CTD - Concurso de Teses e Dissertações
O XXXVI Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do CSBC selecionará e premiará as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país concluídas, isto é, defendidas e aprovadas, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. As teses e dissertações que concorrerem este ano serão avaliadas conforme os resultados científicos e tecnológicos já gerados pelo trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação.
Os trabalhos submetidos passarão por uma etapa inicial de seleção que visa a escolher as 6 (seis) melhores teses de doutorado e as 10 (dez) melhores dissertações de mestrado de 2022. Cada trabalho será revisado por pelo menos três especialistas, que analisarão o material submetido pelos(as) autores(as) (vide informações na seção “Submissão de Trabalhos” abaixo). Após a fase de revisão, será realizada uma etapa de discussão entre os integrantes do Comitê de Avaliação para selecionar os trabalhos aceitos.
Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o CTD/CSBC 2023 no período de 06 a 11 de agosto de 2023. Para fins de premiação, será avaliada também a qualidade dessa apresentação oral. As pessoas autoras que não apresentarem seus trabalhos no CTD não concorrerão aos prêmios. Dentre os trabalhos que cumprirem os requisitos estabelecidos, serão premiados até 6 (seis) trabalhos, correspondentes às 3 (três) melhores teses de doutorado e às 3 (três) melhores dissertações de mestrado. A premiação do CTD será realizada conforme programação do evento, ainda em definição. É obrigatório que os concorrentes estejam presentes na premiação.
Os tópicos de interesse estão associados às 27 Comissões Especiais da SBC e aos 4 Grupos de Trabalhos:
- Algoritmos, Combinatória e Otimização
- Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho
- Bancos de Dados
- Biologia Computacional
- Computação Aplicada à Saúde
- Computação em Governo Digital
- Computação em Nuvem
- Computação Gráfica e Processamento de Imagens
- Computação Musical
- Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados
- Educação em Computação
- Engenharia de Sistemas Computacionais
- Engenharia de Software
- Geoinformática
- Informática na Educação
- Inteligência Artificial
- Inteligência Computacional
- Interação Humano-Computador
- Jogos e Entretenimento Digital
- Linguagens de Programação
- Lógica
- Métodos Formais
- Processamento de Linguagem Natural
- Realidade Virtual
- Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
- Robótica
- Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais
- Sistemas Colaborativos
- Sistemas de Informação
- Sistemas Multimídia e Web
- Sistemas Tolerantes a Falhas
Desta forma, alguns tópicos de interesse são descritos à seguir, mas não limitando-se a estes:
- Algoritmos e complexidade computacional
- Algoritmos e ferramentas para a automação do projeto de circuitos integrados
- Análise e Verificação de Programas
- Aplicações de Processamento de Linguagem Natural
- Aplicações em Jogos Digitais
- Aplicações, tecnologias, estudos com usuários e análise de impacto envolvendo realidade virtual, aumentada, mista e estendida
- Arquitetura de computadores
- Assistentes de provas
- Ciência de dados geoespacial e Dados geoespaciais de grande volume (big geospatial data)
- Combinatória e teoria dos grafos
- Computação aplicada à saúde e biologia
- Computação distribuída
- Criptografia moderna
- Desenvolvimento de Sistemas de Software Contemporâneos
- Engenharia de Software Experimental
- Frameworks lógicos
- Fundamentação da computação
- Geração e Transformação de Programas
- Gestão de sistemas de informação, tecnologia da informação, dados e processos em organizações e na sociedade
- IHC na sociedade
- Inteligência Artificial aplicada à saúde
- Inteligência Artificial, Graphics, UX/UI e Interação em Jogos Digitais
- Interação com novos dispositivos
- Interfaces imersivas e não imersivas para realidade virtual, aumentada, mista e estendida
- Jogos Digitais e Entretenimento Digital
- Lógica em inteligência artificial: representação de conhecimento, sistemas multiagentes, raciocínio não-monotônico, raciocínio sobre conhecimento, crenças ou ações
- Lógicas não-clássicas
- Métodos linguisticamente fundamentados: recursos, aplicações e teorias linguísticas aplicadas ao PLN
- Modelagem e gerenciamento de dados geoespaciais
- Modelos de Linguagem, Aprendizagem de Máquina e Métodos Híbridos em PLN: técnicas, recursos e interpretabilidade
- Ontologias
- Otimização Combinatória e Programação Matemática
- Paradigmas, modelagem, design, engenharia e avaliação de sistemas de informação
- Privacidade
- Processamento de alto desempenho
- Processamento e análise de imagens médicas
- Projeto de circuitos e sistemas analógicos e de rádiofrequência
- Projeto de circuitos e sistemas digitais
- Projeto e avaliação de sistemas interativos
- Projeto e Implementação de Linguagens de Programação
- Prova automática de teoremas
- Qualidade de Software
- Redes de computadores
- Robótica Inteligente e Computacao Aplicada à Robótica
- SAT solvers
- Segurança de redes e sistemas computacionais
- Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes: Internet das Coisas; Metaverso, tecnologias de exibição e de interação (Realidade Aumentada, wearables, sistemas hápticos); tecnologias de identificação e de reconhecimento como face, gestos e voz; big data; data analytics; IA, blockchain, interfaces conversacionais, entre outros.
- Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos: inclui-se aqui sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, colaboração global, economia criativa e outros domínios
- Sistemas de informação aplicados a domínios(*), visão sociotécnica e interdisciplinaridade. (*) Saúde, Agricultura, Governo, Educação, Sociedade, entre outros
- Sistemas distribuídos
- Software, hardware e sistemas de/para realidade virtual, aumentada, mista e estendida
- Teoria da prova
- Teorias e modelos: análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos etc), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos
- Verificação de modelos e Verificação formal de sistemas
As submissões devem ser realizadas através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/ctd2023), e cada submissão deverá conter quatro arquivos em formato PDF:
- Resumo a ser escrito em Português ou Inglês, respeitando o limite máximo de 10 (dez) páginas, incluindo o texto, as figuras, as referências e os apêndices. O texto deve ser formatado utilizando o template para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. No artigo, o(a) autor(a) deve deixar clara a contribuição do trabalho para a área e as possibilidades de impacto do trabalho. O texto deve incluir, obrigatoriamente, o título da tese ou dissertação, os nomes do(a) autor(a), do(a) orientador(a) e co-orientador(es/as) com as respectivas afiliações, resumo/abstract, caracterização do problema de pesquisa e motivação, objetivos e contribuições, trabalhos relacionados, resultados obtidos, metodologia de pesquisa, base de dados pública ou privada, bem como quaisquer outros elementos que ajudem a justificar o trabalho ser considerado um dos melhores do país em 2022. Quando necessário, o resumo pode fazer referências ao texto da tese ou dissertação. Salientamos ser essencial destacar a contribuição em Ciência da Computação mesmo se o trabalho for a utilização de algoritmos ou técnicas de computação em outras áreas.
- Texto dos subprodutos (tais como, artigos científicos, patentes, programas registrados, assim como quaisquer outros elementos que permitam qualificar o trabalho) a ser escrito em Português ou Inglês, o qual deverá constar os principais problemas e contribuições científicas, respeitando o limite máximo de 6 (seis) páginas utilizando o template para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos, o qual servirá essencialmente como fonte de consulta para avaliar o impacto dos subprodutos gerados pela tese de doutorado ou dissertação de mestrado. Pede-se que os autores indiquem subprodutos do trabalho, tais com, artigos relacionados ao CTD como primeiro autor e número de citações, artigos desenvolvidos durante o CTD como outro autor e número de citações (pode-se citar o fator de impacto da revista e/ou taxa de aceitação da conferência), patentes, programas registrados, programas de domínio público ou livre (indicando as respectivas URLs) com o respectivo impacto (p.e., número de downloads, número de usuários registrados, número de visualizações, etc.), assim como quaisquer outros elementos que ajudem a justificar o trabalho ser considerado um dos melhores do país em 2022. Vale a pena destacar que os subprodutos devem estar incluídos no Lattes, e artigos aceitos e ainda não publicados devem incluir o e-mail de aceite.
- Texto completo da tese ou dissertação, o qual servirá essencialmente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho, isto é, o texto em si não passará por um processo de revisão.
- Cópia digitalizada do diploma (ou documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada, e caso tenha sido aprovado com restrição mostrar que a restrição foi resolvida).
- Limite para submissão dos trabalhos:
05/03/2023–20/03/2023– 05/04/2023 (Final) - Notificação dos trabalhos selecionados:
05/05– 20/05/2023 - Data limite para envio das versões finais dos trabalhos:
16/05– 28/05/2023 - Prazo de inscrição autores(as):
16/05– 05/07/2023
A premiação do CTD será realizada conforme programação do evento, ainda em definição. É obrigatório que a pessoa autora da tese ou dissertação esteja inscrita no CSBC 2023 (em qualquer categoria) para ter seu artigo publicado nos anais e possa apresentar o trabalho durante o evento.
Como nos anos anteriores, a organização do evento oferecerá ajuda de custo no valor de 3 diárias CNPq (somente ao autor de cada tese ou dissertação selecionada). Para receber a ajuda de custo (e, como mencionado, concorrer a um dos prêmios), o autor deverá apresentar o trabalho e estar presente durante a premiação. Somente após a solenidade, será concedido o benefício. É obrigatório que o autor da tese ou dissertação esteja inscrito no CSBC 2023 (em qualquer categoria) para ter seu artigo publicado nos anais e possa apresentar o trabalho durante o evento.
Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do CTD 2023, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do CTD 2023, disponível no link https://sol.sbc.org.br/index.php/ctd. Todos os artigos serão indexados com DOI e os Anais terão ISSN.
Olá, o XXXVI Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do CSBC 2023 teve um total de 67 submissões, de altíssima qualidade!
Connected and Disconnected Matchings | Bruno Porto Masquio, Paulo Pinto, Jayme Szwarcfiter | UERJ |
Deep Learning-based Reconstruction of Shredded Documents | Thiago Meireles Paixão, Maria Claudia Boeres, Thiago Oliveira dos Santos | UFES |
High-Performance Elliptic Curve Cryptography: A SIMD Approach to Modern Curves | Armando Faz Hernández, Julio Hernandez | UNICAMP |
Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games | Gabriel Vasiljevic, Leonardo Cunha de Miranda | UFRN |
On (in)tractability of connection and cut problems | Alexsander Melo, Celina Figueiredo, Uéverton Souza, Ana Shirley da Silva | UFRJ |
When Personalized Gamification meets Computing Education: A Multidimensional Approach to Motivate Students to Learn | Luiz Rodrigues, Seiji Isotani | USP |
An Architectural Framework for Expert Identification Based on Social Network Analysis | Tales Lopes, Victor Stroele, Regina Braga | UFJF |
chi-Diperfect Digraphs | Caroline A.P. Silva, Cândida Silva, Orlando Lee | UNICAMP |
Design and Evaluation of a Method for Over-The-Air Firmware Updates for IoT Devices | Maria Júlia Berriel de Sousa | UNICAMP |
Dynamic allocation of microservices for virtual reality video delivery to provide quality of experience support in a fog computing architecture | Derian Alencar, Denis Rosário, Helder Oliveira | UFPA |
EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA | Marcelo Rocha, Debora Muchaluat-Saade | UFF |
iRec: Um framework para modelos interativos em Sistemas de Recomendação | Thiago Silva, Adriano Machado Pereira, Leonardo Rocha | UFSJ |
Memory-Safe Elimination of Side Channels | Luigi Soares, Fernando Quintao Pereira | UFMG |
Plataforma de projeção interativa para jogos sérios relacionados ao transtorno do espectro autista | Andre Trindade, Marcelo da Silva Hounsell | UDESC |
Scalable Learning of Probabilistic Circuits | Renato Geh | USP |
Text Representation through Multimodal Variational Autoencoder for One-Class Learning | Marcos Gôlo | USP |
Coordenadores do CTD 2023
Programação CTD
S1 09:00 – 10:30 – Doutorado
09:00 – 09:20
Connected and Disconnected Matchings
Bruno P. Masquio, Paulo E. D. Pinto, Jayme L. Szwarcfiter
09:20 – 09:40
Deep Learning-based Reconstruction of Shredded Documents
Thiago M. Paixão, Maria C. S. Boeres, Thiago Oliveira-Santos
09:40 – 10:00
High-Performance Elliptic Curve Cryptography: A SIMD Approach to Modern Curves
Armando Faz-Hernández, Julio López
10:00 – 10:20
Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games
Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, Leonardo Cunha de Miranda
10:20 – 10:30
Fechamento das bancas avaliadoras
S2 11:00 – 12:30 – Doutorado/Mestrado
11:00 – 11:20 – Doutorado
On (in)tractability of connection and cut problems
Alexsander A. de Melo, Celina M. H. de Figueiredo, Uéverton S. Souza, Ana Silva
11:20 – 11:40 – Doutorado
When Personalized Gamification meets Computing Education: A Multidimensional Approach to Motivate Students to Learn
Luiz Rodrigues, Seiji Isotani
11:40 – 12:00 – Mestrado
An Architectural Framework for Expert Identification Based on Social Network Analysis
Tales Lopes, Victor Ströele, Regina Braga
12:00 – 12:20 – Mestrado
χ-Diperfect Digraphs
Caroline A. de Paula Silva, Orlando Lee, Cândida N. da Silva
12:20 – 12:30
Fechamento das bancas avaliadoras
S3 14:00 – 15:30 – Mestrado
14:00 – 14:20
Design and Evaluation of a Method for Over-The-Air Firmware Updates for IoT Devices
Maria Júlia Berriel de Sousa, Juliana Freitag Borin
14:20 – 14:40
Dynamic allocation of microservices for virtual reality content delivery to provide quality of experience support in a fog computing architecture
Derian Alencar, Helder Oliveira, Denis Rosário
14:40 – 15:00
EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA
Marcelo Marques da Rocha, Débora Christina Muchaluat-Saade
15:00 – 15:20
iRec: Um framework para modelos interativos em Sistemas de Recomendação
Thiago Silva, Adriano Pereira, Leonardo Rocha
15:20 – 15:30
Fechamento das bancas avaliadoras
S4 15:30 – 17:00 – Mestrado
15:30 – 15:50
Memory-Safe Elimination of Side Channels
Luigi Soares, Fernando Magno Quintão Pereira
15:50 – 16:10
Plataforma de Projeção Interativa para Jogos Sérios Relacionados ao Transtorno do Espectro Autista
André B. Trindade, Marcelo da Silva Hounsell
16:10 – 16:30
Scalable Learning of Probabilistic Circuits
Renato Lui Geh, Denis Deratani Mauá
16:30 – 16:50
Text Representation through Multimodal Variational Autoencoder for One-Class Learning
Marcos Paulo Silva Gôlo, Ricardo Marcondes Marcacini
16:50 – 17:00
Fechamento das bancas avaliadoras
RESULTADO CTD 2023
Doutorado |
|
1º lugar | On (in)tractability of connection and cut problems Alexsander A. de Melo, Celina M. H. de Figueiredo, Uéverton S. Souza, Ana Silva |
2º lugar | When Personalized Gamification meets Computing Education: A Multidimensional Approach to Motivate Students to Learn Luiz Rodrigues, Seiji Isotani |
3º lugar | Deep Learning-based Reconstruction of Shredded Documents Thiago M. Paixão, Maria C. S. Boeres, Thiago Oliveira-Santos |
| Outros Finalistas por ordem alfabética do título do trabalho: |
| Connected and Disconnected Matchings Bruno P. Masquio, Paulo E. D. Pinto, Jayme L. Szwarcfiter |
| High-Performance Elliptic Curve Cryptography: A SIMD Approach to Modern Curves Armando Faz-Hernández, Julio López |
| Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, Leonardo Cunha de Miranda |
|
|
Mestrado |
|
1º lugar | Scalable Learning of Probabilistic Circuits Renato Lui Geh, Denis Deratani Mauá |
2º lugar | Text Representation through Multimodal Variational Autoencoder for One-Class Learning Marcos Paulo Silva Gôlo, Ricardo Marcondes Marcacini |
3º lugar | EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA Marcelo Marques da Rocha, Débora Christina Muchaluat-Saade |
| Outros Finalistas por ordem alfabética do título do trabalho: |
| An Architectural Framework for Expert Identification Based on Social Network Analysis Tales Lopes, Victor Ströele, Regina Braga |
| χ-Diperfect Digraphs Caroline A. de Paula Silva, Orlando Lee, Cândida N. da Silva |
| Design and Evaluation of a Method for Over-The-Air Firmware Updates for IoT Devices Maria Júlia Berriel de Sousa, Juliana Freitag Borin |
| Dynamic allocation of microservices for virtual reality content delivery to provide quality of experience support in a fog computing architecture Derian Alencar, Helder Oliveira, Denis Rosário |
| iRec: Um framework para modelos interativos em Sistemas de Recomendação Thiago Adriano da Silva, Adriano Pereira, Leonardo Rocha |
| Memory-Safe Elimination of Side Channels Luigi Soares, Fernando Magno Quintão Pereira |
| Plataforma de Projeção Interativa para Jogos Sérios Relacionados ao Transtorno do Espectro Autista André B. Trindade, Marcelo da Silva Hounsell |
Organizadores Gerais:
José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
Isabela Gasparini (UDESC)
Organizador local:
Paulo Ditarso Maciel Jr. (IFPB)
Comitê de Avaliação:
Em construção