WTESTBEDS - 3º Workshop de Testbeds

Programação

Quarta-Feira (24/07)
Local: Térreo - Sala Chuveirinho

Abertura do 1º dia – 3º Workshop de Testbeds (WTESTBEDS 2024)

Participação:
  • Gustavo Neves Dias

Gustavo Araújo

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Gustavo Araújo é coordenador de P&D da RNP, atuando com equipes de desenvolvimento e implantação de projetos de P&D em ciberinfraestrutura nos temas OpenRAN, redes 5G/6G, Redes Definidas por Software, virtualização de redes, internet avançada e testbeds.

Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho

Professora da Universidade de São Paulo (USP)

Resumo: Essa palestra irá apresentar o projeto SFI2 - Slicing de Infraestruturas de Internet do Futuro que tem como objetivo oferecer Redes como Serviço (Network-as-a-Service ou NaaS) por meio do fatiamento de infraestruturas de experimentação multi-dominios, atendendo às premissas de eficiência energética e de serviços de segurança e isolamento entre fatias.

Bio: Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho é fundadora e coordenadora do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade em TI), laboratório de pesquisa e ensino e do CEDIR da EPUSP. É Professora Associada da Escola Politécnica (EPUSP-SP) e professora visitante na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Antonio Meneghetti Faculdade (FAM-RS). É Sloan Fellow 2002 pelo MIT EUA. Coordena e atua em projetos de pesquisa nas áreas de Sustentabilidade, Tecnologias Digitais, Inovação Sustentável,Economia Circular e Internet do Futuro. Recebeu diversos prêmios referentes à Inovação Tecnológica e Sustentabilidade.

Marcelo Antonio Marotta

Professor da Universidade de Brasília (UnB)

Bio: É professor Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília - UnB (2019). Foi coordenador de P&D do Departamento CTIC da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP (2017~2019). Além disso, realizou doutorado em Ciência da Computação junto ao Grupo de Redes de Computadores do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Permaneceu no CONNECT, o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações do Trinity College, em Dublin, para uma bolsa de estudos no exterior de um ano durante seu doutorado, Dublin, Irlanda (2016). Recebeu título de mestre (2013) pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Além disso, é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2010). Atualmente, está pesquisando Redes de Acesso a Rádio baseadas em Conceitos de Nuvem (C-RAN), Redes de Próxima Geração, Internet do Futuro, Gerenciamento de Processos de Negócios, Rede Definida por Software, Internet das Coisas, Rádio Definido por Software e Rádio Cognitivo.

Luiz Pereira DaSilva

Professor de Segurança Cibernética na Virginia Tech Research Center

Bio: É o primeiro Diretor Executivo da Commonwealth Cyber Initiative (CCI) e Professor de Segurança Cibernética na Virginia Tech. A CCI é um consórcio de 45 instituições de ensino superior da Virgínia com uma missão comum de pesquisa, inovação e desenvolvimento da força de trabalho em segurança cibernética. Sob a liderança do Prof. DaSilva, nos últimos quatro anos, os programas da CCI resultaram em US$ 192 milhões em financiamento de pesquisa extramuros, geraram 2.517 empregos e resultaram em US$ 367 milhões em valor agregado ao PIB da Virgínia. Anteriormente, DaSilva ocupou a cadeira de Telecomunicações no Trinity College Dublin, onde atuou como diretor do CONNECT, um centro nacional de pesquisa em telecomunicações na Irlanda. Possui extensas colaborações de pesquisa na Europa, Ásia e América do Sul. Publicou dois livros e mais de 300 artigos revisados por pares e presidiu o Programa Técnico da ICC 2020, uma das principais conferências da IEEE Communications Society. Foi IEEE Communications Society Distinguished Lecturer (2015-2018), Fellow do Trinity College Dublin e é Fellow do IEEE, por suas contribuições à rede cognitiva e ao gerenciamento de recursos em redes sem fio.

José Ferreira de Rezende

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bio: Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciência da Computação pela Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1997). Atualmente, é Professor Associado IV do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: QoS na Internet, Internet do Futuro, redes de alta velocidade, redes móveis, redes de sensores sem fio, experimentação remota e avaliação de desempenho.

Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Bio: É Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, com Estágio de Doutorado Sanduíche no King's College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de Brasília. É Coordenador-geral de Informação Científica e Técnica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCTI). É membro e coordena projetos, comitês nas áreas de Ciência Aberta e Ciência de Dados. É líder do Grupo de Pesquisa e Laboratório do Ecossistema da Pesquisa Científica Brasileira (LaEPeCBr). Áreas de interesse em pesquisa: Métodos Formais, Repositórios Digitais Abertos, Repositórios de Dados Científicos, Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Abertos, Ciência Aberta e Ciência de Dados.

Michelle Wangham

Gerente de P&D em Cibersegurança na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Bio: É Gerente de P&D em cibersegurança na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, em 2015/2016, foi pesquisadora visitante na University of Ottawa no Canadá. Atualmente é Diretora de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Ronald Araújo e Michelle Wangham

Bio - Ronald Araújo (Universidade Federal do Ceará - UFC): Possui vasta experiência em Engenharia de Software, em especial no desenvolvimento de aplicações web e mobile. Além de participar como líder técnico em diversas equipes, tem domínio das ferramentas Laravel, NextJs, Vue, React, Tailwind e Mantine. Formação acadêmica: Mestre em Engenharia de Teleinformática pela UFC.

Bio - Michelle Wangham (Gerente de P&D em cibersegurança na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI): Possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, em 2015/2016, foi pesquisadora visitante na University of Ottawa no Canadá. Atualmente é Diretora de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Encerramento do 1º dia – 3º Workshop de Testbeds (WTESTBEDS 2024)

Participação:
  • Gustavo Neves Dias

Apresentadores:

  • Elenice Pedrosa
  • Janssen Martins

Apresentador:

  • Fiterlinge Sousa

Apresentador:

  • Leandro Mondin

 

Motivações para Realização do Evento

As experimentações científicas em sistemas reais têm se mostrado um importante passo na pesquisa científica para a validação de hipóteses, simulações e/ou emulações, em consonância com as etapas preconizadas pelo Método Científico. O uso de Testbeds, que neste contexto refere-se a infraestruturas reais para experimentação, semelhantes às infraestruturas encontradas em ambientes de produção, mas em menor escala e segmentadas em um ambiente controlado, é uma das formas mais populares adotadas dentro da comunidade científica para realizar estas validações.

A terceira edição do WTESTBEDS tem como propósito oferecer um espaço para divulgar e debater os Testbeds existentes hoje, no Brasil e no exterior, suas aplicações, bem como, estudar casos de uso que exemplifiquem e demonstrem a forma como os mesmos podem contribuir na elevação da qualidade da pesquisa científica, no ensino acadêmico, na validação de ideias e hipóteses, ou mesmo na construção de Produtos Mínimos Viáveis (do inglês: Minimum Viable Product – MVPs) para projetos de pesquisa ou indústrias.

O WTESTBEDS buscará reunir os maiores especialistas nacionais e, mediante a disponibilidade, alguns especialistas internacionais, apresentando as principais plataformas para experimentação existentes hoje e de que forma elas estão sendo utilizadas em prol da pesquisa científica, bem como, debater as necessidades emergentes de novas infraestruturas para experimentação, oportunidades de novos projetos e os desafios para sustentá-las ou auto sustentá-las.

O propósito principal deste workshop é inspirar professores, alunos e pesquisadores a avaliarem de que forma essas infraestruturas para experimentação disponíveis hoje podem contribuir com os seus trabalhos e conhecer os caminhos e processos envolvidos para o uso das mesmas e, se houver interesse, como eles poderiam participar destes esforços.

 

Descrição Geral do Evento

A terceira edição do WTESTBEDS tem como propósito consolidar o caminho iniciado na primeira edição na apresentação e divulgação, junto à comunidade científica presente no CSBC 2024, de como os Testbeds têm contribuído hoje para o ensino, pesquisa científica e mesmo na validação de protótipos de startups. No evento buscaremos demonstrar a riqueza de possibilidades no uso destas infraestruturas através de pesquisadores com experiência no uso e mesmo na construção de Testbeds.

A partir de uma divulgação abrangente dos principais Testbeds disponíveis no Brasil ou no exterior, buscaremos apresentar estudos de caso e artigos científicos que fizeram uso destas plataformas com sucesso. A partir destes exemplos, entendemos que pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas de pesquisa poderão se inspirar e se identificar com tais demonstrações, podendo então melhor compreender os benefícios que tais plataformas trazem na qualificação dos trabalhos realizados.

Ainda durante o evento, buscaremos também demonstrar os caminhos futuros dos Testbeds, o estado da arte, além de oportunidades de colaboração para a evolução destas plataformas. Através da promoção de encontro entre equipes de desenvolvimento de Testbeds e interessados em contribuir com esta construção, também entendemos que novas possibilidades de pesquisa e colaboração poderão nascer destas interações.

O terceiro Workshop de Testbeds não se propõe apenas ser um espaço para apresentar e inspirar pesquisadores no uso de Testbeds, mas também um espaço para impulsionar a criação de uma comunidade que tenha interesse em participar e influenciar nos caminhos do tema, o que pode ser uma área de pesquisa de interesse dos participantes, já iniciado na primeira edição do mesmo.

 

Expectativa de Programação

O Workshop pretende organizar com os seguintes grupos de sessões:

  • 1 Sessão de Keynote Speaker com um ou dois profissionais que são referência na área de experimentação científica;
  • 3 sessões de palestra com pesquisadores apresentando Testbeds relevantes para a pesquisa científica e validação de hipóteses;
  • 1 painel com até 4 participantes para discutir o uso de Testbeds na pesquisa científica, suas experiências na área e sua visão para o futuro dos Testbeds, além do seu crescente uso na pesquisa científica;
  • 1 atividade prática (hands on) com uma das plataformas para experimentação;

 

Tópicos de Interesse

O terceiro WTESTBEDS buscará demonstrar o uso de Testbeds nas mais diferentes áreas de conhecimento em ciências da computação. O uso de Testbeds nas áreas abaixo, mas não limitadas elas, são os nossos principais tópicos de interesse:

  • Uso de Testbeds para a experimentação científica (independente da área de conhecimento);
  • Repetibilidade ou reprodutibilidade de experimentos e datasets;
  • Medição e aferição de dados coletados por experimentos;
  • Uso de Testbeds para Aplicações Distribuídas e em Redes;
  • Uso de Testbeds em Blockchain;
  • Campus ou Escritórios Inteligentes;
  • Computação na nuvem ou na Névoa;
  • Detecção e prevenção de anomalias e ataques;
  • Especificação, validação e verificação de protocolos de rede;
  • Gerenciamento de identidades;
  • Aplicações ou Middlewares relacionados à Internet das coisas (IoT);
  • Internet do futuro;
  • Novas Arquiteturas de Redes;
  • Medição e monitoração de redes;
  • Qualidade de serviço (QoS) e de experiência (QoE);
  • Redes centradas na informação;
  • Telemedicina e algoritmos de IA para apoiar diagnósticos de doença;
  • Redes Definidas por Software;
  • Programabilidade do plano de Dados;
  • Redes ópticas;
  • Redes sem fio;
  • Roteamento, comutação e Endereçamento;
  • Segurança em redes e sistemas distribuídos;
  • Virtualização de rede e/ou funções de rede;
  • Utilização de múltiplas infraestruturas ou federação de Testbeds em um único experimento;
  • Outros relacionados ao uso de Testbeds em outras áreas do conhecimento.

 

Organização e Realização

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP buscando cumprir sua missão de promover o uso inovador de redes avançadas trabalha a mais de 20 anos com o desenvolvimento e uso de infraestruturas para experimentação como importante instrumento de suporte à Projeto de P&D em parceria com instituições de ensino e pesquisa, universidades e institutos federais, centros nacionais de pesquisa e parceiros privados. Nos últimos anos tem direcionado esforços para oferecer como serviço as diferentes infraestruturas para experimentação hoje disponíveis para toda a comunidade acadêmica nacional e também em colaborações internacionais, por meio do Serviço de Testbeds RNP (https://www.rnp.br/servicos/testbeds). À RNP entende que o CSBC é um importante fórum acadêmico nacional que reúne professores, alunos e pesquisadores da área de computação, e por esse motivo temos o maior interesse de estarmos próximos da comunidade acadêmica a fim de exercitar a escuta ativa e buscar direcionar as ações de investimento para cada vez mais impulsionar a pesquisa experimental no Brasil.

 

Coordenação Geral

 

Coordenação do Comitê de Programa