. Mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada e Redes de Computadores pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2008. Doutorado em Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Computação e Redes de Computadores pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2019. Participou de Projetos (CNPq e RNP) de Cooperação Internacional visando TestBeds para Experimentações em redes como: FIBRE, NECOS e INSANE. E atualmente na RNP, tem trabalhado em projetos de Internet Avançada nas áreas de Redes Definida por Softwares, Circuitos Dinâmicos e Monitoramento de Desempenho de Redes.


Antonio Augusto "Guto" de Aragão Rocha

Universidade Federal Fluminense

Antonio Augusto ""Guto"" de Aragão Rocha é professor do IC/UFF, com doutorado na COPPE/UFRJ e pós-doutorado pela UMassAmherst. Tem interesse e trabalhos na áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Segurança
em Sistemas Computacionais e Ciência de Dados. Ele tem artigos em importantes conferências e periódicos
internacionais, sendo alguns deles premiados,  incluindo os de melhores artigos no ACM/CoNEXT 2009, SBRC 2007 WPerformance 2004, 2012 e 2014. Em 2014 foi ainda agraciado com o prêmio Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Membro dos comitês tecnicos da RNP, CT-Mon e CT-Blockchain. Atualmente coordena, dentre outros, o projeto Network Borescope fomentado pela RNP e o projeto COMIN-19 Borescope que conta com o apoio também da RNP, através da infraestrutura computacional.

Nesta palestra discutiremos o que é e-Science, suas demandas para experimentação e possíveis oportunidades para a construção e/ou uso de TESTBEDs nesta área de pesquisa.

 


Leandro Mondin

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Leandro Mondin é graduado em Sistemas de Informação (PUCRS), possui MBA em Gestão de Negócios (Laureate International Universities) e é mestre em Ciências da Computação (UFRGS). Possui certificações profissionais como PMP (Project Management Professional) e CSPO (Certified Scrum Product Owner). Na área acadêmica, trabalhou com pesquisas envolvendo a avaliação da qualidade de Sistemas Autônomos na Internet. Na área de Gestão de Negócios, trabalhou com pesquisas relacionadas à Inovação Aberta, onde publicou uma proposta de framework para avaliar o grau de adesão de uma empresa a este paradigma. Atualmente trabalha como Service Owner do Serviço de Testbeds RNP.


Daniel Cardoso Moraes de Oliveira

Universidade Federal Fluminense

Daniel de Oliveira é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) desde fevereiro de 2013. Recebeu o grau de Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 2012 e o de Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação em 2008, também pela COPPE/UFRJ. Desde 2013 lidera o Grupo de Pesquisa em eScience da Universidade Federal Fluminense (UFFeScience). É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq desde 2016 e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ também desde 2016. Seus interesses de pesquisa incluem ciência de dados, computação em nuvem, gerência de dados de proveniência, gerência de workflows científicos, paralelismo de dados, bioinformática e mineração de dados. Publicou mais de 200 artigos em periódicos indexados e em congressos nacionais e internacionais. Vem participando de Comitês de Programa de congressos nacionais e internacionais como o VLDB, IPAW, SBBD, além de ser revisor ad-hoc de revistas nacionais e internacionais.

A partir de um estudo de caso, nesta palestra discutiremos as demandas e oportunidades de pesquisa na área de saúde digital e de que forma as plataformas de experimentação e TESTEBEDS podem contribuir com pesquisas e trabalhos nesta área.

 


Leandro Mondin

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Leandro Mondin é graduado em Sistemas de Informação (PUCRS), possui MBA em Gestão de Negócios (Laureate International Universities) e é mestre em Ciências da Computação (UFRGS). Possui certificações profissionais como PMP (Project Management Professional) e CSPO (Certified Scrum Product Owner). Na área acadêmica, trabalhou com pesquisas envolvendo a avaliação da qualidade de Sistemas Autônomos na Internet. Na área de Gestão de Negócios, trabalhou com pesquisas relacionadas à Inovação Aberta, onde publicou uma proposta de framework para avaliar o grau de adesão de uma empresa a este paradigma. Atualmente trabalha como Service Owner do Serviço de Testbeds RNP.


Cristiano André da Costa

UNISINOS

Dr. Cristiano André da Costa é Professor Titular II na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e diretor do SOFTWARELAB, Núcleo de Excelência em Inovação de Software da Unisinos. Dr. Costa é o fundador do SOFTWARELAB, no qual coordena diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) com a indústria. Seus interesses de pesquisa incluem computação móvel e distribuída, Internet das Coisas, interoperabilidade semântica, e inteligência artificial, principalmente aplicados à área de saúde. Dr. Costa é Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2016, foi professor visitante na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU, Alemanha) no Pattern Recognition Lab. Ele é bolsista de produtividade do CNPq desde 2012. Professor Cristiano Costa é membro sênior da ACM e IEEE. Ele é membro da Engineering in Medicine & Biology Society (EMBS), da International Association for the Development of the Information Society (IADIS) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).


Gustavo Dias

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP

Gustavo Dias é Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Possui Graduação em Ciência da Computação pela FAESA e Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Foi Bolsista da FAPERJ atuando na RedeRio, Líder do projeto de tecnologia do CENTRO DE OPERAÇÕES RIO da Prefeitura do Rio de Janeiro e Professor na Universidade Cândido Mendes e Centro Universitário Carioca. Atualmente é responsável pelo Desenvolvimento, Gestão e Suporte dos Serviços para Experimentação e e-Ciência da RNP.

Sobre o evento

Esta primeira edição do WTESTBEDS tem como propósito divulgar e discutir junto à comunidade científica brasileira como os Testbeds têm contribuído para o ensino, pesquisa científica, validação de hipótese e na prototipação de soluções no Brasil e no mundo. No evento buscaremos demonstrar a riqueza de possibilidades no uso destas plataformas de experimentação e como elas podem contribuir para qualificar o resultado da pesquisa científica e na validação de hipóteses e ideias. 

A partir de uma divulgação abrangente dos principais Testbeds disponíveis no Brasil e no mundo, buscaremos apresentar estudos de caso e artigos científicos que fizeram uso destas plataformas com sucesso. A partir destes estudos de caso, entendemos que pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas de pesquisa poderão se inspirar e se identificar com tais situações, melhorando sua compreensão sobre o tipo de contribuição que um Testbed pode oferecer, bem como, dentre aqueles disponíveis qual(is) o(s) que melhor se ajustam às suas necessidades.  

O Workshop de Testbeds não se propõe apenas em ser um espaço para apresentar e inspirar pesquisadores no uso de Testbeds, mas também buscamos ser um novo espaço que possibilite a articulação da comunidade de pesquisa experimental em TICs que tenha interesse em participar e influenciar nos caminhos do tema.

Reproduzir vídeo

Chamada de Trabalhos

Convidamos professores, pesquisadores, alunos e membros de startups a submeterem artigos com trabalhos relacionados ao uso ou ao desenvolvimento de Testbeds ou Plataformas de Experimentação.  Nosso objetivo é que profissionais com experiência no uso ou desenvolvimento de Testbeds compartilhem com a comunidade científica de que forma estas infraestruturas contribuíram para os resultados obtidos em seus trabalhos. 

São de interesse deste workshop trabalhos ou casos de uso que envolveram (a) Pesquisa Experimental em TICs, (b) Ensino & Educação, (c) Construção de MVP e (d) Concepção/Desenvolvimento de Testbeds ou Plataformas de Experimentação, relacionados a lista não exaustiva aos tópicos de interesse acima relacionados.

Apenas a título de exemplo relacionamos a seguir uma série de plataformas desenvolvidas através de projetos PD&I, coordenados e/ou financiados pela RNP e que atualmente compõem o Serviço de Testbeds da RNP:

IMPORTANTE: os artigos com trabalhos ou casos de uso que relatam tais experiências NÃO ESTÃO RESTRITOS ÀS PLATAFORMAS ACIMA MENCIONADAS sendo permitidos relatos de experiência em OUTRAS Plataformas de Experimentação, sendo da RNP ou não, inclusive internacionais.

Tópicos de interesse

  • Repetibilidade ou reprodutibilidade de experimentos e datasets
  • Medição e aferição de dados coletados por experimentos
  • Algoritmos Distribuídos
  • Aplicações Distribuídas e em Redes
  • Blockchain
  • Campus ou Escritórios Inteligentes
  • Computação na nuvem ou na névoa
  • Detecção e prevenção de anomalias e ataques
  • Especificação, validação e verificação de protocolos de rede
  • Gerenciamento de identidades
  • Aplicações ou Middlewares relacionados à Internet das coisas (IoT)
  • Internet do futuro
  • Novas Arquiteturas de Redes
  • Medição e monitoração de redes
  • Qualidade de serviço (QoS) e de experiência (QoE)
  • Redes centradas na informação
  • Redes definidas por software
  • Programabilidade do plano de dados
  • Redes ópticas
  • Redes sem fio infraestruturadas
  • Roteamento, comutação e endereçamento
  • Segurança em redes e em sistemas distribuídos
  • Virtualização de funções de rede
  • Virtualização de redes
  • Utilização de múltiplas infraestruturas ou federação de testbeds em um único experimento

Instruções para submissão

As submissões devem ser realizadas através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=4003).

Formato dos artigos

  • Os artigos devem:
    • Identificar a plataforma utilizada/concebida/desenvolvida;
    • Evidenciar de que forma a plataforma contribuiu para o trabalho; 
    • Quais foram as razões que levaram à escolha/concepção/desenvolvimento da mesma;
    • Detalhar como foi realizado trabalho ou estudo de caso envolvendo (a) Pesquisa Experimental, (b) Ensino & Educação, (c) Construção de MVP e (d) Concepção/Desenvolvimento de Testbeds ou Infraestruturas de Experimentação;
    • Os artigos devem incluir a maior riqueza de detalhes possível, de forma a facilitar o entendimento do leitor, incluindo, por exemplo, screenshots, diagramas e fotos para ilustrar os experimentos;
    • Descrever os pontos fortes (destaques) relacionados à plataforma utilizada/concebida/desenvolvida;
    • Descrever os pontos de melhorias (dificuldades) relacionados à plataforma utilizada/concebida/desenvolvida;
    • Apresentar sugestões para a evolução da plataforma utilizada/concebida/desenvolvida. Uma boa forma de realizar esta sugestão seria responder a seguinte pergunta: se esta plataforma fosse construída novamente, o que ela deveria melhorar?

Instruções de submissão

  • Os artigos a serem submetidos devem ser em português, inglês ou espanhol, ter entre 4 e 12 páginas;
  • Serão aceitos somente arquivos em PDF formatados utilizando o template para artigos da SBC, disponível em  http://tinyurl.com/sbc-template-artigos.

Processo de revisão

Os trabalhos submetidos passarão por uma etapa de avaliação que visa ranquear os artigos. Cada artigo será revisado e avaliado pelos membros do Comitê de Avaliação, que analisarão o artigo submetido pelos autores (vide informações na seção “Instruções de submissão” acima). Após a etapa de avaliação, será realizada uma etapa de discussão entre todos os integrantes do Comitê de Avaliação para selecionar os trabalhos aceitos. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o WTESTBEDS – CSBC 2022 no período de 31 julho a 05 agosto de 2022.

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 15/03 31/03 07/04 (final)
  • Divulgação dos resultados: 06/05 10/05
  • Envio das versões finais dos artigos: 20/05
  • Prazo de Inscrição dos autores: 20/05

Inscrição de autores

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos um dos autores do artigo realize a sua inscrição no evento na categoria profissional. Cada inscrição na categoria profissional dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Autores com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma “taxa de publicação” por artigo adicional. O valor dessa taxa pode ser visto na página de inscrições do CSBC 2022.

Publicação de trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop de Testbeds. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Premiações & Edição especial

Escolha do melhor artigo.

A comissão organizadora busca realizar parcerias com publicações internacionais em journals na área de experimentação e Testbeds, e aqueles os artigos considerados aderentes aos requisitos destas publicações serão recomendados pela comissão para sua publicação nos mesmos. É importante mencionar que o formato de publicação em journals  requer que os conteúdos dos artigos sejam estendidos dado o formato das publicações nestes periódicos.

Organização

Organizadores Gerais:

Gustavo Neves Dias (RNP) 

Organizadores do comitê de programa:

Leandro Emerson Mondin (RNP)
Fernando Farias (RNP)

Apoio local:

Natália Fernandes Castro (Tele/UFF)

Comitê de programa: 

José Ferreira de Rezende – RNP e UFRJ – jose.rezende@rnp.br
Marcos Felipe Schwarz – RNP –  marcos.schwarz@rnp.br
José Henrique de Lima C. Dieguez Barreiro – RNP – henrique.dieguez@rnp.br
Lucas Bondan – RNP – lucas.bondan@rnp.br
Rafael De Tommaso do Valle – RNP – rafael.valle@rnp.br
Gustavo Neves Dias – RNP – Gustavo.dias@rnp.br
Fernando Nazareno Nascimento Farias – RNP – fernando.farias@rnp.br
Leandro Emerson Mondin – RNP – leandro.mondin@rnp.br

Contato

wtestbeds2022@rnp.br