Escola de Inverno da Maratona de Programação

A Escola de Inverno da Maratona de Programação é um evento realizado junto ao CSBC, em 2023 está na sua quarta edição. O objetivo da escola é proporcionar treinamento aos estudantes interessados nas Maratonas de Programação, principalmente na Maratona da SBC.

Para mais informações, baixe o arquivo completo sobre o evento em formato PDF.

A Escola de Inverno será realizada no formato presencial, organizada em 04 (quatro) dias, começando no dia 06/08/2023 (domingo), conforme programação a seguir:

Turno
Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Manhã
09:00 – 12:30
AulaAulaMaratona de Inverno
Tarde
14:00 – 17:00
Abertura
Aula
ExercíciosExercíciosMesa
Redonda

Nos três primeiros dias serão discutidos temas relacionados com a Programação Competitiva, com a realização de exercícios que serão discutidos ao final de cada dia.

No último dia, no turno da manhã, será realizada a “Maratona de Inverno” com problemas relacionados aos temas abordados durante as aulas, além de outros. Na parte da tarde, os competidores participarão da “Mesa Redonda”, onde ocorrerá a discussão dos problemas apresentados durante a maratona, além da cerimônia de entrega da premiação.

 

 

Os temas abordados nas aulas serão ministrados por renomados professores nacionais especializados em Programação Competitiva, incluindo ex-maratonistas.
Serão explorados 03 (três) temas distintos, conforme descritos a seguir:


#

Tema

Instrutor
1 Algoritmos em Grafos Rafael C. S. Schouery
2 Estruturas de Dados Bruno Monteiro
3 Teoria dos Números Fernando Monteiro

Estão sendo oferecidas 42 (quarenta e duas) vagas para participação na Escola de Inverno da Maratona de Programação.

Para se inscrever, é necessário estar registrado no CSBC 2023 e realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais). O processo de inscrição ocorre diretamente pelo sistema de inscrições do CSBC 2023.

Faça sua inscrição em: https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/csbc2023

Pela primeira vez, será realizada a “Maratona de Inverno”, uma competição baseada no modelo adotado na Maratona de Programação da SBC Ou seja, com a formação de times, sistema de correção, balões e premiação.

Cada time da Escola de Inverno será composto por 03 (três) participantes, os quais não precisam ser necessariamente pertencentes à mesma instituição de ensino.

Vagas e Inscrições

Estão disponíveis vagas para 14 (quatorze) times. A formação dos times será realizada no dia 08/08/2023, durante a realização da Escola de Inverno.

Premiação da Maratona de Inverno
Serão fornecidos certificados para todos os times participantes. Além disso, os três melhores times classificados receberão medalhas (ouro, prata e bronze) e a isenção da taxa de inscrição da Maratona de Programação da SBC.

Organizadores Gerais:

Valéria Maria Bezerra Cavalcanti Maciel (IFPB) – valeria.cavalcanti@ifpb.edu.br

Organizador  local:

Lincoln David Nery e Silva (UFPB)
Rohit Gheyi (UFCG)
Thiago Gouveia da Silva (IFPB)

Contato para dúvidas:

E-mail de contato: valeria.cavalcanti@ifpb.edu.br