WEI - 32º Workshop sobre Educação em Computação

Programação

HorárioApresentação
08:30A influência da Linguagem de Programação no direcionamento acadêmico para um curso de dois ciclos
Ana Julia Alencar (UFMA), Rayanne Silveira, Alana Oliveira (UFMA), Luis Rivero (UFMA), Davi Viana (UFMA)
08:46Indissociabilidade entre Ensino e Pesquisa em Manutenção de Software: Um Relato de Experiência
Andréa Sabedra Bordin (UFSC), Luiza Carolina Miranda Garcia (UFSC Universidade Federal de Santa Catarina), Bruna Reginato Bocalon, Ítalo Manzine Amaral Duarte Garofalo (UFSC)
09:02Todo Esforço Será Recompensado: Gamificação no Ensino de Arquitetura de Software com o Uso de Badges - Dados Coletados
Adryan Silva Araújo (UFC), Adrian Wilker Silva Coelho (Universidade Federal do Ceará UFC), Maria Elanne Rodrigues (UFC), Windson Carvalho (UFC), Anna Beatriz Marques (UFC)
09:18Adoção da sala de aula invertida e desenvolvimento de soft skills: um relato de experiência no ensino de IHC
Luciana Zaina (UFSCAR)
09:34Compreendendo o Sucesso em Competições de Programação: Perspectivas dos estudantes com Resultados Excepcionais
Luiz Theodoro (UFU), Camila da Cruz Santos (UFU), Crishna Irion (UFU), Rafael D. Araújo (UFU), Joao Henrique de Souza Pereira (UFU)
09:50An experience report of utilizing the BPM Wheel serious game to evaluate BPM learning in higher education
Matheus Ribeiro Brant Nobre (UFPE), Jéssyka Vilela (UFPE)
10:06Revitalizando o Ensino de Computação: Metodologias Audiovisuais na Educação a Distância
Neverson Silva, Cristiano Clezar Ribeiro (UNISINOS), Nicolas Nascimento (PUCRS), Afonso Sales (PUCRS)
HorárioApresentação
11:00DeClassIFY: Uma ferramenta para auxílio à classificação de artigos científicos
Alessander Osorio (UFPEL), Vítor Alano Ataides (UFPEL), Paulo R. Ferreira Jr. (UFPEL), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPEL)
11:16A Systematic Mapping of Games for Teaching Programming
Savio Luiz Vieira (UFLA), Rafael Fonseca, Maurício Souza (UFLA)
11:32Um Estudo da Evasão no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília
Maristela Holanda (UnB), Richard Wallan Paulino de Sousa, Juliana Betini Fachini-Gomes, Maria Teresa Costa Leão
11:48Modelo para previsão precoce de abandono de uma disciplina de introdução à programação
João Pedro Freire (UFRJ), Laura O. Moraes (UNIRIO), Carla Delgado (UFRJ), Flávia Maria Pinto Ferreira Landim (UFRJ), Carlos E. Pedreira (COPPE/UFRJ)
12:04BNCC Computação: O que os acadêmicos de licenciatura precisam saber sobre o Pensamento Computacional?
Almir de Oliveira Costa Junior (Uea), José Anglada-Rivera (IFAM)
12:20Predicting Student Dropout on the Information Systems Graduation Course of UNIRIO Using Decision Tree
Henrique Rodrigues (UNIRIO), Laura O. Moraes (UNIRIO), Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO), Gabriel Xará (UNIRIO), Eduardo Santiago, Elmo Júnior, João Pedro Porto Campos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO), Ana Cristina Bicharra Garcia (UNIRIO), Reinaldo Viana Alvares (UNIRIO), Carlos Eduardo Mello (UNIRIO)
12:36Pensamento Computacional e a Educação Infantil: possibilidade didática à luz da Computação Desplugada
AMANDA SALES PEREIRA (UPE), MIRTES DE LIRA (UPE)
HorárioApresentação
16:30Enhancing Internet of Things conceptual, practical and programming learning skills
Matias R. P. dos Santos (UFBA), Arthur de Castro Callado (UFC), Luis Eduardo Costa Laurindo (Faculdade Estácio | CEUT)
16:46Nada sobre mim, sem mim: desenvolvendo habilidades e competências em computação de um estudante pertencente ao espectro autista
Alexander Emerson Batalha Carlos (Uea), João Ricardo Serique Bernardo (Uea), Rodrigo Choji (Porfessor), Fernanda Pires (Uea), Marcela Pessoa (Uea)
17:02TERTS: Um tutor de ensino para refatoração de test smells
Deigela Lima (Universidade Federal do Ceará UFC), Victor Anthony Alves (UFC), João Paulo Freitas Queiroz (UFC), Lara Lima (UFC), Carla Bezerra (UFC), Emanuel Coutinho (UFC), Ivan do Carmo Machado (UFBA)
17:18Aprendizagem de estrutura de dados utilizando o ChatGPT como ferramenta auxiliar: um relato de experiência com o conteúdo de árvores binárias
Lafayette Melo (IFPB), Taw-Ham Almeida Balbino de Paula (IFPB), Pedro Gimenes Bravim, Simon Lucena de Castro
17:34Avaliação heurística de um ambiente gamificado para ensino de programação
Otavio Frezato, Thiago Adriano Coleti (UENP), Pedro Henrique Dias Valle (UFJF)
17:50Ensino de programação e desenvolvimento do raciocínio lógico: um relato de experiência com estudantes do ensino fundamental
Karla Machado (IFRR), Marília Negreiros, Carlos Alberto Machado, Rommel De Sousa
18:06REA-Comp: Um Repositório de Recursos Educacionais Abertos de Apoio a Educação em Computação
Vinicius Corbelli (UFJF), Alessandreia Marta de Oliveira Julio (UFJF), Edmar Welington Oliveira (UFJF), Williamson Silva (UNESPAR), Pedro Henrique Dias Valle (UFJF)

Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

HorárioApresentação
11:00Experiência intercultural no ensino de pensamento computacional por meio do desenvolvimento de jogos digitais
Pedro Henrique Silva Assunção (IFRN), Edmilson Barbalho Campos Neto (IFRN), Alba Sandyra Bezerra Lopes (IFRN)
11:16Validação da Caracterização de Conceitos do Pensamento Computacional em Atividades da Engenharia de Software
Júlia Santos (UFPEL), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL), Luciana Foss (UFPEL)
11:32O Pensamento Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem da Física: Uma Revisão Sistemática
Almir de Oliveira Costa Junior (UEA), José Anglada-Rivera (IFAM)
11:48Ética e Responsabilidade na Era da Inteligência Artificial: Um Survey com Estudantes de Computação
Mônica Silva (UFF), Elaine Seixas (UFF), Mariza Ferro (UFF), José Viterbo (UFF), Flavio Luiz Seixas (IC/UFF), Luciana Cardoso de Castro Salgado (UFF)
12:04Aplicando a metodologia Design Sprint na produção de objetos educacionais
Rodrigo Silva Souza Souza (IFAC), Catarina Costa (UFAC)
12:20Desmistificando o Pensamento Computacional: relato de um workshop para Professores da Educação Básica
Claudia H. de Santana (UEM), Larissa Fátima de Souza da Luz Santini, Thelma Elita Colanzi (State University of Maringa), Raqueline Ritter de Moura Penteado, Daniel Kikuti (UEM), Luciana Martimiano (UEM), Josiane M. Pinheiro (UEM), Aline Maria M. M. Amaral (UEM)
12:36Scratch no Desenvolvimento do Pensamento Computacional: um Quasi-Experimento com Alunos 9º ano
Claudia H. de Santana (UEM), Ana Paula Camiletti, Déverson Rogério Rando, Erinaldo Sanches Nascimento, Edson OliveiraJr (UEM), Aline Maria M. M. Amaral (UEM)
HorárioApresentação
16:30Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Lógica de Programação: Lições Aprendidas a partir de um Projeto de Extensão
Filipe Jesus Portilho (IF Goiano), João Victor Freitas Amaral, Nicole Alves Rodrigues, Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano), Newarney Torrezão Costa (IF Goiano)
16:46Uma Abordagem para a Introdução de Estruturas de Dados Homogêneas no Ensino Fundamental
Rafael Seabra Ferrão, Luize Vargas Abreu (UFPEL), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL), Luciana Foss (UFPEL), Andre Rauber Du Bois (UFPEL), Clause Fátima de Brum Piana (UFPEL), Ana Marilza Pernas (UFPEL), Renata H. S. Reiser (UFPEL)
17:02Grafotopia: introdução ao pensamento algorítmico e à depuração nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Rafael de Mattia, Igor Basílio Valerão (UFPEL), Luciana Foss (UFPEL), Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL)
17:18Surveying the Future of Computer and Data Science Education: Prospects and Pitfalls of Generative AI on Pedagogical Approaches
Vitor Meneghetti (UFPB), Pedro Henrique Ramos Pinto (UFPB), Cleydson de Souza Ferreira Junior (UFPB), Maria Jullyanna Ferreira Marques, Lutero Lima Goulart, Gabriel Silva Aguiar, Paloma Duarte de Lira, Samuel José Fernandes Mendes
17:34Formação em Linguística Computacional para Professores da Educação Básica: Relato de Experiência
Ana Rosa Frazão Paiva (FFLCH/USP), Fábio Rezende de Souza (USP)
17:50Análise do Desempenho dos Estudantes do Curso Redes de Computadores da Universidade Federal do Ceará no ENADE
Michel de Souza Ramos (UFC-Quixadá), Paulo T. Guerra (UFC), Antonio Rafael Braga (UFC)
18:06Análise dos principais fatores que influenciam a evasão no ensino superior utilizando técnicas de mineração de dados educacionais
Ronaldo Celso Messias Correia (UNESP), Harrison Mendonça (UNESP)
HorárioApresentação
08:30Uma Pesquisa Qualitativa do Contexto de Ensino em Requisitos de Software no Brasil
Carla Bezerra (UFC), Alice Macedo (UFC), Emanuel Coutinho (UFC)
08:46Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio Usando Dobraduras de Papel na Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação
Ronney Moreira de Castro (UNIRIO), Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO), Cátia da Cunha Carnevalli de Castro (UFJF)
09:02O Papel da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação: um Relato de Experiência
Lyziane da Silva Nogueira (UERN), Zezineto Mendes Oliveira Segundo, Sebastião Emidio Alves Filho (UERN), Jessica Neiva Leite (UERN), Rommel Wladimir de Lima (UERN), Ceres G. B, Morais (UERN)
09:18Panorama de Estudos sobre Jogos Educacionais Digitais em Educação em Computação
Nikolas Oliver Sales Genesio, Alessandreia Oliveira (UFJF), Edmar Welington Oliveira (UFJF), Pedro Henrique Dias Valle (UFJF)
09:34Personal Data Physicalization in focus: a classroom experience
Isabel Harb Manssour (PUCRS), Milene Silveira (PUCRS)
09:50Relato de Experiência envolvendo o jogo Passa ou Repassa nas disciplinas de um curso técnico em Informática
Danilo Giacobo (IFPR)
10:06Ensino de conceitos básicos de programação usando MIT App Inventor para alunos de ensino médio de escolas públicas: um relato de experiência
Hiero Henrique Barcelos Costa (UFJF), João Stephan Silva Maurício (UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora), Augusto de Filippo Cavalini (UFJF), Gabriel Henrique de Souza (UFJF), Gabriel Mattos (UFJF), Davi Luís de Faria Rocha, Júlia Zoffoli Caçador (UFJF), Robert Gonçalves Vieira de Souza (UFJF), Luiz Gustavo Ferreira Nazareth, Marcelo Ian Rezende Menezes (UFJF), Pedro Henrique Dias Valle (UFJF), Joventino De Oliveira Campos (UFJF)
HorárioApresentação
11:00Literacia Computacional aplicado ao aprendizado da Matemática Básica na Formação Inicial do Professor de Computação Indígena da Educação Básica
Allana Maria Medrado Araújo (UnB), Wanderson Gabriel Torres da Silva (Universidade de Brasilia, UnB), Edison Ishikawa (UnB), Maristela Holanda (UnB)
11:16Oficinas de Computação Desplugada e Plugada: um relato de experiência da sinergia entre formação de licenciandos em computação e escola pública no DF
Darla Ellen Santos Garcez (IFB), Thiago Batista Amorim (IFB), Cacia Samira de Sousa Campos
11:32Dos documentos pedagógicos à sala de aula: perspectivas e práticas docentes sobre acessibilidade digital durante a formação em Computação
Renan Vinicius Aranha (UFMT), Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano), Filipe Jesus Portilho (IF Goiano), Lucas A. Ribeiro (IFG), Newarney Torrezão Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano), Ryan Breno da Silva Correa (IFMT), Anne de Matos Souza Ferreira
11:48Uma análise sobre a experiência de estágio na perspectiva dos discentes da faculdade de computação da UFPA
Silvano Nunes Sanches (UFPA), Victor Santiago (UFPA)
12:04“Eu posso aprender tudo online”: Uma Análise das Notional Machines do TikTok para Aprender Programação
Maria Barbieri, Jamili Amaral (IFMS), Rodrigo Silva Duran (IFMS)
12:20O que dizem e quais as implicações dos estudos sobre egressos dos cursos de Licenciatura em Computação no Brasil?
Maria de Fátima Ramos Brandão (University of Brasilia), João Costa, Rafael Diniz (UnB), Jorge Henrique Cabral Fernandes (UnB)
12:36Um curso de programação para calouros com Scratch: um relato de licenciandos em computação
Flávia Brenda (UEA), Cassia Venâncio (UEA), Cristiana do Nascimento Pedrosa (UEA), Jean Brito (UEA), Waldecir da Silva Martins Waldecir (UEA), Fabrizio Honda (IComp/UFAM), Jeniffer Macena (UFAM), Fernanda Pires (UEA), Marcela Pessoa (UEA)
HorárioApresentação
16:30Programe-SE: Um Projeto para a Formação Inicial de Programadores
Kamila Scalzer (IFES), Lara Calegário Guedes (IFES), Lisânia Soares Miranda (IFES), Nicolly Reis (IFES - Colatina), Dione Sousa (IFES), Alextian Bartholomeu Liberato (IFES)
16:46Divulgação Científica: propostas no Contexto da Curricularização da Extensão
Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA), Aline Mello (UNIPAMPA), Guilherme Klauberg
17:02Análise da Trajetória dos Egressos do Introcomp no Ensino Superior
Matheus Schreiber (UFES), Arthur Sampaio (UFES), Thamya Donadia, Ana Pereira, Vitor Gomes (UFES), Karla Sancio, Roberta Lima Gomes (UFES), Rodrigo Laiola, Patricia Dockhorn Costa (UFES)
17:18Impacto da gamificação e de grupos de apoio no ensino-aprendizagem de programação em um curso de Ciência da Computação
Pedro Mundim (Universidade Federal de Viçosa UFV), Daniel Mendes Barbosa (UFV), Gláucia Braga e Silva (UFV), Thais Silva (UFV)
17:34Versionamento de Projeto na Prática com Git e GitHub: Um Relato de Experiência do Curso Ofertado pelo Projeto LearningLab No Interior Cearense
Adam Andrade (UFC), Letícia Miranda, Laura Puga (UFC), Aline Barros (Universidade Federal do Ceará UFC), Israely Lima (UFC), Lívia Nascimento (UFC), Jacilane Rabelo (UFC)
17:50Projeto Integrador “Desenvolvedor de Games”: aplicação prática
Mauricio Estevam (Senac Universidade), Ederson Roberto da Costa (UFMS), Calebe Pereira Lemos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Thiago Gonçalves de Almeida (UFMS), Enilda Aparecida Mendes da Rosa Cáceres (SENAC)
18:06LearningLab - Uma Trajetória de Quatro Anos de Sucesso nas Ações de Permanência e Formação dos Estudantes de Computação do Interior Cearense
Israely Lima (UFC), Adam Andrade (UFC), Jorge Luiz, Rai Rodrigues (UFC), Marina Rocha (UFC), Gabriela Andrade Dias, Jacilane Rabelo (UFC)
HorárioApresentação
08:30Produção e desenvolvimento de material de apoio ao treinamento para a Modalidade Iniciação da OBI: Uma revisão sistemática da literatura
Thiago Gonçalves de Almeida (UFMS), Anderson Correa de Lima (UFMS), Esteic Janaina Santos Batista (UFMS), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS)
08:46Jogo Empático Conect.@Mente: Navegue com Respeito, Aprenda em Cada Conexão
Kennedy Silva (UFMS), Anderson Corrêa de Lima (UFMS), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS), Valguima Odakura (UFGD)
09:02Digital Storytelling como Ferramenta de Aprendizagem Ativa na Disciplina de Introdução à Ciência da Computação
Eduardo Gomes de Oliveira (UNIRIO), Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
09:18Robótica como ferramenta de aprendizagem: a experiência de uma aluna de computação como monitora de robótica para crianças do Ensino Fundamental
Steffane de Oliveira Castro (60140), Rutiely Miranda de Sousa (IFMA), Thiago Paiva Freire (UFMA), Aricelma Costa Ibiapina (IFMA), Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino (IFMA)
09:34A Importância dos Monitores no Fomento ao Aprendizado Ativo e Colaborativo em Espaços Maker: Um Estudo no Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas
Cassiano Henrique de Albuquerque (IFAL), Patrícia Smith Cavalcante (UFPE), Lillian Franciele Silva Ferreira, Flávia Bartira Pedro da Silva Almeida (IFAL)
09:50Jogos Não-Digitais no Ensino de Engenharia de Software: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Matheus Rodrigues (UEM), Eloiza Tochio, Larissa Fátima de Souza da Luz Santini, Andre Santini, Gislaine Camila Lapasini Leal (UEM), Renato Balancieri (UEM)
10:06Explorando o potencial educativo da Torre de Hanoi: promovendo o pensamento computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Lia Martins (UFAM), Meng Huey Hsu (IComp/UFAM), Rosiane de Freitas R (IComp/UFAM)
HorárioApresentação
11:00Integração, Inovação e Inclusão: A Contribuição do PET Computação da UFPel para a Comunidade Acadêmica
Laura Quevedo Jurgina (UFPEL), Tiago Duarte Mackedanz (UFPEL), Leomar Rosa Junior (UFPEL)
11:16Caracterização de senhas utilizadas pela comunidade universitária como ponto de partida para o desenvolvimento de capacitação em cibersegurança
João Roberto Randel, Jorge Siqueira Serrão (UFRR), Hugo Lima Romão (UFRR), Felipe Leite Lobo, Marcelo Henrique Oliveira Henklain (UFRR), Eduardo Luzeiro Feitosa (UFAM)
11:32Caracterização do nível de adequação das matrizes curriculares dos cursos de computação no Brasil ao modelo de competências
Vitor Ferreira Nunes (UFLA), Maurício Souza (UFLA), Paulo Afonso Parreira Júnior (UFLA)
11:48Curso Introdutório de Lógica de Programação: Uma Ação para Aproximar Jovens em Vulnerabilidade Social ao Aprendizado de Computação
Vítor Mandowski (UFPEL), Ana Carolina Nörnberg Konradt (UFPEL), Willian Rodrigues (UFPEL), Santiago Del Valle Alvarez Martinez (UFPEL), Emerson Vieira (UFPEL), Leomar Rosa Junior (UFPEL), Laura Quevedo Jurgina (UFPEL)
12:04Construção de uma ontologia para seleção de profissionais em TI
Wellynton Diniz (CESAR School), Adelma Andrade, Marcela Valença, Cesar França (UFRPE)
12:20Explorando o Gap de Gênero em Matemática no ENEM em Municípios Brasileiros como Indicativo de Potenciais Candidatas para Carreiras em Computação
Tiago Fernandes Tavares (Insper Instituto de Ensino e Pesquisa), Fabio Roberto Miranda (Insper Instituto de Ensino e Pesquisa)
12:36Onze anos de WEI (2013 - 2023), uma análise meta-científica
Luiz Paulo Carvalho (UFRJ), Silas Lima Filho (UFRJ), Michele A. Brandão (IFMG), Jonice Oliveira (UFRJ), Flavia Maria Santoro (UERJ), Mônica Ferreira da Silva (UFRJ)
HorárioApresentação
16:30Investigating Computer Science Students' Identification with the Course and Their Perceptions of the Content Taught
Daniel Zandoná (UFRJ), Finn Kockelke (Technische Universität Darmstadt), Rafael Maiani de Mello (UFRJ)
16:46Abordagem Não-Supervisionada para Inferência do Tópico de um Exercício de Programação a partir do Código Solução
Jonas Moreira (UFV), Carlos Eduardo Paulino Silva (IFMG), André Gustavo dos Santos (UFV), Lucas Nascimento Ferreira (University of California, Santa Cruz), Julio C. S. Reis (UFV)
17:02Investigando o Uso de Ferramentas baseadas em Grandes Modelos de Linguagem no Contexto Acadêmico
Itamar Farias (IFPB), Danyllo Albuquerque (UFCG), Golbery Rodrigues (IFPB), Emanuel Filho (IFPB)
17:18Experimental analysis to assess the effectiveness of team-based blended learning in teaching computational thinking
Franciely Pereira Moreira (IFTM Campus Uberaba), Danielli Araújo Lima (IFTM)
17:34Gamificação no Ensino Híbrido e Presencial do Curso Técnico de Informática: Um Relato de Experiência da Ecit Burity
Rayllon Soares Pessoa (IFPB), Lafayette Melo (IFPB)
17:50Desenvolvimento e Aplicação da Metodologia G-Thinking em Escola da Autoria: Promovendo Protagonismo Juvenil através da Cultura Maker
Kennedy Silva (UFMS), Anderson Corrêa de Lima (UFMS), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS), Valguima Odakura (UFGD)
18:06Implantando uma Metodologia de Ensino a Distância Baseada em MVPs e Integrada com as Necessidades do Mercado
Marcos Kalinowski (PUCRIO), Tatiana Escovedo (PUCRIO), Helio Lopes (PUC), Simone Barbosa (PUC), Adriana Vidal

 

Sobre o Evento

O WEI 2024 é a 32º edição do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), que é realizado, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à Educação de Computação. É um evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado pela Comissão de Educação e pela Comissão de Educação Básica da SBC.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre a Educação de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos de Computação. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras e painéis que discutem experiências e tendências em educação em Computação no contexto nacional e internacional. Este ano, a programação do WEI estará alinhada ao tema do CSBC 2024: “Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto”.

O WEI é um importante fórum para pessoas envolvidas na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, direção e coordenação pedagógica da educação básica, docentes,e estudantes de licenciaturas, bem como profissionais da indústria, todos com interesse em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da formação em Computação.

 

Chamada de Trabalhos

O WEI 2024 convida estudantes, docentes e pessoas que desenvolvem pesquisas em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos, apresentando os resultados de suas pesquisas e experiências sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

 

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse do WEI 2024 incluem:

  • Abordagens multi, inter e transdisciplinares de Educação em Computação
  • Atividades extracurriculares (projetos de extensão, PET, PIBID) em cursos de Computação
  • Computação na Educação Básica
  • Projetos pedagógicos e diretrizes curriculares de Computação
  • Ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de Computação
  • Diversidade de gênero, raça e etnia nos cursos de Computação
  • Educação inclusiva
  • Educação on-line/a distância na área de Computação
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil de profissional com formação em Computação
  • Formação de docentes para a área de Computação
  • Integração academia-indústria
  • Learning analytics em Educação de Computação
  • Metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem de Computação
  • Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação em Computação
  • Pensamento computacional

 

Instruções para Submissão

O WEI 2024 aceitará três tipos de submissões:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias científicas (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, experimento controlado, surveys, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços;
  • Ensaios: apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Têm o propósito de expor ideias e pontos de vista da pessoa autora sobre determinado tema, revisar e analisar assuntos e interpretações e debater ideias e opiniões, por meio de pesquisa bibliográfica ou evidências empíricas.

Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, seguindo o modelo para artigos publicados em anais de eventos da SBC OpenLib, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Os artigos devem conter no mínimo 06 e no máximo 10 páginas, excluindo referências (ou seja, as referências não são contabilizadas nesta quantidade de páginas). Os artigos não são anônimos, portanto os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos.

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS3, em PDF, no link https://jems3.sbc.org.br/csbc2024-wei2024.

Todos os artigos submetidos serão avaliados por pelo menos dois integrantes do Comitê de Programa e serão julgados em termos de adequação ao evento, contextualização, fundamentação teórica e metodológica, qualidade técnica e qualidade de apresentação.

 

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 04/03/2024 24/03/2024 03/04/2024
  • Divulgação dos resultados: 05/05/2024 10/05/2024
  • Envio das versões finais dos artigos: 17/05/2024
  • Prazo de Inscrição dos autores: 17/05/2024

 

Inscrições

A inscrição pagante de, no mínimo, um autor por artigo, INDEPENDENTE DA CATEGORIA, é obrigatória para publicação do trabalho na SBC OpenLib. Autores com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC poderão realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “Taxa de Publicação e Apresentação” por artigo adicional no valor de R$ 120,00.

 

Publicação de Trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), ISSN 2595-6175, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/issue/archive. Todos os artigos serão indexados com DOI.

 

Coordenação Local

 

Organizadores Gerais

 

Comitê de Programa

  • Adao Caron Cambraia (IFFAR)
  • Adenilso Simao (USP)
  • Adolfo Neto (UTFPR)
  • Adriana Martinhago (UFV)
  • Afonso Sales (PUC-RS)
  • Alba Sandyra Bezerra Lopes (IFRN)
  • Alex de Souza Vieira (UNIFESSPA)
  • Alextian Bartholomeu Liberato (UFES)
  • Aline Mara Miotto M. Amaral (UEM)
  • Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA)
  • Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS)
  • Ana Carolina Oran (UFAM)
  • Ana Liz Souto Oliveira (UFPB)
  • Ana Marilza Pernas (UFPel)
  • Ana Paula Terra Bacelo (PUC-RS)
  • Andréa Sabedra Bordin (UFMT)
  • Andreia Marini (IFPR)
  • Angélica F.S. Dias (UFRJ)
  • Anna Beatriz Marques (UFC)
  • Antonio Rafael Braga (UFC)
  • Arthur de Castro Callado (UFC)
  • Avelino Francisco Zorzo (PUC-RS)
  • Awdren de Lima Fontão (UFMT)
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças (UFPB)
  • Benedito Pinheiro Ferreira (UFPA)
  • Bilzã Marques de Araújo (UFSB)
  • Bruno Gadelha (UFAM)
  • Bruno Merlin (UFPA)
  • Carla Bezerra (UFC)
  • Carla Delgado (UFRJ)
  • Catarina Costa (UFAC)
  • Claiton Marques Correa (IFFAR)
  • Claudia Motta (UFRJ)
  • Damires Yluska Souza (UFPB)
  • Daniel Cordeiro (USP)
  • Danielli Araújo Lima (IFTM)
  • Danilo Monteiro Ribeiro (ZUP INNOVATION)
  • Davi Viana (UFMA)
  • Deglaucy Jorge Teixeira (UFSC)
  • Diana Sasaki (UERJ)
  • Diego Moreira da Rosa (IFRS)
  • Dionne Cavalcante Monteiro (UFPA)
  • Dyego Morais (UFPE)
  • Ecivaldo Matos (USP)
  • Ed Wilson Tavares Ferreira (UFMT)
  • Edison Ishikawa (UNB)
  • Edmundo Spoto (UFG)
  • Edson OliveiraJr (UEM)
  • Eduardo Barrére (UFJF)
  • Eduardo Figueiredo (UFMG)
  • Ellen Francine Barbosa (USP)
  • Emanuel Coutinho (UFC)
  • Emerson Cabrera Paraiso (PUC-PR)
  • Esdras Bispo Jr. (UFJ)
  • Fabiana Freitas Mendes (AALTO UNIVERSITY)
  • Fabiane Barreto Vavassori Benitti (UFSC)
  • Fabiola P. O. Araújo (UFPA)
  • Filipe Saraiva (UFPA)
  • Flavia Maria Santoro (UERJ)
  • Francisco Medeiros (UFPB)
  • Gislaine Camila Lapasini Leal (UEM)
  • Graziela Ferreira Guarda (MACKENZIE)
  • Hugo Pereira Kuribayashi (UNIFESSPA)
  • Isabela Gasparini (UESC)
  • Jacilane Rabelo (UFC)
  • Jair Cavalcanti Leite (UFRN)
  • Jean Carlo Rossa Hauck (UFSC)
  • João Henrique Berssanette (IFPR)
  • João Henrique de Souza Pereira (UFU)
  • João Pablo S. da Silva (UNIPAMPA)
  • Johnny Cardoso Marques (ITA)
  • José Aires de Castro Filho (UFC)
  • José Francisco Magalhães Netto (UFAM)
  • Josivaldo Araujo (UFPA)
  • Juliana Regueira Basto Diniz (UFRPE)
  • Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco (USP)
  • Kiev Gama (UFPE)
  • Laura Emmanuella Alves dos Santos Santana (UFRJ)
  • Leandro Silva Galvão de Carvalho (UFAM)
  • Leonardo Lira Ramalho (UFPA)
  • Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
  • Luciana Foss (UFPEL)
  • Luma da Rocha Seixas (UFBA)
  • Marcelle Pereira Mota (UFPA)
  • Marcelo Duduchi (FATEC/CEETEPS)
  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain (UFR)
  • Marcelo Hideki Yamaguti (PUC-RS)
  • Marco Aurélio Graciotto Silva (UTFPR)
  • Marcos Augusto Francisco Borges (UNICAMP)
  • Marcos César da Rocha Seruffo (UFPA)
  • Marcos Kalinowski (PUC-RIO)
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes (UNIRIO)
  • Maristela Holanda (UNB)
  • Mariza Ferro (UFF)
  • Maurício Souza (UFLA)
  • Milene Silveira (PUC-RS)
  • Mirella M. Moro (UFMG)
  • Morganna Carmem Diniz (UNIRIO)
  • Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR)
  • Patricia Dockhorn Costa (UFES)
  • Paulo Afonso Parreira Júnior (UFLA)
  • Paulo Meirelles (USP)
  • Pedro Henrique Dias Valle (UFJF)
  • Rafael D. Araújo (UFU)
  • Rafael Maiani de Mello (UFRJ)
  • Rafaela Vilela da Rocha (UFABC)
  • Raul Paradeda (UERN)
  • Regiane Kawasaki (UFPA)
  • Reginaldo Cordeiro dos Santos Filho (UFPA)
  • Renan Vinicius Aranha (UFMT)
  • Renato Balancieri (UEM)
  • Renato Bulcão-Neto (UFG)
  • Ricardo Andre Cavalcante Souza (UFRPE)
  • Rita Berardi (UTFPR)
  • Roberto Almeida Bittencourt (UNIVERSITY OF VICTORIA)
  • Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)
  • Rodrigo Silva Duran (IFMS)
  • Ronaldo Celso Messias Correia (UNESP)
  • Rone Ilídio da Silva (UFSJ)
  • Rozelma Soares de França (UFRPE)
  • Sabrina Sassi (UFMT)
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (UFPA)
  • Saul Emanuel Delabrida (UFOP)
  • Sheila Reinehr (PUC-PR)
  • Silvia Amelia Bim (UTFPR)
  • Simone André da Costa Cavalheiro (UFPEL)
  • Simone Martins (UFF)
  • Taciana Pontual Falcão (UFRPE)
  • Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO)
  • Thais Silva (UFV)
  • Thiago Adriano Coleti (UENP)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG)
  • Valeria Farinazzo (MACKENZIE)
  • Valguima Odakura (UFGD)
  • Victor Hugo Santiago Costa Pinto (UFPA)
  • Vinicius Augusto Carvalho de Abreu (UFPA)
  • Viviane Menezes (UFC)
  • Windson Carvalho (UFC)

 

Revisores Adicionais

  • Albert Einstein Coutinho dos Santos (UFPA)
  • Aline de Paula Nascimento (UFF)
  • Anderson Corrêa de Lima (UFMS)
  • Carlos Luz (UEM)
  • Daiana Oliveira (UNICAMP)
  • Diego de Souza Nicodemos (Colégio Pedro II)
  • Dione Sousa (IFES)
  • Isadora Mendes dos Santos (UFPA)
  • Jacson Rodrigues Barbosa (UFG)
  • Juliana Carvalho Silva (UNIRIO)
  • Lucas Cardoso (UFPA)
  • Luciano Arruda Teran (UFPA)
  • Luciano de Souza Cabral (IFPE)
  • Luiz Alexandre Costa (UNIRIO)
  • Mauro Nigro (UERJ)
  • Michelle Lau (UERJ)
  • Nathalia da Cruz Alves (UFSC)
  • Nelson Tenório Jr. (CESUMAR)
  • Patrick Helder Alvarenga Belem (UFRJ)
  • Phelipe Dias Feio (UFPA)
  • Reinaldo Silva Fortes (UFOP)
  • Robson Viol (UFOP)
  • Rodrigo Gonçalves (UFRJ)
  • Rodrigo Paiva (UFOP)
  • Saulo William da Silva Costa (UFPA)
  • Sergio Carvalho (UFG)
  • Sergio Oliveira (UFSJ)
  • Suzane Santos dos Santos (USP)
  • Thayssa Rocha (UFPA)
  • Thiago Gomes Verissimo (USP)
  • Vinicius Lopes Nogueira (UEM)
  • Vitor Ferreira Nunes (UFLA)
  • Willian Marques Freire (UEM)