WIT - 20º Women In Information Technology

Sobre o Evento

O WIT – Women in Information Technology está em sua 20ª edição, sendo realizado desde 2007 como uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Organizado na forma de apresentação de artigos, palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, médio e tecnológico, para conhecerem melhor a área de Computação e das Tecnologias da Informação e Comunicação e motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento, os multiplicadores desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, para disseminar a iniciativa no território nacional.

O WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a décima primeira edição da chamada para a submissão de trabalhos originais. Devem ser apresentados trabalhos relevantes para mulheres na tecnologia. O objetivo é consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros do Meninas Digitais, além de valorizar e registrar as ações e conquistas. Submissões podem relatar andamento e resultados de trabalhos (ou projetos) de extensão, ensino, desenvolvimento ou pesquisa.

Tópicos de Interesse e Trilhas

Em consonância com o objetivo do evento, espera-se que cada submissão seja relevante para compreender, incentivar e ampliar a presença feminina na tecnologia. Especificamente, esperam-se submissões que se incluam em um ou mais dos seguintes tópicos:

  • Aspectos éticos da Computação feminina (e.g., viés implícito e algorítmico);  
  • Atração de talentos femininos para a Computação no ensino não-formal, fundamental, médio ou superior;
  • Atração de talentos femininos para o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação;
  • Evasão, permanência e ascensão feminina na educação em Computação; 
  • Evasão, permanência e ascensão feminina no mercado de trabalho (Academia, Indústria e Terceiro Setor) de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Extensão universitária visando o público feminino e a Computação;
  • Ferramentas, software, frameworks, aplicativos, sistemas gamificados e jogos educacionais visando o público feminino;
  • Intervenções educacionais e de apoio a mulheres no ensino não-formal, fundamental, médio ou superior;
  • Inclusão e acessibilidade na Computação para o público feminino;
  • Interseccionalidade de gênero na Computação (incluindo, mas não limitado a: raça, idade, sexualidade, deficiência, classe social, etnia, religião, migração); e   
  • Letramento digital do público feminino.

A submissão para o WIT 2026 será dividida em trilhas:

  • Trilha 1 – Artigos de pesquisa: artigos de investigação original ou estudos relacionados a tópicos relevantes e de interesse atual para a imersão de mulheres nas áreas de tecnologia, com rigor metodológico, apresentação e análise de resultados qualitativos e/ou quantitativos.
  • Trilha 2 – Ferramentas: artigos que apresentem o desenvolvimento ou a análise de softwares, aplicativos, sistemas gamificados e jogos educacionais, frameworks e ferramentas computacionais visando o público feminino. Espera-se que submissões desta trilha descrevam, conforme pertinência: fundamentos teóricos e/ou pedagógicos que embasam sua concepção; principais funcionalidades e público alvo; arquitetura do ambiente/plataforma com enfoque em seus principais componentes e interfaces; exemplo de uso e resultados; breve comparação com outras ferramentas relacionadas existentes; tipo de licença; uma reflexão teórico-crítica sobre o seu potencial ou real impacto, link para a ferramenta. 
  • Trilha 3 – Relatos de experiência: artigos de relatos de experiência relacionados à extensão ou ensino para compartilhar experiências práticas. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências voltadas a apoiar e promover a participação de mulheres nas áreas de tecnologia, incluindo: motivação, contexto, problema sendo resolvido, fundamentação teórico-metodológica na área de estudo, descrição da aplicação (aula, oficina, curso, etc.), avaliação e resultados, link para material auxiliar da experiência visando sua replicação.

Instruções de Submissão

Para facilitar o processo de submissão, neste ano, detalhamos as instruções da seguinte maneira  (algumas destas instruções são inéditas).

  1. Descreva seu trabalho no formato de artigo utilizando o modelo padrão da SBC, disponível aqui. O artigo deve ter 9 ou 10 páginas, mais até quatro páginas *extras* apenas para Agradecimentos, Declaração de uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa e Referências. O artigo deve ser escrito em português, espanhol ou inglês, sendo aceitos somente formato PDF.
  2. Recomenda-se que trabalhos publicados em edições anteriores do WIT sejam conhecidos. De fato, referenciar tais trabalhos facilita a identificação da real contribuição da submissão para o escopo do evento. Edições anteriores estão disponíveis aqui.
  3. Edite o seu artigo para submissão anônima. Ou seja, o artigo não pode conter os nomes das pessoas autoras, de Projetos, de Instituições e de cidades, ou ainda links para websites que revelem tais informações.

Sugestões para tornar seu trabalho anônimo incluem:

  • Remover as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão> nos dados da referência (autoria e título especialmente). 
  • Evitar citar muitos trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos de quem lê sua submissão.
  • Evitar expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.
  • Omitir a seção de Agradecimentos, se houver; a mesma poderá ser inserida na versão final, caso a submissão seja aceita.

Continuação das instruções de submissão:

  1. Verifique se todos os dados de identificação foram anonimizados, incluindo a submissão de código e outros materiais. Como guia, recomendamos a leitura de:  Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. Disponível em:
  2. Recomenda-se a adoção de práticas de Ciência Aberta, com o compartilhamento anônimo de dados, códigos e artefatos em repositórios públicos como Zenodo ou Figshare, para promover transparência, replicabilidade e reprodutibilidade.
  3. Todas as pessoas autoras devem comprometer-se a cumprir o Código de Conduta da SBC para autores e publicações, disponível no site da SBC e na SOL. Ainda, a submissão de um artigo completo deve ocorrer sob a condição de que o trabalho não tenha sido previamente publicado.
  4. Em relação ao uso de IA Generativa, o Código de Conduta da SBC para pessoas autoras na parte II, Art. 2º, informa:  III – Uso de Inteligência Artificial (IA) Generativa: a utilização de ferramentas e tecnologias de IA Generativa para geração de conteúdos, na escrita e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho. A declaração pode ocorrer na Seção de Agradecimentos, na metodologia ou em uma seção definida especificamente para este fim, de acordo com o template adotado, e deve listar as ferramentas e descrever onde foram empregadas, por exemplo, textos, tabelas, gráficos, citações, etc. Essas ferramentas não podem ser listadas como autores de um artigo. O uso de tais ferramentas não exime os autores da responsabilidade sobre todo o seu conteúdo, inclusive no caso de ser identificado plágio.
  5. Para o WIT 2026, é obrigatória a inclusão de uma subseção intitulada “Uso de Inteligência Artificial”, não numerada e logo antes da seção de “Referências”, declarando se houve ou não a utilização de tecnologias de IA Generativa e, em caso positivo, quais ferramentas foram utilizadas com quais finalidades (e.g., tradução, revisão gramatical, etc.). Essa seção *não* contará para o limite superior de 10 páginas do artigo.
  6. Submeta seu artigo através do website JEMS3. Nesse momento, uma pessoa da equipe autora precisa entrar com os seguintes dados:
    1. Trilha (veja a seção específica nesta chamada).
    2. Título (precisa ser anonimizado também, tal como no arquivo PDF do artigo).
    3. Resumo (descrição breve em até 10 linhas do seu trabalho em português, de preferência).
    4. Autores (pesquisar por nome, e-mail ou ID). Importante notar que várias pessoas já estão cadastradas no sistema, então os seus dados estão lá. Caso não esteja, é necessário cadastrar a pessoa nesse momento.
    5. Tópicos (veja seção específica nesta chamada) cada artigo precisa se relacionar com pelo menos um tópico de interesse do evento. Selecione o que mais se aproxima. É possível selecionar até três tópicos.

Avaliação

A avaliação de cada submissão será realizada por, no mínimo, três integrantes do Comitê de Programa. Caso não haja consenso, uma quarta pessoa será convidada a avaliar. O processo seguirá o modelo duplamente anônimo: a equipe de autoria não tem acesso à identidade de quem avalia, e as pessoas avaliadoras não têm informação sobre a equipe de autoria. Além disso, cada pessoa avaliadora assinará sua avaliação perante as demais avaliadoras da mesma submissão.

Apresentação e Publicação dos Trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados nos Anais do evento, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib (SOL) (https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/issue/archive) o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do XX Women in Information Technology. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Pelo menos uma pessoa autora de cada artigo aceito precisa estar inscrita no CSBC.

A apresentação dos trabalhos será dividida em dois grupos: apresentação longa em Sessão Técnica e apresentação curta em novo formato (aguarde novas instruções).

Datas Importantes

  • Prazo para submissão dos trabalhos: 02/03/26 
  • Divulgação dos resultados: 04/05/2026
  • Envio das versões finais dos artigos: 18/05/2026
  • Prazo de inscrição das pessoas autoras: 18/05/2026

Coordenação

  • Anna Beatriz dos Santos Marques (UFC) – Coordenadora Geral
  • Isabela Gasparini (UDESC) – Coordenadora Geral
  • Letícia Machado (UFRGS) – Coordenadora Local
  • Alessandreia Oliveira (UFJF) – Coordenadora do Comitê de Programa
  • Mirella Moro (UFMG)  – Coordenadora do Comitê de Programa
  • Aletéia Favacho de Araújo von Paumgartten (UnB) – Coordenadora do Fórum Meninas Digitais
  • Luciana Salgado (UFF) – Coordenadora do Fórum Meninas Digitais
  • Mirella Moro (UFMG) – Coordenadora do Fórum Meninas Digitais

Comitê de Programa

A definir.