Sobre o CSBC

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. Realizado desde a fundação da SBC em 1978 do CSBC, o evento reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e empreendedores visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras. É um evento abrangente com palestras de pesquisadores e profissionais renomados, acompanhados por diversos workshops, demonstrações e painéis temáticos  para engajar, construir, desenvolver e aprender com toda a comunidade de TI brasileira nas mais diversas áreas. A cada ano, a conferência reúne estudiosos reconhecidos pela suas contribuições para o rigor da teoria e relevância da prática, seu foco em tópicos importantes e oportunos e a qualidade de seus escritos.

Sobre o tema do CSBC 2023

Em sua 43ª edição, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) tem como tema central “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”. Esse tema emergente aborda sistemas com componentes físicos distribuídos geograficamente, interconectados por meio de redes de comunicação, formando infraestruturas descentralizadas e colaborativas. Essas características estão presentes em ambientes como a indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, metaverso, entre outros. Essas tecnologias encontram aplicação em setores estratégicos para o país, como manufatura, transporte, saúde, controle ambiental, entretenimento, comércio e segurança. Dominar essas tecnologias é, portanto, de suma importância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

O CSBC será sediado pela primeira vez em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Cidade com o local mais oriental das Américas, simbolizado pelo farol do Cabo Branco. A cidade oferece um ambiente acolhedor e inspirador para discutir as oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital.  Junte-se a nós em João Pessoa e seja protagonista na construção de um futuro tecnológico promissor e conectado.