WEI - Workshop sobre Educação em Computação

O WEI 2023 é a trigésima primeira edição do Workshop sobre Educação em Computação, que é realizado, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. É um evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado pela Diretoria de Educação e Comissão de Educação da SBC. Novamente, o WEI será organizado em conjunto com a Diretoria de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos de Computação. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras, painéis e grupos de trabalho que discutem experiências e tendências em educação em Computação no contexto nacional e internacional. Este ano, a programação do WEI estará alinhada ao tema do CSBC 2023: “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”.

O WEI é um importante fórum para pessoas envolvidas na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, direção e coordenação pedagógica da educação básica, docentes,e  estudantes de licenciaturas, bem como profissionais da indústria, todos com interesse em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da formação em Computação.

O WEI 2023 convida estudantes, docentes e pessoas que desenvolvem pesquisas em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos, apresentando os resultados de suas pesquisas e experiências sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

Os tópicos de interesse do WEI 2023 incluem:

  • Abordagens multi, inter e transdisciplinares de Educação em Computação
  • Atividades extracurriculares (projetos de extensão, PET, PIBID) em cursos de Computação
  • Computação na Educação Básica
  • Projetos pedagógicos e diretrizes curriculares de Computação
  • Ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de Computação
  • Diversidade de gênero, raça e etnia nos cursos de Computação
  • Educação inclusiva
  • Educação on-line/a distância na área de Computação
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil de profissional com formação em Computação
  • Formação de docentes para a área de Computação
  • Integração academia-indústria
  • Learning analytics em Educação de Computação
  • Metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem de Computação
  • Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação em Computação
  • Pensamento computacional

O WEI 2023 aceitará três tipos de submissões:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias científicas (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, experimento controlado, surveys, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços;
  • Ensaios: apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Têm o propósito de expor ideias e pontos de vista da pessoa autora sobre determinado tema, revisar e analisar assuntos e interpretações e debater ideias e opiniões, por meio de pesquisa bibliográfica ou evidências empíricas.

Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, seguindo o modelo para artigos publicados em anais de eventos da SBC OpenLib, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Os artigos devem conter no mínimo 06 e no máximo 10 páginas, excluindo referências (ou seja, as referências não são contabilizadas nesta quantidade de páginas). Os artigos não são anônimos, portanto os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos.

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, em PDF, no link https://jems.sbc.org.br/wei2023.

Todos os artigos submetidos serão avaliados por pelo menos dois integrantes do Comitê de Programa e serão julgados em termos de adequação ao evento, contextualização, fundamentação teórica e metodológica, qualidade técnica e qualidade de apresentação.

  • Limite para submissão dos trabalhos: 05/03/2023    –  20/03/2023   –  05/04/2023 (Final)
  • Notificação dos trabalhos selecionados: 05/05  – 20/05/2023
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos: 16/05  –  28/05/2023
  • Pazo de inscrição autores(as): 16/05  –  05/06/2023

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos uma das pessoas autoras do artigo realize a sua inscrição no evento na categoria profissional. Cada inscrição na categoria profissional dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Pessoas com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma taxa de publicação por artigo adicional, conforme instruções gerais do CSBC.

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), ISSN 2595-6175, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/issue/archive. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Organizadores Gerais:

Milene Selbach Silveira (PUCRS) – milene.silveira@pucrs.br
Taciana Pontual Falcão (UFRPE) – taciana.pontual@ufrpe.br

Organizadores do Comitê de Programa:

Em construção

Organizador  local:

Em construção

Comitê de Programa (TPC):

Em construção