WEI - Workshop sobre Educação em Computação

O WEI 2023 é a trigésima primeira edição do Workshop sobre Educação em Computação, que é realizado, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. É um evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado pela Diretoria de Educação e Comissão de Educação da SBC. Novamente, o WEI será organizado em conjunto com a Diretoria de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos de Computação. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras, painéis e grupos de trabalho que discutem experiências e tendências em educação em Computação no contexto nacional e internacional. Este ano, a programação do WEI estará alinhada ao tema do CSBC 2023: “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”.

O WEI é um importante fórum para pessoas envolvidas na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, direção e coordenação pedagógica da educação básica, docentes,e  estudantes de licenciaturas, bem como profissionais da indústria, todos com interesse em discutir suas experiências e necessidades para promover a melhoria da educação e da formação em Computação.

O WEI 2023 convida estudantes, docentes e pessoas que desenvolvem pesquisas em Educação em Computação a submeterem artigos técnico-científicos, apresentando os resultados de suas pesquisas e experiências sobre o ensino-aprendizagem de Computação.

Os tópicos de interesse do WEI 2023 incluem:

  • Abordagens multi, inter e transdisciplinares de Educação em Computação
  • Atividades extracurriculares (projetos de extensão, PET, PIBID) em cursos de Computação
  • Computação na Educação Básica
  • Projetos pedagógicos e diretrizes curriculares de Computação
  • Ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de Computação
  • Diversidade de gênero, raça e etnia nos cursos de Computação
  • Educação inclusiva
  • Educação on-line/a distância na área de Computação
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil de profissional com formação em Computação
  • Formação de docentes para a área de Computação
  • Integração academia-indústria
  • Learning analytics em Educação de Computação
  • Metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem de Computação
  • Modelos de monitoria e apoio discente em disciplinas de graduação em Computação
  • Pensamento computacional

O WEI 2023 aceitará três tipos de submissões:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias científicas (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, experimento controlado, surveys, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência: descrevem iniciativas práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços;
  • Ensaios: apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Têm o propósito de expor ideias e pontos de vista da pessoa autora sobre determinado tema, revisar e analisar assuntos e interpretações e debater ideias e opiniões, por meio de pesquisa bibliográfica ou evidências empíricas.

Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês, seguindo o modelo para artigos publicados em anais de eventos da SBC OpenLib, disponível em http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Os artigos devem conter no mínimo 06 e no máximo 10 páginas, excluindo referências (ou seja, as referências não são contabilizadas nesta quantidade de páginas). Os artigos não são anônimos, portanto os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos.

As submissões devem ser realizadas eletronicamente através do sistema JEMS, em PDF, no link https://jems.sbc.org.br/wei2023.

Todos os artigos submetidos serão avaliados por pelo menos dois integrantes do Comitê de Programa e serão julgados em termos de adequação ao evento, contextualização, fundamentação teórica e metodológica, qualidade técnica e qualidade de apresentação.

  • Limite para submissão dos trabalhos: 05/03/2023    –  20/03/2023   –  05/04/2023 (Final)
  • Notificação dos trabalhos selecionados: 05/05  – 20/05/2023
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos: 16/05  –  28/05/2023
  • Prazo de inscrição autores(as): 16/05  –  05/07/2023

Para que um artigo aceito seja apresentado e incluído nos anais do evento, é necessário que ao menos uma das pessoas autoras do artigo realize a sua inscrição no evento independente da categoria. Cada inscrição dá direito à publicação de um único artigo, considerando qualquer um dos eventos-base ou eventos-satélite do CSBC. Pessoas com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC deverão pagar uma taxa de publicação por artigo adicional, conforme instruções gerais do CSBC.

Os artigos aceitos serão publicados na SBC Open Lib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), ISSN 2595-6175, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/issue/archive. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Visão geral da Programação

Programação conjunta com Diretoria da Educação Básica (Terça 08/08)

Manhã

  • 9h – 10h: O que é Computação e sua relevância na formação escolar
  • 10h às 10h30: O anexo de Computação da BNCC
  • 10h30 às 11h: coffee break
  • 11h às 12h30: Habilidades dos eixos pensamento computacional, mundo digital, cultura digital

 

Tarde:

14 – 15h30: Painel – Experiências com Computação Desplugada

Mediadora: Silvia Bim (lattes) é Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Curitiba. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Ciências – Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autora dos livros infantis “A vida de Ada Lovelace”, “Ada Lovelace: a condessa curiosa” e “Alan Turing: suas máquinas e seus segredos”. Faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (SBC), da Comissão de Educação da SBC e da coordenação do LAPIC – Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da UTFPR-CT. Há mais de uma década vem desenvolvendo atividades desplugadas abordando conceitos de Computação, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior, tanto no contexto de projetos de extensão quanto em projetos de pesquisa.

Painelistas:

  • Yuska Paola Costa Aguiar (lattes). Professora do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ciência da Computação em cotutela pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Université Paul Cezanne Aix-Marseille 3. Realizou pesquisa sobre os recursos digitais destinados às pessoas com autismo no estágio pós-doutoral em Psicologia Cognitiva no Centre Psyclé da Universidade Aix-Marseille (AMU). Atua nas áreas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador, com ênfase em Acessibilidade e Inclusão. Coordenadora do grupo de pesquisa Autônomos Digitais e pesquisadora no LAVID, leciona para os cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

 

  • Bárbara Matos é professora há mais de 10 anos de educação infantil. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, especializada em Neuropsicologia pela FAE e em alfabetização e letramento pela Uninter. Atualmente, cursa Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

 

15h30 – 17h: Grupo de Trabalho sobre Computação Desplugada

Mediadora: Leila Ribeiro (Lattes) é professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra. Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: modelos de computação, engenharia de software (em especial especificação e verificação formal),  ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional) e bioinformática. Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. Foi coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), tendo coordenado nos últimos anos as ações da SBC para a inclusão de Computação na BNCC.

Painel (em conjunto com WIT – Quinta 10/08 – 9h às 10h30): Computação para o Bem – Promoção, Iniciativas e Desafios.

Sessões Técnicas

Cada artigo terá 15 minutos para apresentação oral. Ao final das apresentações, teremos 30 minutos de discussão conjunta. Não há modelo exigido para os slides.

ST 1 – Ensino de Disciplinas da Computação

Ensinando Teoria da Computação com Jupyter Notebook

Davi Vasconcelos (UFC),

Paulo T. Guerra (UFC)

A User Experience and Usability Test on Creating Games Specified as Graph Grammars

Júlia da Silva (UFPel),

Braz Junior (UFPel),

Luciana Foss (UFPel),

Simone Cavalheiro (UFPel)

Estratégias Metodológicas para enfrentar os Desafios do Ensino de Interação Humano-Computador no Brasil

Danilo Silveira Martins (IFNMG),

Maria Lúcia Villela (UFV)

Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência

Andrea Bordin (UFSC),

Lorenzo Rodrigues (UFSC),

Tarcizio Casagrande (UFSC)

ST 2 – Computação na Educação Básica

Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Criptografia e Programação para Crianças e Jovens

João Victor Pinheiro (UFRJ),

Ana Júlia Mayumi Taqueuti (UFRJ),

Júlia Silva Oliveira (UFRJ),

Maria Eduarda Namba (UFRJ),

Janaina Gomide (UFRJ),

Jefferson Nogueira (UFRJ),

Laura Emmanuella Santana (UFRJ),

Flavia Villela (UFRJ)

Raciocínio Lógico: Uma Avaliação de Conhecimentos em Escolas do Estado da Paraíba

Giorgia Mattos (UFPB),

Nelly Martins (UFPB),

Thais Andrade (UFPB),

Laura Campos (UFPB),

Luana Almeida (UFPB),

Josilene Moreira (UFPB)

Avaliação por Professores do Aplicativo Computação Plugada Binários como Ferramenta para Apoiar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Larrysa Mirelly Rosendo Figueiredo (UFPB),

Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças (UFPB)

Battleships: An Activity for the Development of Computational Thinking in Elementary School

Júlia da Silva (UFPel),

Yuri Rosa (UFPel),

Luciana Foss (UFPel),

Simone Cavalheiro (UFPel)

ST 3 – Formação e Currículos

Um relato de experiência com Computação Desplugada na formação de professores

Diego Almeida (UERGS),

Fabricia Santos (UERGS)

Relato de Experiência sobre Residência Docente e Modelo de Mentorias para Formação de Professores do Ensino Técnico

Tatyane Silva (CESAR School),

Gustavo Rodrigues (CESAR School),

Charles Freitas (CESAR School),

Eduarda Motta (CESAR School),

Juliana Araripe (CESAR School),

Carla Costa (CESAR School)

O Ensino dos Pilares do Pensamento Computacional para Professores da Educação Básica

Adrianne Veras de Almeida (UFPA),

Giovanna Miranda (UFPA),

Fabiola Araújo (UFPA)

Building Awareness About Computational Thinking as a Research Field through a Graduate Course for Computer Scientists: a Metacognitive and Self-regulated proposal

Paula Torales Leite (Universidade Presbiteriana Mackenzie),

Graziela Guarda (Universidade Presbiteriana Mackenzie),

Ismar Silveira (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

ST 4 – Currículos

O Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação EaD da Univesp

Rodolfo Azevedo (UNICAMP),

Ronaldo Correia (UNESP),

Ricardo Caceffo (UNIVESP)

Currículo por Competência: Um Relato de Experiência na Reestruturação do Projeto Pedagógico de um Curso de Bacharelado em Engenharia de Software

Gustavo Santos (UTFPR),

Alinne Souza (UTFPR),

Andre Ortoncelli (UTFPR),

Franciele Beal (UTFPR),

Rafael Oliveira (UTFPR),

Tatiane Peratz (UTFPR),

Rodolfo Silva (UTFPR)

Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS

Matheus Eloy Franco (IFSULDEMINAS),

Pedro Franco (IFSULDEMINAS)

Integrando a Extensão ao Currículo: uma Análise sobre a Curricularização da Extensão em Cursos de Computação da região Centro-Oeste

Ian Silva (IF Goiano),

Gustavo Rocha Moreira (IF Goiano),

Lívia Campos (IF Goiano),

Newarney Costa (IF Goiano),

Renan Vinicius Aranha (IFMT),

Vinicius Henrique Alves Barros (IF Goiano),

Cleon Pereira Júnior (IF Goiano)

ST 5 – Jogos e Gamificação I

PMBOK Game II: Um Jogo Educacional para Apoiar o Ensino de Gestão de Projetos de Software

Alinne Souza (UTFPR),

Francisco Carlos Souza (UTFPR),

Ricardo Vilela (UFCA),

Pedro Henrique Dias Valle (UFJF)

Adotando aulas invertidas e gamificação no ensino de Qualidade de Processos de Software com foco no MPS.BR

Ariany Almeida Maia (UFC),

Lauana Oliveira (UFC),

Maria Elanne Rodrigues (UFC),

Windson Carvalho (UFC),

Anna Beatriz Marques (UFC)

Mike, help me!: um jogo para apoio ao processo de ensino-aprendizagem de técnica de especificação de requisitos de software

João Vitor Venâncio (UFSC),

Fabiane Benitti (UFSC)

Towards a Toolkit for Teaching AI Supported by Robotic-agents: Proposal and first impressions

Nilson Lazarin (UFF, CEFET/RJ),

Carlos Pantoja (UFF, CEFET/RJ),

José Viterbo (UFF)

ST 6 – Jogos e Gamificação II

Automigos: learning design para ludificação de Autômatos Finitos Determinísticos

Fabrizio Honda (UEA),

Fernanda Pires (UEA),

Marcela Pessoa (UEA),

Elaine Oliveira (UFAM)

Identificando Personagens em Game Designs Criados por Alunos

Raimundo Bezerra Neto (UERN)

Kallil Araújo (UFRN),

Eduardo Aranha (UFRN),

Kleber Fernandes (UFERSA),

Márcia Lucena (UFRN),

Gildene Fernandes (UERN)

Desafios para a Construção de Jogos Digitais por Professores do Ensino Fundamental – Relato de Uma Oficina

Joana Gabriela Souza (UFMG),

Raquel Prates (UFMG)

Aplicação de atividades lúdicas no ensino de tecnologia para alunos do ensino fundamental – Um relato de experiência em Paranavaí, Paraná, Brasil

Angelica Mizutani (IFPR),

Renato Platz Guimarães Neto (IFPR),

Carla Santos de Oliveira (IFPR),

Vitor Tavares (IFPR),

Daniela Flôr (IFPR),

Linnyer Ruiz (UEM)

ST 7 – Formação Complementar e Cidadania

A Importância dos Cursos Complementares na Formação dos Profissionais da Área de Tecnologia da Informação

Afonso Sales (PUCRS),

Fernando Bona (PUCRS),

Rafael Chanin (PUCRS),

Nicolas Nascimento (PUCRS)

Abordagem STEAM com Pensamento Computacional: uma experiência na formação de profissionais em TI

Thiago Almeida (SENAC MS),

Ederson Roberto da Costa (SENAC MS),

Enilda Aparecida Mendes da Rosa Cáceres (SENAC MS)

Esteic Janaina Santos Batista (SENAC MS)

A formação em Computação e a (falta de) acessibilidade em sistemas computacionais: acaso ou resultado?

Ryan Breno (IFMT),

Nathalia Gomes Teixeira (IFMT),

Filipe Jesus Portilho (IF Goiano),

Cleon Pereira Júnior (IF Goiano),

Renan Vinicius Aranha (IFMT)

Educação para a Cidadania Digital: Um mapeamento sobre as práticas de ensino para promover a segurança e a privacidade de dados

Lucas Silva (UFRPE),

Rozelma França (UFRPE)

ST 8 – Ensino de Programação

Um Framework de Estratégias de Autorregulação Contextualizado em Programação Introdutória

Deller Ferreira (UFG),

Dirson Campos (UFG),

Anderson Cavalcante Gonçalves (UFG)

Source Code Plagiarism in Computer Science Courses: Facts and Impressions

Bruna Bazaluk (USP),

Flávio Soares Corrêa da Silva (USP),

Maristela Holanda (UnB),

Dilma Da Silva (Texas A&M University)

CodeSmells? Aqui não! Limpando e Refatorando Códigos na Prática: Um Relato de Experiência da Execução do Curso CodeSmells na Prática

Pedro Chaaban (UFC),

Robson de Sousa (UFC),

Jorge Luiz (UFC),

Marina Rocha (UFC),

George Maia (UFC),

Israely Lima (UFC),

Ricardo Davi Batista (UFC),

Jacilane Rabelo (UFC)

Ensino da Prática de Refatoração de Test Smells

Humberto Damasceno (UFC),

Carla Bezerra (UFC)

Implementação de Teoria da Carga Cognitiva na Disciplina Algoritmos: Um Relato de Experiência

Wander Cardoso (UFPA),

Eloi Favero (UFPA)

ST 9 – Análise de Dados

Uma Análise Comparativa dos Estudantes Cotistas e Não Cotistas de Cursos Superiores de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do IFCE

Lara Gomes (IFCE),

Alice Barbosa (IFCE),

Carina Teixeira de Oliveira (IFCE),

Cristiane Silva (IFCE)

Análise descritiva dos Microdados do Censo da Educação Superior do Inep para cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil – Um panorama 2015-2021

Raphael Saraiva (UECE),

Pamella Soares (UECE),

Allysson Allex Araújo (UFC),

Jerffeson Teixeira de Souza (UECE)

Análise do perfil dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFAC

Allan Oliveira (UFAC),

Alison Vinicius Santos Soares (UFAC),

Douglas Araújo (UFAC),

Ezequiel Ico da Silva (UFAC),

Kauã Pereira Soares (UFAC),

Macilene Carmuça dos Santos (UFAC),

Catarina Costa (UFAC)

Atuação Profissional dos Egressos do Curso de Telemática no IFPB campus Campina Grande-PB

Ruan Costa (IFPB),

Danyllo Albuquerque (UFCG),

Emanuel Dantas Filho (IFPB),

Dalton Valadares (UFCG),

Alexandre Gomes (UFCG),

Mirko Perkusich (UFCG)

Avaliação de Desempenho em Cursos de Engenharia de Computação Baseada nos Microdados do ENADE

Pedro Rendeiro (UFPA),

Eude Monteiro (UFPA),

Danilo Nicioka (UFPA),

Reginaldo Santos (UFPA)

ST 10 – Ética e Legado Digital

Ética em Computação: uma experiência de ensino-aprendizagem durante a pandemia

Janderson Aguiar (uepb)

Legado Digital Pós-Morte no estudo da engenharia de software em disciplinas da Computação

Daniele Trevisan (UFMT),

Cristiano Maciel (UFMT),

Silvia Amelia Bim (UTFPR)

Levantamento de possibilidades no metaverso baseado em uma experiência didática com a temática legado digital pós morte formando estudantes pesquisadores

Michele Marta Castro (UFMT),

Cristiano Maciel (UFMT)

Uso de Metaverso em Avaliações Formativas Híbridas

Tadeu Classe (UNIRIO),

Ronney Moreira de Castro (UFJF),

Eduardo Gomes de Oliveira  (UNIRIO),

Edmar Oliveira (UFJF)

ST 11 – Experiências e Percepções de Estudantes

PET Capacite-se: Um Projeto para Apoiar o Ensino dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software na UFC Campus de Russas

Thayrla Araújo (UFC),

Shirley Carvalho (UFC),

Patricia de Vasconcelos (UFC),

Edvan Cordeiro de Miranda (UFC)

As Experiências de Estudantes em um Curso de Engenharia de Computação Baseado em PBL

Cristiano Cintra (UEFS),

Roberto Bittencourt (UEFS)

Percepções de estudantes de diferentes áreas do conhecimento sobre equipes interdisciplinares no ensino de tecnologias

Catarina Costa (UFAC),

Josana Nishihira  (UFAC),

Maria Souza (UFAC)

Uma Análise Retrospectiva dos Cursos Ofertados pelo LearningLab para Auxiliar na Formação Acadêmica dos Estudantes de Computação

Marina Rocha (UFC),

Pedro Chaaban (UFC),

Jordas da Silva (UFC),

Israely Lima (UFC),

Aline Alves (UFC),

Jacilane Rabelo (UFC)

ST 12 – Robótica Educacional e Análise de Dados

Projeto LIRE: uma estratégia para levar a robótica educacional às escolas públicas municipais de Brusque

Rogério Pedroso (Prefeitura Municipal de Brusque)

Cognição através da Robótica Educacional: perspectivas no desenvolvimento das Ciências

Ana Barreto (CMRJ),

Alexandre Boente (CMRJ),

Paulo Fernando Ferreira Rosa (IME)

Experiência de inclusão de aluno com TEA na equipe de robótica competitiva em nível escolar

Bruno Souza (SESI)

Compreendendo os Fatores que Influenciam Positivamente na Conclusão de Cursos Presenciais de Computação: Um Levantamento de Dados com Egressos Formados

Amanda Martins Dantas (UFPB),

Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças (UFPB),

Raquel Lopes (UFPB)

Palestras convidadas

Quarta 09/08 (9h às 10h30)

Palestra 1: TCSE Distinguished Education Award 2023 – conciliando a professora, a pesquisadora, a orientadora e a pessoa da UFAM.

Palestrante: Tayana Conte (Lattes)

Minibio: Professora da UFAM, Graduada pela UFPA, Mestre pela UFMG, Doutora pela COPPE/ UFRJ, realizou pós-doc na University of California, Irvine (UCI) em 2019. Terminou seu doutorado em 2009 e desde então concluiu a orientação de 30
dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado em Computação. É autora de mais de 200 artigos publicados em conferências e periódicos. Serviu como membro do comitê de programa e revisora de várias conferências nacionais e internacionais, assim como periódicos. Participou de mais de 50 bancas de mestrado e mais de 20 bancas de doutorado. Atuou como Coordenadora da Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) no período 2020-2021, além de ter atuado como membro da Comissão Especial de IHC e na Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É conselheira eleita da SBC para o período 2021 – 2024. Foi premiada com o 2023 TCSE Distinguished Education Award, do IEEE Computer Society Technical Council on Software Engineering (TCSE), sendo a primeira pessoa premiada da América Latina. É bolsista de produtividade em pesquisa e pretende seguir melhorando sua carreira de pesquisadora.

Resumo da palestra:
Nesta palestra, a professora Tayana Conte compartilha sua trajetória como educadora, pesquisadora e orientadora, que lhe rendeu o IEEE TCSE Distinguished Education Award 2023. Ela conta como começou sua carreira, quais foram os principais desafios e ações afirmativas, e como sua abordagem pedagógica e científica contribuiu para o avanço da área no Brasil e no mundo. Ela também reflete sobre as oportunidades e os obstáculos para um maior impacto como pessoa professora e pesquisadora.

 

Sexta 11/08 (9h às 10h30)

Palestra 2: Do físico ao digital e do individual ao social: reflexões sobre os desafios para a avaliação do ensino e aprendizagem

Palestrante: Roberto Pereira (Lattes)

Minibio: Roberto Pereira é professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. Doutor em Ciência da Computação pela UNICAMP, foi pesquisador visitante no Informatics Research Centre da Universidade de Reading (UK). Atuou como editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e como editor chefe da SBC Horizontes. Atualmente, Roberto é editor associado do ACM Journal on Responsible Computing (JRC) e editor chefe do SBC Journal on Interactive Systems (JIS). Roberto tem atuado na pesquisa e prática sobre Educação em Computação, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com especial interesse em iniciativas que visem promover a formação crítica e responsável de profissionais da computação
desde o início da graduação.

Resumo da palestra: A pandemia causada pelo coronavírus nos obrigou a mudar do ensino presencial para o ensino completamente remoto, impactando fortemente nossos sistemas educacionais, estratégias pedagógicas, regulamentações etc., além de exigir mudanças rápidas e (de alguma forma) eficazes para lidar com a nova situação e seus desafios. Passado o cenário emergencial da pandemia, não há como retornar a um contexto que não existe mais, e não há como retomar práticas e entendimentos que já não se mostravam suficientes ou adequados. Nesta palestra, utilizando como contexto uma disciplina introdutória concebida para estudantes ingressantes em cursos de computação, apresentarei algumas experiências com o design e a avaliação do ensino e da aprendizagem no cenário pós-pandemia, e reflexões sobre como podemos entender a ducação nesse cenário, explorando (ou articulando) as dimensões físico-digital e individual-social, e suas possibilidades e desafios.

Organizadores Gerais:

Milene Selbach Silveira (PUCRS) – milene.silveira@pucrs.br
Taciana Pontual Falcão (UFRPE) – taciana.pontual@ufrpe.br

Organizador  local:

Francisco Petrônio Alencar de Medeiros (IFPB) – petronio@ifpb.edu.br

Comitê de Programa (TPC):

Adenilso Simao

USP

Adolfo Neto

UTFPR

Aline Amaral

UFAM

Ana Oran

UFAM

Ana Paula Bacelo

PUCRS

Anna Beatriz Marques

UFC

Avelino Zorzo

PUCRS

Awdren Fontão

UFMS

Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças

UFPB

Bruno Gadelha

UFAM

Carmen Brezolin

IF Sul

Christiane Gresse von Wangenheim

UFSC

Christina von Flach

UFBA

Claiton Correa

IFF

Cristiano Maciel

UFMT

Damires Souza

IFPB

Daniel Cordeiro

USP

Danilo Ribeiro

Zup Innovation

Davi Viana

UFMA

Diego Moreira da Rosa

IFRS

Dyego Morais

UFPE

Ecivaldo Matos

UFBA

Ed Wilson Ferreira

IFMT

Edmundo Spoto

UFG

Edson Oliveira Jr

UEM

Eduardo Barrére

UFJF

Esdras Bispo Jr.

UFJ

Fabiana Freitas Mendes

UnB

Fabiane Benitti

UFSC

Fernanda Lima

UnB

Francisco Medeiros

IFPB

Isabela Gasparini

UDESC

Itana Maria de Souza Gimenes

UEM

Jair Leite

UFRN

Jean Hauck

UFSC

Johnny Marques

ITA

José Aires de Castro Filho

UFC

Juliana Diniz

UFRPE

Kalinka Castelo Branco

USP

Kiev Gama

UFPE

Leila Ribeiro

UFRGS

Leila Silva

UFS

Lisandro Zambenedetti Granville

UFRGS

Luma Seixas

UFBA

Marcelo Duduchi

FATEC-SP / CEETEPS

Marcelo Yamaguti

PUCRS

Marco Aurélio Graciotto Silva

UTFPR

Marcos Borges

UNICAMP

Maristela Holanda

UnB

Mirella Moro

UFMG

Morganna Diniz

UNIRIO

Natasha Valentim

UFPR

Paulo Meirelles

USP

Rafael de Mello

UFRJ

Raul Wazlawick

UFSC

Reginaldo Ré

UTFPR

Ricardo Souza

UFRPE

Rita Berardi

UTFPR

Roberto Bittencourt

UEFS

Roberto Oliveira

UEG

Roberto Pereira

UFPR

Rodrigo Duran

IFMS

Rodrigo Reis

UFPA

Rodrigo Santos

UNIRIO

Ronaldo Correia

UNESP

Sabrina Sassi

UFMT

Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

UFPA

Silvia Amelia Bim

UTFPR

Simone Cavalheiro

UFPel

Simone de Lima Martins

UFF

Simone Souza

USP

Suzana Sampaio

UFRPE

Thiago Coleti

UENP

Valeria Farinazzo

Mackenzie