CQEB - 7º Curso de Qualidade de Ensino de Computação na Educação Básica
Sobre o evento
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entende que, para compreender e utilizar as ferramentas e tecnologias da área, é indispensável o domínio dos fundamentos da Computação. Há muitos anos, a SBC defende que a Computação oferece conhecimentos, habilidades, ferramentas e máquinas que tornam as pessoas mais aptas a criar e inovar em diferentes campos de atuação.
Um resultado importante dos inúmeros esforços e ações de diversas pessoas associadas à SBC e da Diretoria de Computação na Educação Básica foi alcançado em 2023: o Conselho Nacional de Educação aprovou, e o Ministério da Educação homologou, a BNCC da Computação. Com isso, a Computação passou a integrar as aprendizagens obrigatórias da Educação Básica, devendo ser incorporada aos currículos das redes de ensino conforme suas formas de organização.
Assim, a 7ª edição do Curso de Qualidade no Ensino de Computação na Educação Básica (CQEB), a ser realizada no dia 20 de julho de 2026 (segunda-feira) em Gramado, no Centro de Eventos de Gramado (Expogramado), será um momento de celebração, além de discutir inúmeras pautas relacionadas a esta conquista.
Temas a serem discutidos:
- Computação na BNCC: integração e progressão das habilidades nos wixos dundamentais
- Experiências de sala de aula com Computação na Educação Básica
- Inteligência artificial em sala de aula: planejamento de atividades para o desenvolvimento de habilidades
- Desafios e caminhos para a formação de professores em Computação
Considera-se que o ensino de Computação na Educação Básica deve ser entendido como estratégico para o Brasil, tanto para que sua população atinja melhores patamares de qualidade de vida, quanto do ponto de vista econômico, social e científico.
Desta forma, acredita-se que o tema é de interesse e de responsabilidade de várias entidades. Assim, o público-alvo do evento compreende a comunidade escolar e universitária, das esferas públicas e privadas, representadas principalmente pela gestão escolar e universitária, coordenação pedagógica, docentes em formação e em serviço na Educação Básica.
Coordenação
- Amaury de Castro Júnior (UFMS)
- Simone Costa Cavalheiro (UFPel)
