CTD - Concurso de Teses e Dissertações

O XXXVI Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do CSBC selecionará e premiará as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país concluídas, isto é, defendidas e aprovadas, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. As teses e dissertações que concorrerem este ano serão avaliadas conforme os resultados científicos e tecnológicos já gerados pelo trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação.

Os trabalhos submetidos passarão por uma etapa inicial de seleção que visa a escolher as 6 (seis) melhores teses de doutorado e as 10 (dez) melhores dissertações de mestrado de 2022. Cada trabalho será revisado por pelo menos três especialistas, que analisarão o material submetido pelos(as) autores(as) (vide informações na seção “Submissão de Trabalhos” abaixo). Após a fase de revisão, será realizada uma etapa de discussão entre os integrantes do Comitê de Avaliação para selecionar os trabalhos aceitos.

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o CTD/CSBC 2023 no período de 06 a 11 de agosto de 2023. Para fins de premiação, será avaliada também a qualidade dessa apresentação oral. As pessoas autoras que não apresentarem seus trabalhos no CTD não concorrerão aos prêmios. Dentre os trabalhos que cumprirem os requisitos estabelecidos, serão premiados até 6 (seis) trabalhos, correspondentes às 3 (três) melhores teses de doutorado e às 3 (três) melhores dissertações de mestrado. A premiação do CTD será realizada conforme programação do evento, ainda em definição. É obrigatório que os concorrentes estejam presentes na premiação.

Os tópicos de interesse estão associados às 27 Comissões Especiais da SBC e aos 4 Grupos de Trabalhos:

  1. Algoritmos, Combinatória e Otimização
  2. Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho
  3. Bancos de Dados
  4. Biologia Computacional
  5. Computação Aplicada à Saúde
  6. Computação em Governo Digital
  7. Computação em Nuvem
  8. Computação Gráfica e Processamento de Imagens
  9. Computação Musical
  10. Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados
  11. Educação em Computação
  12. Engenharia de Sistemas Computacionais
  13. Engenharia de Software
  14. Geoinformática
  15. Informática na Educação
  16. Inteligência Artificial
  17. Inteligência Computacional
  18. Interação Humano-Computador
  19. Jogos e Entretenimento Digital
  20. Linguagens de Programação
  21. Lógica
  22. Métodos Formais
  23. Processamento de Linguagem Natural
  24. Realidade Virtual
  25. Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  26. Robótica
  27. Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais
  28. Sistemas Colaborativos
  29. Sistemas de Informação
  30. Sistemas Multimídia e Web
  31. Sistemas Tolerantes a Falhas


Desta forma, alguns tópicos de interesse são descritos à seguir, mas não limitando-se a estes:

    • Algoritmos e complexidade computacional
    • Algoritmos e ferramentas para a automação do projeto de circuitos integrados
    • Análise e Verificação de Programas
    • Aplicações de Processamento de Linguagem Natural
    • Aplicações em Jogos Digitais
    • Aplicações, tecnologias, estudos com usuários e análise de impacto envolvendo realidade virtual, aumentada, mista e estendida
    • Arquitetura de computadores
    • Assistentes de provas
    • Ciência de dados geoespacial e Dados geoespaciais de grande volume (big geospatial data)
    • Combinatória e teoria dos grafos
    • Computação aplicada à saúde e biologia
    • Computação distribuída
    • Criptografia moderna
    • Desenvolvimento de Sistemas de Software Contemporâneos
    • Engenharia de Software Experimental
    • Frameworks lógicos
    • Fundamentação da computação
    • Geração e Transformação de Programas
    • Gestão de sistemas de informação, tecnologia da informação, dados e processos em organizações e na sociedade
    • IHC na sociedade
    • Inteligência Artificial aplicada à saúde
    • Inteligência Artificial, Graphics, UX/UI e Interação em Jogos Digitais
    • Interação com novos dispositivos
    • Interfaces imersivas e não imersivas para realidade virtual, aumentada, mista e estendida
    • Jogos Digitais e Entretenimento Digital
    • Lógica em inteligência artificial: representação de conhecimento, sistemas multiagentes, raciocínio não-monotônico, raciocínio sobre conhecimento, crenças ou ações
    • Lógicas não-clássicas
    • Métodos linguisticamente fundamentados: recursos, aplicações e teorias linguísticas aplicadas ao PLN
    • Modelagem e gerenciamento de dados geoespaciais
    • Modelos de Linguagem, Aprendizagem de Máquina e Métodos Híbridos em PLN: técnicas, recursos e interpretabilidade
    • Ontologias
    • Otimização Combinatória e Programação Matemática
    • Paradigmas, modelagem, design, engenharia e avaliação de sistemas de informação
    • Privacidade
    • Processamento de alto desempenho
    • Processamento e análise de imagens médicas
    • Projeto de circuitos e sistemas analógicos e de rádiofrequência
    • Projeto de circuitos e sistemas digitais
    • Projeto e avaliação de sistemas interativos
    • Projeto e Implementação de Linguagens de Programação
    • Prova automática de teoremas
    • Qualidade de Software
    • Redes de computadores
    • Robótica Inteligente e Computacao Aplicada à Robótica
    • SAT solvers
    • Segurança de redes e sistemas computacionais
    • Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes: Internet das Coisas; Metaverso, tecnologias de exibição e de interação (Realidade Aumentada, wearables, sistemas hápticos); tecnologias de identificação e de reconhecimento como face, gestos e voz; big data; data analytics; IA, blockchain, interfaces conversacionais, entre outros.
    • Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos: inclui-se aqui sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, colaboração global, economia criativa e outros domínios
    • Sistemas de informação aplicados a domínios(*), visão sociotécnica e interdisciplinaridade. (*) Saúde, Agricultura, Governo, Educação, Sociedade, entre outros
    • Sistemas distribuídos
    • Software, hardware e sistemas de/para realidade virtual, aumentada, mista e estendida
    • Teoria da prova
    • Teorias e modelos: análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos etc), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos
    • Verificação de modelos e Verificação formal de sistemas

As submissões devem ser realizadas através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/ctd2023), e cada submissão deverá conter quatro arquivos em formato PDF:

  1. Resumo a ser escrito em Português ou Inglês, respeitando o limite máximo de 10 (dez) páginas, incluindo o texto, as figuras, as referências e os apêndices. O texto deve ser formatado utilizando o template para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. No artigo, o(a) autor(a) deve deixar clara a contribuição do trabalho para a área e as possibilidades de impacto do trabalho. O texto deve incluir, obrigatoriamente, o título da tese ou dissertação, os nomes do(a) autor(a), do(a) orientador(a) e co-orientador(es/as) com as respectivas afiliações, resumo/abstract, caracterização do problema de pesquisa e motivação, objetivos e contribuições, trabalhos relacionados, resultados obtidos, metodologia de pesquisa, base de dados pública ou privada, bem como quaisquer outros elementos que ajudem a justificar o trabalho ser considerado um dos melhores do país em 2022. Quando necessário, o resumo pode fazer referências ao texto da tese ou dissertação. Salientamos ser essencial destacar a contribuição em Ciência da Computação mesmo se o trabalho for a utilização de algoritmos ou técnicas de computação em outras áreas.
  2. Texto dos subprodutos (tais como, artigos científicos, patentes, programas registrados, assim como quaisquer outros elementos que permitam qualificar o trabalho) a ser escrito em Português ou Inglês, o qual deverá constar os principais problemas e contribuições científicas, respeitando o limite máximo de 6 (seis) páginas utilizando o template para artigos da SBC, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos, o qual servirá essencialmente como fonte de consulta para avaliar o impacto dos subprodutos gerados pela tese de doutorado ou dissertação de mestrado. Pede-se que os autores indiquem subprodutos do trabalho, tais com, artigos relacionados ao CTD como primeiro autor e número de citações, artigos desenvolvidos durante o CTD como outro autor e número de citações (pode-se citar o fator de impacto da revista e/ou taxa de aceitação da conferência), patentes, programas registrados, programas de domínio público ou livre (indicando as respectivas URLs) com o respectivo impacto (p.e., número de downloads, número de usuários registrados, número de visualizações, etc.), assim como quaisquer outros elementos que ajudem a justificar o trabalho ser considerado um dos melhores do país em 2022. Vale a pena destacar que os subprodutos devem estar incluídos no Lattes, e artigos aceitos e ainda não publicados devem incluir o e-mail de aceite.
  3. Texto completo da tese ou dissertação, o qual servirá essencialmente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho, isto é, o texto em si não passará por um processo de revisão.
  4. Cópia digitalizada do diploma (ou documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada, e caso tenha sido aprovado com restrição mostrar que a restrição foi resolvida).
  • Limite para submissão dos trabalhos: 05/03/2023    –  20/03/2023   –  05/04/2023 (Final)
  • Notificação dos trabalhos selecionados: 05/05  – 20/05/2023
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos: 16/05  –  28/05/2023
  • Prazo de inscrição autores(as): 16/05  –  05/07/2023

A premiação do CTD será realizada conforme programação do evento, ainda em definição. É obrigatório que a pessoa autora da tese ou dissertação esteja inscrita no CSBC 2023 (em qualquer categoria) para ter seu artigo publicado nos anais e possa apresentar o trabalho durante o evento.

Como nos anos anteriores, a organização do evento oferecerá ajuda de custo no valor de 3 diárias CNPq (somente ao autor de cada tese ou dissertação selecionada). Para receber a ajuda de custo (e, como mencionado, concorrer a um dos prêmios), o autor deverá apresentar o trabalho e estar presente durante a premiação. Somente após a solenidade, será concedido o benefício. É obrigatório que o autor da tese ou dissertação esteja inscrito no CSBC 2023 (em qualquer categoria) para ter seu artigo publicado nos anais e possa apresentar o trabalho durante o evento.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do CTD 2023, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do CTD 2023, disponível no link https://sol.sbc.org.br/index.php/ctd. Todos os artigos serão indexados com DOI e os Anais terão ISSN.

Olá, o XXXVI Concurso de Teses e Dissertações (CTD)  do CSBC 2023 teve um total de 67 submissões, de altíssima qualidade!

Foram selecionadas 6 teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado. 
Agradecemos todas as pessoas revisoras do CTD pelo trabalho. 
 
Parabéns aos trabalhos selecionados!
 
Segue a lista dos trabalhos:
 
Doutorado (em ordem alfabética):
Connected and Disconnected MatchingsBruno Porto Masquio,
Paulo Pinto,
Jayme Szwarcfiter
UERJ
Deep Learning-based Reconstruction of Shredded DocumentsThiago Meireles Paixão,
Maria Claudia Boeres,
Thiago Oliveira dos Santos
UFES
High-Performance Elliptic Curve Cryptography: A SIMD Approach to Modern Curves Armando Faz Hernández,
Julio Hernandez
UNICAMP
Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface GamesGabriel Vasiljevic,
Leonardo Cunha de Miranda
UFRN
On (in)tractability of connection and cut problemsAlexsander Melo,
Celina Figueiredo,
Uéverton Souza,
Ana Shirley da Silva
UFRJ
When Personalized Gamification meets Computing Education: A Multidimensional Approach to Motivate Students to LearnLuiz Rodrigues,
Seiji Isotani
USP
 
Mestrado (em ordem alfabética):
An Architectural Framework for Expert Identification Based on Social Network AnalysisTales Lopes,
Victor Stroele,
Regina Braga
UFJF
chi-Diperfect DigraphsCaroline A.P. Silva,
Cândida Silva,
Orlando Lee
UNICAMP
Design and Evaluation of a Method for Over-The-Air Firmware Updates for IoT DevicesMaria Júlia Berriel de SousaUNICAMP
Dynamic allocation of microservices for virtual reality video delivery to provide quality of experience support in a fog computing architectureDerian Alencar,
Denis Rosário,
Helder Oliveira
UFPA
EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVAMarcelo Rocha,
Debora Muchaluat-Saade
UFF
iRec: Um framework para modelos interativos em Sistemas de RecomendaçãoThiago Silva,
Adriano Machado Pereira,
Leonardo Rocha
UFSJ
Memory-Safe Elimination of Side ChannelsLuigi Soares,
Fernando Quintao Pereira
UFMG
Plataforma de projeção interativa para jogos sérios relacionados ao transtorno do espectro autistaAndre Trindade,
Marcelo da Silva Hounsell
UDESC
Scalable Learning of Probabilistic CircuitsRenato GehUSP
Text Representation through Multimodal Variational Autoencoder for One-Class LearningMarcos GôloUSP
 
Os trabalhos serão apresentados no CSBC. Vamos prestigiar! Esperamos toda comunidade no CSBC em João Pessoa!
 
Atenciosamente
Isabela Gasparini e José Palazzo M de Oliveira
Coordenadores do CTD 2023

Programação CTD

S1 09:00 – 10:30 – Doutorado

09:00 – 09:20
Connected and Disconnected Matchings
Bruno P. Masquio, Paulo E. D. Pinto, Jayme L. Szwarcfiter

09:20 – 09:40
Deep Learning-based Reconstruction of Shredded Documents
Thiago M. Paixão, Maria C. S. Boeres, Thiago Oliveira-Santos

09:40 – 10:00
High-Performance Elliptic Curve Cryptography: A SIMD Approach to Modern Curves
Armando Faz-Hernández, Julio López

10:00 – 10:20
Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games
Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, Leonardo Cunha de Miranda

10:20 – 10:30
Fechamento das bancas avaliadoras

S2 11:00 – 12:30 – Doutorado/Mestrado

11:00 – 11:20 – Doutorado
On (in)tractability of connection and cut problems
Alexsander A. de Melo, Celina M. H. de Figueiredo, Uéverton S. Souza, Ana Silva

11:20 – 11:40 – Doutorado
When Personalized Gamification meets Computing Education: A Multidimensional Approach to Motivate Students to Learn
Luiz Rodrigues, Seiji Isotani

11:40 – 12:00 – Mestrado
An Architectural Framework for Expert Identification Based on Social Network Analysis
Tales Lopes, Victor Ströele, Regina Braga

12:00 – 12:20 – Mestrado
χ-Diperfect Digraphs
Caroline A. de Paula Silva, Orlando Lee, Cândida N. da Silva

12:20 – 12:30
Fechamento das bancas avaliadoras

S3 14:00 – 15:30 – Mestrado

14:00 – 14:20
Design and Evaluation of a Method for Over-The-Air Firmware Updates for IoT Devices
Maria Júlia Berriel de Sousa, Juliana Freitag Borin

14:20 – 14:40
Dynamic allocation of microservices for virtual reality content delivery to provide quality of experience support in a fog computing architecture
Derian Alencar, Helder Oliveira, Denis Rosário

14:40 – 15:00
EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA
Marcelo Marques da Rocha, Débora Christina Muchaluat-Saade

15:00 – 15:20
iRec: Um framework para modelos interativos em Sistemas de Recomendação
Thiago Silva, Adriano Pereira, Leonardo Rocha

15:20 – 15:30
Fechamento das bancas avaliadoras

S4 15:30 – 17:00 – Mestrado

15:30 – 15:50
Memory-Safe Elimination of Side Channels
Luigi Soares, Fernando Magno Quintão Pereira

15:50 – 16:10
Plataforma de Projeção Interativa para Jogos Sérios Relacionados ao Transtorno do Espectro Autista
André B. Trindade, Marcelo da Silva Hounsell

16:10 – 16:30
Scalable Learning of Probabilistic Circuits
Renato Lui Geh, Denis Deratani Mauá

16:30 – 16:50
Text Representation through Multimodal Variational Autoencoder for One-Class Learning
Marcos Paulo Silva Gôlo, Ricardo Marcondes Marcacini

16:50 – 17:00
Fechamento das bancas avaliadoras

RESULTADO CTD 2023

Doutorado

 

1º lugar

On (in)tractability of connection and cut problems

Alexsander A. de Melo, Celina M. H. de Figueiredo, Uéverton S. Souza, Ana Silva

2º lugar

When Personalized Gamification meets Computing Education: A Multidimensional Approach to Motivate Students to Learn

Luiz Rodrigues, Seiji Isotani

3º lugar

Deep Learning-based Reconstruction of Shredded Documents

Thiago M. Paixão, Maria C. S. Boeres, Thiago Oliveira-Santos

 

Outros Finalistas por ordem alfabética do título do trabalho:

 

Connected and Disconnected Matchings

Bruno P. Masquio, Paulo E. D. Pinto, Jayme L. Szwarcfiter

 

High-Performance Elliptic Curve Cryptography: A SIMD Approach to Modern Curves

Armando Faz-Hernández, Julio López

 

Model, Taxonomy and Methodology for Research Employing Electroencephalography-based Brain-Computer Interface Games

Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, Leonardo Cunha de Miranda

 

 

Mestrado

 

1º lugar

Scalable Learning of Probabilistic Circuits

Renato Lui Geh, Denis Deratani Mauá

2º lugar

Text Representation through Multimodal Variational Autoencoder for One-Class Learning

Marcos Paulo Silva Gôlo, Ricardo Marcondes Marcacini

3º lugar

EvaML e EvaSIM: Proposta de Linguagem Baseada em XML e Simulador para o Robô EVA

Marcelo Marques da Rocha, Débora Christina Muchaluat-Saade

 

Outros Finalistas por ordem alfabética do título do trabalho:

 

An Architectural Framework for Expert Identification Based on Social Network Analysis

Tales Lopes, Victor Ströele, Regina Braga

 

χ-Diperfect Digraphs

Caroline A. de Paula Silva, Orlando Lee, Cândida N. da Silva

 

Design and Evaluation of a Method for Over-The-Air Firmware Updates for IoT Devices

Maria Júlia Berriel de Sousa, Juliana Freitag Borin

 

Dynamic allocation of microservices for virtual reality content delivery to provide quality of experience support in a fog computing architecture

Derian Alencar, Helder Oliveira, Denis Rosário

 

iRec: Um framework para modelos interativos em Sistemas de Recomendação

Thiago Adriano da Silva, Adriano Pereira, Leonardo Rocha

 

Memory-Safe Elimination of Side Channels

Luigi Soares, Fernando Magno Quintão Pereira

 

Plataforma de Projeção Interativa para Jogos Sérios Relacionados ao Transtorno do Espectro Autista

André B. Trindade, Marcelo da Silva Hounsell

 

Organizadores Gerais:

José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS) 
Isabela Gasparini (UDESC)

Organizador  local:

Paulo Ditarso Maciel Jr. (IFPB)

Comitê de Avaliação:

Em construção