Educação Inclusiva em Computação – perspectivas de pesquisa e ensino-aprendizagem

Assista ao Esquenta do WEI 2022

  • Data: 23/03
  • Horário: 17h às 19h
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=FwV80DYl2t8

Este painel tem por objetivo apresentar os desafios e oportunidades nas estratégias de ensino-aprendizagem para uma educação mais inclusiva em computação, e discutir dificuldades e perspectivas de pesquisa. É compartilhado um relato de experiência de ensino-aprendizagem de programação para estudante com deficiência visual, tanto na perspectiva docente como na perspectiva discente. Também são apresentados resultados de pesquisas em interação humano-computador, melhorias da acessibilidade por meio da tecnologia.

Participantes:

  • Tiago Guerreiro (Universidade de Lisboa)
  • Vânia Cordeiro da Silva (UESC)
  • Louise Suellen Araújo Reis (estudante cega de Ciência da Computação – UESC)

Mediador: 

  • Adenilso Simão (USP)

Tiago Guerreiro é Professor da Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências). Sua pesquisa está focada em melhorar a saúde e a acessibilidade por meio da tecnologia. Recebeu vários prêmios, dentre eles, o prêmio ACM Best of Computing em 2016. É editor-chefe da ACM Transactions on Accessible Computing. Foi especialista convidado apoiando a Comissão Européia na implementação da Diretiva de Acessibilidade da Web. É presidente do Ethics Review Board da sua instituição, Vice-Diretor do LASIGE e Coordenador do Mestrado em Ciência de Dados da FCUL.

Vânia Cordeiro da Silva é professora do curso de bacharelado em ciência da computação na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Bacharel em Ciência da computação, formada na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, mestre em informática, também pela UFPB, e doutora em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Louise Suelen Araújo Reis é desenvolvedora Back-End Jr na Pipefy Inc, bacharelanda em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Trabalhou com Análise de Testes Manuais em desenvolvimento de software com foco em acessibilidade na NTT Data Company.

Adenilso da Silva Simão é Professor Titular na Universidade de São Paulo. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá, e mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Engenharia de Software e Bioinformática. É membro da Diretoria de Educação da SBC.