CQ - Curso de Qualidade

O Curso de Qualidade (CQ) no Ensino da Computação é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC com o objetivo de discutir temas relacionados a Currículo e Processos Formativos na Área da Computação; Diretrizes e Referenciais Curriculares; Projetos Pedagógicos de Curso; Processo e Metodologias de Ensino e Aprendizagem; Tecnologias Educacionais, entre outros. O público-alvo do evento é a comunidade acadêmica representada principalmente pelos professores, tutores e coordenadores de cursos da área de Computação.

A 24ª edição do Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ 2023) será realizada como parte do 43o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2023), que ocorrerá na cidade de João Pessoa/PB no dia 06 de agosto de 2023, das 09:00 às 17:00. A programação do evento possibilita que os participantes do CQ possam participar também do 31º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023) e dos demais eventos satélites do CSBC 2023, podendo interagir por mais tempo com seus pares e proporcionando maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação.

Durante o CQ 2023 serão abordados temas sobre os desafios da formação superior em computação, destacando a construção de currículos e abordagens inovadoras, experiências de sucesso com cursos híbridos, causas da evasão nos cursos superiores de tecnologia e potenciais ações para mitigá-las, e o papel da universidade na formação profissional para o mercado de trabalho.

Assim, convidamos diretores, coordenadores, professores, tutores, pesquisadores e profissionais envolvidos(as) com a formação na área da Computação para participar e congregar com todos aqueles que buscam mais qualidade na Educação em Computação.

As inscrições serão realizadas no mesmo sistema de inscrição para o CSBC. Você pode optar pelo combo de inscrições (CSBC + CQ) ou realizar a inscrição do CQ separadamente. Todas as informações estão disponíveis na página de inscrições do CSBC 2023.

Por ser um evento presencial, existirá um número limitado de inscrições.

O CQ 2023 ocorrerá no Pavilhão de Congressos e Eventos de João Pessoa/PB no dia 06 de agosto de 2023, no domingo anterior à abertura do CSBC 2023, das 09:00 às 17:00. 

Mais informações sobre o acesso ao local estão disponíveis na página do CSBC 2023.

08h00-09h00:  Credenciamento e Recepção

09h00-09h15:  Abertura com os coordenadores do CQ 2023

09h15-10h45: Painel de Abertura: Formação e o mercado profissional

Resumo: Quais as características do profissional formado pelas universidades e o que o mercado espera de tais profissionais? Questões como tempo de formação, competências desejadas e o papel da educação formal na preparação para o mercado de trabalho serão abordadas durante o painel. 


10h45-11h00:
  Break

11h00-12h30: Painel 2: Experiências de sucesso com cursos híbridos na Computação

Resumo:  Os painelistas discutirão suas experiências de sucesso com cursos híbridos na área de tecnologia e apresentarão as dificuldades enfrentadas durante o processo de implantação e quais abordagens foram utilizadas para obter o sucesso nesse novo ambiente online durante e após a pandemia. 


12h30-14h00:
  Almoço

14h00-15h30: Painel 3:  Currículos: Diretrizes e abordagens inovadoras

Resumo: Os painelistas discutirão como foi o processo de construção de currículos que utilizam abordagens inovadoras em suas instituições e como essas abordagens têm tido sucesso ao enfrentar questões relacionadas à formação, evasão, pesquisa e extensão.


15:30-16:00 Break

16h00 – 17h30: Painel 4: Relatos sobre projetos de extensão em Execução 

Resumo: Os panelistas discutirão os desafios da evasão, causas e estudos recentes em escala nacional que podem nos ajudar a compreender a natureza multifacetada deste fenômeno. Serão discutidos e apresentados potenciais ações para mitigar as causas da evasão dentro dos cursos de graduação na Computação.

Organizadores Gerais:

Rodrigo Silva Duran (IFMS) – rodrigo.duran@ifms.edu.br 
Ronaldo Celso Messias Correia (UNESP) –  ronaldo@fct.unesp.br