SECOMU - Seminário de Computação na Universidade

O SECOMU – Seminário de Computação na Universidade – é realizado desde 1971 e é um dos eventos mais antigos da área de Computação no país. Teve papel importante na criação da SBC e a partir de 1980 passou a fazer parte da programação do Congresso da SBC – CSBC. 

A 53ª edição do SECOMU fará parte da programação do CSBC 2023, reunindo a comunidade de Computação do Brasil para discutir temas importantes da área, considerando não apenas questões técnicas, mas sobretudo questões políticas que influenciam o desenvolvimento da área, bem como o impacto que a Computação tem na sociedade em que vivemos.

O SECOMU é estruturado em torno de painéis que tratam de temáticas do quadro político-científico-educacional no Brasil. Os participantes desses painéis são personalidades políticas, acadêmicas, representantes de agências de fomento, membros da indústria e da sociedade em geral. Ao longo dos anos, os painéis do SECOMU ajudaram a comunidade a construir suas posições políticas em temas de grande relevância na área de Computação, como a política industrial brasileira, a qualidade do ensino superior, entre outros, contribuindo com soluções e estratégias para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Como tem acontecido nas últimas edições, a programação do SECOMU será constituída por três painéis e uma sessão especial dedicada à assembleia geral da SBC. A programação ainda está sendo planejada e maiores detalhes serão divulgados neste espaço, oportunamente.

Painel 1: Oportunidades e Desafios da Integração dos Mundos Físico e Digital na Educação: Aprendizagem e Geração do Conhecimento

Data – 07/08/2023, 18:00-20:00

Mediadora: Itana Maria Gimenes (SBC)
É professora titular em engenharia de software, aposentada, da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brazil. Ela fez estágio de pós-doutorado senior na Open University, Reino Unido (2011) em uma pesquisa relacionada a projeto de aprendizagem aplicada a engenharia de software. Em 2005, fez pós-doutorado na School of Computer Science, University of Waterloo, ON, Canada onde a pesquisa concentrou-se em linha de produto de software. Ela tem PhD em Ciência da Computação na University of York, Department of Computer Science, UK (1992). Diretora de Educação da SBC nas gestões 2019-2023.

Suzana dos Santos Gomes (CAPES)
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade – Universitátis/FaE/UFMG. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG).  Editora Chefe da Educação em Revista (FaE/UFMG). Membro do Conselho Internacional de Revisores Científicos da Revista Alteridad – Equador. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, avaliação institucional, gestão acadêmica e formação de professores. É Diretora de Educação a Distância da CAPES.

Rodolfo Jardim Azevedo (UNICAMP)
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado na Universidade de Washington – EUA (2010). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, orientando alunos do mestrado e doutorado em Ciência da Computação nas áreas de Arquitetura de Computadores, Sistemas Dedicados, Projeto de Hardware e Uso de Tecnologia na Educação. Foi coordenador de Pós-graduação, coordenador adjunto para o mestrado profissional da área de Ciência da Computação da CAPES. Publicou diversos artigos em conferências e periódicos, tendo recebido mais de 20 prêmios em sua carreira, em especial o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz da Unicamp. Foi diretor do Instituto de Computação da Unicamp, membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação e Presidente/Reitor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. Atualmente é Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Eldorado, do Conselho Universitário da Unicamp e Representante Regional da SBPC.

Mariza Ferro (UFF)
Professora de Inteligência Artificial do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Idealizadora e coordenadora do Núcleo de Referência em Inteligência Artificial Ética e Confiável e coordenadora do EticALIA – Consórcio para Políticas Públicas em Inteligência Artificial Ética para América Latina e Caribe. Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP. Seus principais interesses de pesquisa são Inteligência Artificial (IA), IA Verde e Sustentabilidade, IA Ética e IA para o bem estar social.

Cris Lacerda (Cesar)
Graduada em Desenho Industrial, mestra em Design e doutoranda em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE, é docente do MBA em Tecnologias do Design na Unicap ICAM-Tech e pesquisadora de design colaborativo, cultura maker e aprendizagem P2P em eventos ágeis. Analista Educacional Sênior na CESAR School, atua em projetos com uso de tecnologias emergentes na tríade Educação, Design e Computação. É sócia do Fab Lab Recife, co-fundadora do Movimento Mulheres Makers e embaixadora da FabLab Network – rede mundial de aprendizagem e inovação maker que reúne mais de 2 mil laboratórios de fabricação digital. Em 2018 e 2019 foi finalista do Creative Learning Challenge, promovido pelo MIT Media Lab.

 

Painel 2: Oportunidades e Desafios da Integração dos Mundos Físico e Digital nos Negócios

Data – 08/08/2023, 18:00-20:00

Moderador: Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
É professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1996. De abril a julho de 2015 foi Professor Visitante da Universidade de Kent, Reino Unido. É Associado Titular desde 2003 e foi Diretor Adjunto, entre 2004 e 2011, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Entre 2009 e 2011 foi Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da SBC e Membro do Conselho de Administração da RNP. Desde julho de 2013 é Diretor de Finanças da SBC. temas Computação Ubíqua, Computação na Nuvem, Computação Sensível a Contexto e Middleware, com aplicações em domínios diversos, como TV Digital, Sistemas Elétricos, Sistemas de Transporte Inteligentes, entre outros. Possui graduação (1986) e mestrado (1989) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Kent em Canterbury (1995), Reino Unido.

Sílvio Meira (UFPE)
É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutor em Ciência da Computação – University of Kent at Canterbury (1985). É PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da CESAR.school, PROFESSOR EMÉRITO do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, e foi Professor Associado da Escola de Direito RIO da FGV (de 2014 a 2017). No ano letivo 2012-2013, foi Fellow do Berkman Center da Harvard University, onde também foi Faculty Associate até 2015. Silvio Meira é um dos fundadores do CESAR e do PORTO DIGITAL, onde preside o CONSELHO de ADMINISTRAÇÃO, e está nos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV, BBCE e CAPES. Fundador de BLOCOS e MARACATUS, Meira é um percussionista que se diverte muito como pesquisador de engenharia de software, plataformas e ecossistemas digitais, transformação digital, inovação, empreendedorismo, estratégia de negócios e políticas públicas.

Guido Lemos (UFPB)
Guido Lemos de Souza Filho, Secretário de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa; é Professor Titular do Departamento de Sistemas de Computação do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (DI-CI-UFPB) e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Fundador do LAVID (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital) onde desenvolve pesquisas nos seguintes temas: televisão digital, cinema digital, aplicações multimídia distribuídas, redes de distribuição de vídeo, performances artísticas distribuídas, acessibilidade, segurança da informação, fake news, telesaúde e aplicações de blockchain. Atuou no desenvolvimento do middleware Ginga,  publicado como recomendações ITU-T e ITU-R, e adotado como padrão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital e de vários outros países da América Latina, cuja implementação é um software hoje instalado em cerca de 150 milhões de aparelhos de TV. Foi coordenador do projeto REUNI que resultou no aumento de 20 para 45 mil alunos na UFPB. Atua também como membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

André Fatala (Luizalabs)
Autodidata, Fatala iniciou sua carreira profissional em 2000, no Submarino, como desenvolvedor, onde adquiriu experiência participando da construção de uma plataforma de e-commerce para grande escala. Foi gerente de produtos da Predicta, onde foi responsável pelo desenvolvimento de ferramentas com alto poder de processamento para análise de dados em ambiente digital. Iniciou sua carreira no Magazine Luiza em 2010, no time de tecnologia do e-commerce. Em 2011, foi responsável pelo desenvolvimento do Magazine Você e, logo depois, pela área de Pesquisa e Desenvolvimento – que veio a se tornar o Luizalabs. Em 2015, assumiu a Diretoria do Luizalabs e passou a liderar o desenvolvimento dos canais de venda – e-commerce e lojas físicas – entregando projetos de Transformação Digital como Mobile Vendas e a plataforma de Marketplace. Atualmente, é VP de Tecnologia e tem a missão de criar times de alta performance e poder de execução para as estratégias da companhia.

Francilene Procópio Garcia (UFCG)
Bacharel em Ciência da Computação (UFPB), Mestre em Informática (UFPB) e Doutora em Engenharia Elétrica (UFPB). Foi pesquisadora visitante na Tsinghua University, China. Foi Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2007-2016), liderando projetos de promoção do empreendedorismo inovador no Estado da Paraíba e na região Nordeste. Presidiu a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC (2012-2015), atuando na construção de programas e avaliação de políticas públicas em prol dos ambientes promotores de inovação no país. Como Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Paraíba (2011-2018), presidiu o Fórum de Secretários para Assuntos de Ciência e Tecnologia e Inovação – CONSECTI (2015-2018) e contribuiu com a construção do marco legal de CT&I. Atuou como consultora do CGEE, na área de inovação, junto à SUDENE, por ocasião da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste – PRDNE. Integra o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT, o Conselho de Administração do Instituto Serrapilheira, o Conselho Consultivo da FINEP e o Conselho Deliberativo do SEBRAE Nacional. É Vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, Biênio 2023-2025. É professora da UASC/CEEI/UFCG, coordenadora de pesquisa e extensão da UASC/CEEI.

 

Painel 3: Desafios da Regulação do Desenvolvimento e Uso das Tecnologias e Serviços Digitais

Data – 09/08/2023, 18:00-20:00

Mediador: Flávio Rech Wagner (ISOC)
Engenheiro Eletrônico (1975) e Mestre em Ciência da Computação (1977) pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Computação, pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha (1983). Professor Titular aposentado do Instituto de Informática da UFRGS. Presidente da Sociedade Brasileira de Computação, por dois mandatos (1999 – 2003), agraciado pela SBC com o Prêmio Newton Faller em 2004. Conselheiro do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, por três mandatos (2008–17). Conselheiro do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, por dois mandatos (2013–17). Presidente da ISOC Brasil, capítulo brasileiro da Internet Society, desde 2018. Agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008).

Demi Getschko (NIC.br)
Engenheiro eletricista formado pela POLI/USP, com mestrado e doutorado em Engenharia, é Conselheiro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), Diretor-Presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e Professor Associado da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Foi membro da diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) pela ccNSO (Country Code Names Support Organization). Em abril de 2014 foi eleito para o Hall da Fama da Internet na categoria “Conectores Globais”. Em julho do mesmo ano foi agraciado com o prêmio “Cristina Tavares”, da Sociedade Brasileira de Computação. Em maio de 2016 foi admitido na Ordem do Mérito das Comunicações no “Grau de Oficial” como forma de reconhecimento aos seus serviços relevantes prestados às Comunicações. Membro fundador da ISOC Brasil (Sociedade da Internet no Brasil). Editor chefe da “Revista .br” – publicação do Comitê Gestor da Internet no Brasil desde 2009. Desde 2014 escreve quinzenalmente para o Caderno Link – Editoria de tecnologia e cultura digital do jornal O Estado de S. Paulo e do portal Estadao.com.br.

Carlos Affonso Pereira de Souza (ITS)
Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e Mestre em Direito Civil na UERJ (2009 e 2003). Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Ottawa. Pesquisador afiliado ao Information Society Project, da Faculdade de Direito da Universidade de Yale. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ e da PUC-Rio, lecionando disciplinas sobre Direito Civil, História do Direito e Direito da Tecnologia da Informação. Membro da Comissão de Direito Autoral da OAB/RJ. Foi fundador e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas – RJ (2003-2013). Participa de diversos fóruns internacionais sobre regulação e governança da Internet. Advogado.

Tanara Lauschner (UFAM)
Dra. em Informática e Professora da Universidade Federal do Amazonas. Atua no movimento de Mulheres na Computação, é co-fundadora do Cunhantã Digital e consultora do Programa Meninas Digitais, ex-diretora do Instituto de Computação da UFAM, conselheira titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e da Associação do Polo Digital de Manaus. Coordenadora Geral do Projeto SUPER para Educação e Pesquisa em parceria com a Samsung. É ex-Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, Diretora de Planejamento da Sociedade Brasileira de Computação e coordenadora do Fórum da Internet no Brasil.

Estela Aranha (Ministério da Justiça e Segurança Pública)
Bacharel em Direito pela USP. Mestre em Direito Constitucional pelo IDP. Assessora Especial para Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Ex-Presidente da Comissão de Proteção de Dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro da Comissão de Juristas do Senado Federal sobre Regulação de Inteligência Artificial.

Organizadores Gerais:

Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA)
É professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação desta instituição desde a criação do mesmo. É doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atuou como pesquisador visitante no exterior em UMass-Amherst (EUA), no período de 09/2019 a 08/2020. É associado e membro do conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordena o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia – GERCOM (http://www.gercom.ufpa.br/), a partir do qual coordena e participa de diversos projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em âmbito regional, nacional e internacional.
Francisco Vilar Brasileiro (UFCG)
É professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com título de doutorado outorgado em 1995 pela Universidade de Newcastle upon Tyne no Reino Unido. Na UFCG, atua como professor do Curso de Graduação em Ciência da Computação e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFCG, onde desenvolve pesquisas na grande área de Sistemas Distribuídos, com foco em gerência de infraestruturas de computação distribuídas. Já coordenou dezenas de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, a maior parte deles em parceria com a indústria. Nessa trajetória orientou centenas de alunos no desenvolvimento de suas teses de doutorado, dissertações de mestrado, monográfias de iniciação científica, iniciação tecnológica e trabalhos de conclusão de curso. É membro da Sociedade Brasileira de Computação.