BraSNAM - XII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining

O XII Workshop Brasileiro de Análise de Redes Sociais e Mineração (BraSNAM 2023) será realizado em conjunto com o 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que oferece uma oportunidade valiosa para grupos multidisciplinares se reunirem e se envolverem em ricas discussões sobre tópicos relacionados a análise de redes sociais. Em 2023, o CSBC será organizado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, Paraíba, Brasil.

O estudo das redes sociais teve origem nas comunidades sociais, educacionais e empresariais, com melhor sustentação teórica a partir da década de 1940. Hoje, o uso crescente da Web e das mídias sociais promove a interação entre as pessoas, a disseminação de dados e o compartilhamento de informações. Com a crescente disponibilidade de dados (fornecidos por pessoas e suas interações, logs e servidores da web), existem oportunidades para avaliar e desenvolver técnicas para melhorar as redes sociais e as informações em muitos contextos. Consequentemente, as análises e técnicas de redes sociais definiram campos de pesquisa frutíferos na academia, política, segurança, negócios, marketing, ciências e muitos outros.

O BraSNAM 2023 oferece um espaço interdisciplinar para reunir profissionais e pesquisadores de redes sociais e seus campos relacionados, para promover a colaboração e troca de ideias e práticas.

O Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM) tem se tornado um importante fórum de discussão em Análise de Redes Sociais e áreas correlatas, com índice H-índex igual a 6 e H-mediana igual a 11 (Google Metrics).  Por reunir presencialmente os pesquisadores, o BraSNAM tem ajudado na formação de bancas de conclusão de curso, coorientações, projetos de pesquisa ou outros tipos de colaboração em decorrência do fortalecimento das interações científicas e sociais.

O workshop aceitará submissões de Contribuições consolidadas (full papers) e Trabalhos em andamento (short papers), que incluem ferramentas/aplicações (demo tools), dataset papers e estudos de caso, escritos em Português ou Inglês. Artigos completos e resumidos não podem ultrapassar 12 e 6 páginas, respectivamente. As submissões deverão respeitar o formato padrão de publicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 

Nessa décima segunda edição edição, os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter versões revisadas e estendidas para uma edição especial da iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informações – CESI/SBC.

Os tópicos de interesse do BraSNAM incluem, mas não estão limitados a:

  • Ciclo de vida de dados e informações sociais: extração, limpeza, modelagem, consulta, indexação, incorporação, recursos e métricas, transformação, compactação e resumo, integração, gerenciamento, armazenamento, caracterização, análise, mineração, aprendizagem, amostragem, monitoramento, preservação de privacidade, navegação e visualização e evolução.
  • Redes Sociais e de Informação Aspectos humanos: crowdsourcing e crowdfunding, questões éticas, justiça e preconceito, spam, desinformação, atividades maliciosas, comunidades, detecção e propagação de influência, epidemiologia, capital social, modelagem de comportamento do usuário, comportamento organizacional e de grupo, computação cognitiva, reputação, identificação de confiança e expertise e formação de equipe.
  • Redes Sociais e Informacionais – uma perspectiva multidisciplinar: medicina, ciências, crime e investigação forense, educação, cultura, pesquisa e academia, governo e política, economia, saúde e bem-estar, marketing, negócios, gestão, humanidades digitais e ecossistemas de software.
  • Técnicas de Redes Sociais e de Informação: big data, fluxo e difusão, interface, previsão de link, simulação e evolução, engajamento e gamificação, análise de sentimento e opinião, classificação, recomendação, recuperação, identificação de tendência, rastreamento e previsão.
  • Redes Sociais e de Informação Especializadas: redes complexas, redes secretas e dark web, redes sociais com reconhecimento de localização e mobilidade, redes profissionais, sensores multimídia móveis e inteligentes e novos aplicativos.

O workshop aceitará submissões de Contribuições consolidadas (full papers) e Trabalhos em andamento (short papers), que incluem ferramentas/aplicações (demo tools), dataset papers e estudos de caso, escritos em Português ou Inglês. Artigos completos e resumidos não podem ultrapassar 12 e 6 páginas, respectivamente. As submissões devem seguir o template da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que está disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos.

Os artigos completos (Contribuições consolidadas) deverão ser avaliados utilizando os seguintes critérios: adequação ao escopo do workshop, relevância, qualidade técnica, clareza, originalidade e avaliação dos resultados. A avaliação dos resultados é desejada, mas não é pré-condição para a submissão do artigo. Todos os artigos completos aceitos deverão ser apresentados oralmente.

Os trabalhos em andamento (short papers) serão avaliados utilizando os mesmos critérios. Os artigos resumidos da categoria dataset papers também serão avaliados pela disponibilidade dos dados e metadados em repositório público. Os trabalhos em andamento aceitos serão igualmente publicados nos anais do evento. Os autores deverão confeccionar pôsteres (utilizando o padrão do evento) a serem apresentados nas sessões indicadas. Ferramentas e aplicações deverão fazer uma demonstração. Todos os trabalhos em andamento participarão da sessão de Pitch (ou minute madness) a depender da quantidade de trabalhos em andamento aceitos.

Os trabalhos submetidos, independente do tipo, serão avaliados “cegamente” (doubleblind review), omitindo-se qualquer identificação de seus autores, bem como de seus revisores. Cada avaliação será feita por, no mínimo, 3 membros do comitê do programa. Visamos a isenção e imparcialidade no processo de  revisão duplo-cega, por isso analisamos possíveis conflitos de interesse no processo caso a caso e também avaliamos qualitativamente as revisões. Reiteramos que o Comitê Diretivo do BraSNAM trabalha ativamente junto aos membros do comitê técnico para prover revisões construtivas aos autores.

O Quadro 1 sumariza os artigos longos e curtos com respectivos tipos de trabalho e limite de páginas que serão aceitos no BraSNAM 2022.

Quadro 1. Categoria de artigos com respectivos tipos de trabalho e limites de páginas.


Reforça-se que as submissões ao BraSNAM devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual pode ser acessado aqui: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta.

Nossa comunidade também busca seguir boas práticas de ciência aberta. A edição 46 da Revista Computação Brasil versa sobre o Papel da Computação na Ciência Aberta. Neste ensejo, encorajamos os autores e autoras a disponibilizarem códigos-fonte e base de dados sempre que possível, visando a transparência e replicabilidade.

A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do Sistema JEMS da SBC:

https://jems.sbc.org.br/brasnam2023

  • Limite para submissão dos trabalhos: 05/03/2023    –  20/03/2023   –  05/04/2023 (Final)
  • Notificação dos trabalhos selecionados: 05/05  – 20/05/2023
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos: 16/05  –  28/05/2023
  • Prazo de inscrição autores(as): 16/05  –  05/07/2023

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos um dos autores do artigo realize a sua inscrição no evento na categoria profissional. Cada inscrição na categoria profissional dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Autores com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma “taxa de publicação” por artigo adicional. O valor dessa taxa pode ser visto na página de inscrições do CSBC 2023.

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), ISSN 2595-6094, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/brasnam. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Quarta-feira
9:00-10:30Abertura e Artigo Convidado
10:30-11:00Coffee-Break
11:00-12:30ST1 – Redes Colaborativas
12:30-14:00Almoço
14:00-15:30ST2 – Shorts 
15:30-17:00ST3 – Shorts
17:00-18:00Pôsteres
Quinta-feira
8:30-10:30ST4 – Redes Especializadas e Palestra
10:30-11:00Coffee-Break
11:00-14:00Assembléia Geral e Almoço
14:00-16:00ST5 – Melhores Trabalhos
16:00-16:30Pôster
16:30-18:30Painel – Artigo Convidado
Sexta-feira
9:00-10:30ST6 – Feramentas & Aplicações
10:30-11:00Coffee-Break
11:00-12:30ST7 – Redes Sociais, Informacionais e visualização
12:30-14:00Almoço
14:00-15:30Palestra
15:30-16:30Reunião de comunidade
16:30-17:00ST6 – Ferramentas & Aplicações

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Quarta-feiraAbertura e Artigo ConvidadoChairs: Andrêza Alencar (UFRPE) e Fábio Lobato (UFOPA)
09:00-9:30AberturaAndrêza Alencar e Fábio Lobato
9:30-10:30GIMARS: Grupo de Interesse de Mineração e Análise de Redes SociaisJonice Oliveira
Quarta-feiraST1 – Redes Colaborativas Chair: Marcos Seruffo (UFPA)
11:00-11:30Exceptional Collaboration Patterns in Music Genre NetworksGabriel P. Oliveira,
Mirella Moro
11:30-12:00Analyzing Character Networks in Portuguese-language Literary WorksMariana O. Silva,
Gabriel P. Oliveira,
Mirella Moro
12:00-12:30Estudo do impacto da seleção de sementes baseada em centralidade e em informações de comunidades sobrepostasGilma Aparecida Campos,
José Mauro Ribeiro,
Vinícius Vieira,
Carolina Xavier
Quarta-feiraST2 – Shorts Chair: Luiz Paulo Carvalho (UFRJ)
14:00-14:15Descoberta de modularidade em códigos de projetos monolíticos em Java utilizando redes complexasMarcos Brito Jr,
Leandro Silva
14:15-14:30Improving Irony Detection by Balancing Methods and Feature SelectionAnthony Marques ,
Henrique Santos,
Manoel Messias Pereira Medeiros,
Rafael Anchiêta
14:30-14:45REDES SOCIAIS MÓVEIS: Uma Análise das Políticas de Privacidade do WhatsApp, Telegram e DiscordValdivino Neto,
Jaqueline Alves Ribeiro,
Maria Isabella da Silva,
Regina Paiva Melo Marin
14:45-15:00Análise Temporal de Coesão de Discurso em Mídia Social Durante Grandes EventosJoao Matheus Goncalves,
Fabio Porto,
Jonice Oliveira,
Tiago França
15:00-15:15Uso de Programação Linear Inteira para geração e análise de agrupamentos de políticos do Congresso Nacional BrasileiroTatiane Fernandes,
Natalia Coelho
15:15-15:30Fechamento da Sessão 
Quarta-feiraST3 – Shorts Chair: Awdren Fontão (UFMS)
15:30-15:45Avaliação do Desempenho de Ferramentas de Transcrição de Áudio em Português para Análise de Dados da WebJonatas Santos,
Marcelo M. R. Araújo,
Josemar Caetano,
Yago Araújo dos Santos,
Julio C. S. Reis,
Ana Paula Couto da Silva,
Jussara Almeida
15:45-16:00CSBCSet: Um conjunto de dados para uma década de CSBC, seus eventos e publicaçõesSilas Lima Filho,
Luiz Paulo Carvalho,
Michele Brandão,
Jonice Oliveira,
Flavia Maria Santoro,
Mônica Silva
16:00-16:15Criação de um Dataset de Múltiplos Domínios para a Plataforma de Jogos Online da Epic GamesAlexandre Sousa,
Carlos Ferreira,
Samuel Gomes
16:15-16:30Predicting the utility of game reviews in Portuguese: the creation of a new corpus and the evaluation of a state-of-the-art methodGermano Jorge,
Thiago Pardo
16:30-16:45Affinity Networks as a Tool for Assessing Writing Processes: A Novel Method Utilizing Pause-Based Visibility GraphsDavi Oliveira,
Erica Rodrigues,
Hernane Borges de Barros Pereira
16:45-17:00Fechamento da Sessão 
Quinta-feiraST4 – Redes EspecializadasChair: Carolina Xavier (UFSJ)
8:30-9:00Análise sobre Viés de Gênero no Youtube: Um Estudo sobre as Eleições Presidenciais de 2018 e 2022Andressa Kappaun,
Jonice de Oliveira Sampaio Oliveira
9:00-9:30Engajamento no TikTok dos candidatos às eleições Brasileiras de 2022 ? Resultados IniciaisMaria Santana ,
Juliana Lima,
Andreiwid Corrêa,
Kellyton Brito
9:30-10:00O debate do feminismo no Twitter: Um estudo de caso das eleições brasileiras de 2022Beatriz F. Paiva,
Beatriz Reis,
Ana Paula Couto da Silva,
Mirella Moro
10:00-10:30Bate-papo com autores e autoras 
Quinta-feiraST5 – Melhores TrabalhosChairs: Andrêza Alencar (UFRPE) e Kellyton Brito (UFRPE)
14:00-14:30Uma década de interações entre eventos e pesquisadores do CSBC: Um estudo meta-científicoLuiz Paulo Carvalho,
Silas Lima Filho,
Michele Brandão,
Jonice Oliveira,
Flavia Maria Santoro,
Mônica Silva
14:30-15:00Método para Contrastar Percepção de Suporte Social com Dados Extraídos do Twitter em PortuguêsCassio Alcantara,
Maria Camila Nardini Barioni,
Elaine Faria,
Luiz Carlos Oliveira Junior
15:00-15:30Identificação e Caracterização de Campanhas de Propagandas Eleitorais Antecipadas Brasileiras no TwitterMarcelo M. R. Araújo,
Carlos Ferreira,
Julio C. S. Reis,
Ana Paula Couto da Silva,
Jussara Almeida
15:30-16:00Bate-papo com autores e autoras 
Quinta-feiraPainel – Artigo ConvidadoChair: Fábio Lobato (UFOPA)
16:30-16:45Ranqueamento de Licitações Públicas a partir de Alertas de FraudeGabriel P. Oliveira,
Bárbara Mendes,
Camila Braz,
Lucas L. Costa,
Mariana O. Silva,
Michele Brandão,
Anisio Lacerda,
Gisele Pappa
16:45-18:15PainelConvidados: Dr. Ferdinando Serejo (TJMA) e Dr. Octávio Paulo Neto (MPPB)
18:15-18:30Encerramento 
Sexta-feiraST6 – Ferramentas & AplicaçõesChair: Silas Lima Filho (UFRJ)
9:00-9:30Análise do estresse e tópicos discutidos no Twitter durante a pandemia da COVID-19 no Brasil.Diansley Peres,
Gean Fernandes da Silva,
Elaine Faria,
Maria Camila Nardini Barioni
9:30-10:00Describing COVID-19 Pandemic by means of Tweets from Official Entities in BrazilMatheus Santos,
Fabiola Souza Fernandes Pereira
10:00-10:30Análise de sentimentos expressos no Twitter em relação aos candidatos da eleição presidencial de 2022Elaine Faria,
Sarah Silva
Sexta-feiraST7 – Redes Sociais, Informacionais e visualizaçãoChair: Vinícius Vieira (UFSJ)
11:00-11:30Investigating Change and Incident Management in Proprietary Software Ecosystem: Survival Mode OnLuiz Costa,
Alexandre Rosa,
Awdren Fontão,
Rodrigo Santos
11:30-12:00Exploratory Analysis on Market Basket Data using Network VisualizationClaudio Linhares,
Henrique Gino,
Diogenes Silva Pedro,
Jean Ponciano,
Agma Traina
12:00-12:30Potencial de influência em publicações usando território causal.Diogo Ramos,
Jesús Mena-Chalco
Sexta-feiraPalestra e Reunião de comunidadeChairs: Andrêza Alencar (UFRPE) e Fábio Lobato (UFOPA)
14:00-15:30Palestra: Social Media in BusinessOlaf Reinhold, Professor for E-Commerce, University of Cooperative Education Saxony, Germany; Social CRM Research Center e. V.

Rainer Alt, Professor for Application Systems, Information Systems Institute, Leipzig University, Germany; Social CRM Research Center e. V.
15:30-16:30Reunião da comunidade 
Sexta-feiraPremiações e encerramento 
16:30-17:00Premiações e encerramento 

Organizadores Gerais:

Andrêza Leite de Alencar – andreza.leite@ufrpe.br
Fábio Manoel França Lobato – fabio.lobato@ufopa.edu.br

Organizadores do Comitê de Programa:

Os mesmos da Coordenação Geral do Evento

Comitê Diretivo:

Daniel Figueiredo (UFRJ)

Davi Viana (UFMA)

Eric Fernandes de Mello Araújo (UFLA)

Fabrício Benevenuto (UFMG)

Giseli Rabello Lopes (UFRJ)

Jano Moreira de Souza (UFRJ)

Jonice Oliveira (UFRJ)

Juliana Valério (UFRJ)

Li Weigang (UnB)

Luciano Digiampietri (USP)

Marcos Arrais Silva (PUC-MG)

Michele Amaral Brandão (IFMG)

Mirella M. Moro (UFMG)

Raimundo Santos Moura (UFPI)

Renata Galante (UFRGS)

Roberto Imbuzeiro Oliveira (IMPA)

Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)

Comitê de Programa (TPC):

Ana Paula Couto da Silva – UFMG

Anderson Ferreira –  Universidade Federal de Ouro Preto

André Carvalho –  Universidade Federal do Amazonas

Balaji Venkatachalam –  Google

Carlos Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto / Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Santos – Centro Universitário SENAI CIMATEC

Carolina Ribeiro Xavier –  Universidade Federal de São João del-Rei

Claudia Cappelli – UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Daniel Figueiredo – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Daniel Lichtnow – Universidade Federal de Santa Maria

Daniel Menasché – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Daniel Menasche – UFRJ

Eduardo Nakamura – Universidade Federal do Amazonas

Eric Araújo – Universidade Federal de Lavras

Fabio Lobato – Universidade Federal do Oeste Pará

Fabiola Souza Fernandes Pereira – Universidade Federal de Uberlandia

Fábio Basso – Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Filipe Ribeiro – Universidade Federal de Ouro Preto

Gabriel Lunardi – UNIPAMPA

George Valença – Universidade Federal Rural de Pernambuco

Giseli Lopes – UFRJ

Gislaine Camila Leal – Universidade Estadual de Maringá

Guilherme Avelino – Federal University of Piaui

Gustavo Guedes – CEFET/RJ

Heitor Costa – Federal University of Lavras

Hernane Borges Barros Pereira – UNEB

Ivaldir Junior Universidade de Pernambuco – UPE

Jefferson Elbert Simões – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

José Monteiro – Universidade Federal do Ceará – UFC

Julio Reis – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Jussara Almeida – DCC-UFMG

Karin Becker – UFRGS – Federal University of Rio Grande do Sul

Kellyton Brito – Universidade Federal Rural de Pernambuco

Leandro Wives – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leila Weitzel – Universidade Federal Fluminense

Li Weigang – University of Brasilia

Luciano Coutinho – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Luciano Digiampietri – University of Sao Paulo (USP)

Luiz Henrique Merschmann – Universidade Federal de Lavras

Marcos Arrais Pontifícia – Universidade Católica de Minas Gerais

Michele Brandão – IFMG

Paulo Freire – Instituto Militar de Engenharia

Paulo Sérgio Santos – Federal University of the State of Rio de Janeiro

Rafael Anchiêta – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI

Rafael Escalfoni – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

Raimundo Moura – Universidade Federal do Piaui

Rainer de Amorim – Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Renata Araujo – Faculdade de Computação e Informática Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo SP Bras

Renata Galante – UFRGS

Ronaldo Goldschmidt – Instituto Militar de Engenharia

Sergio Lifschitz – PUC-Rio

Sergio Manuel Serra da Cruz – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Thiago Pardo – USP/ICMC

Tiago de Melo – Universidade do Estado do Amazonas

Tiago França – UFRRJ

Vânia Maria Dias – UNIRIO

Victor Stroele Federal – University of Juiz de Fora

Vinícius da Fonseca Vieira  – Universidade Federal de São João del-Rei

Vinicius Ruela Pereira Borges – Universidade de Brasília

Wagner Meira Jr. – UFMG

Contato para dúvidas:

Andrêza Leite de Alencar: andreza.leite@ufrpe.br
Fábio Manoel França Lobato: fabio.lobato@ufopa.edu.br