WIT - Women in Information Technology

O WIT – Women in Information Technology está em sua décima sétima edição, sendo realizado desde 2007 como uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de apresentação de artigos, palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento os multiplicadores desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.

O WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a oitava edição da chamada para a submissão de trabalhos originais. Devem ser apresentados trabalhos relevantes para mulheres na tecnologia. O objetivo é consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros, além de valorizar e registrar as ações e conquistas. Submissões podem relatar andamento e resultados de trabalhos (ou projetos) de extensão, desenvolvimento ou pesquisa.

  • Análise de dados educacionais sobre mulheres e computação no ensino fundamental, médio ou superior
  • Análise de dados no mercado de trabalho de computação para mulheres
  • Atração de talentos femininos para a computação no ensino fundamental, médio ou superior
  • Ferramentas e jogos educacionais visando o público feminino
  • Intervenções educacionais e de apoio a mulheres na educação básica e no ensino superior em Computação
  • Inclusão e acessibilidade na Computação para o público feminino
  • Interseccionalidade
  • Letramento digital do público feminino
  • Relato de experiência no ensino fundamental, médio ou superior
  • Relato de experiência no mercado de trabalho

Formato dos artigos

  • Categoria Completo: com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas no formato da SBC, e até duas páginas extras apenas para Agradecimentos e Referências.
  • Categoria Resumo: com no mínimo 4 e no máximo 5 páginas no formato da SBC, e uma página extra apenas para Agradecimentos e Referências.


Demais instruções

  • Aceitam-se submissões em português, espanhol ou inglês.
  • A submissão em .pdf deve ser feita via JEMS. 
  • Serão aceitas apenas submissões anônimas, ou seja, os trabalhos não devem citar os nomes das pessoas autoras, de Projetos, de Instituições e de cidades, ou ainda links para websites que revelem tais informações.
  • A avaliação de cada submissão será realizada por pelo menos três pessoas do Comitê de Programa usando o método duplamente anônimo: equipe de autoria não tem informação sobre quem avalia a sua submissão; quem avalia não tem informação sobre equipe de autoria; e quem avalia assina sua avaliação perante demais pessoas que estão avaliando a mesma submissão.


Sugestões para tornar seu trabalho anônimo incluem:

  • Remova qualquer identificação de autoria, no espaço destinado ao nome dos autores <omitido para revisão> e das instituições <instituições dos autores>.
  • Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão> .
  • Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos de quem lê sua submissão.
  • Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa. 
  • Omita a seção de Agradecimentos, se houver; a mesma poderá ser inserida na versão final, caso a submissão seja aceita.
  • Para mais informações sobre processo de revisão/avaliação anônima recomendamos a leitura de: Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. ISSN: 2175-9235. Disponível em:  https://bit.ly/submissao-anonima 

Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WIT sejam conhecidos. Isso pode facilitar a identificação da real contribuição da submissão para o escopo do evento. Edições anteriores estão  disponíveis em https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/issue/archive

  • Limite para submissão dos trabalhos: 05/03/2023    –  20/03/2023   –  05/04/2023 (Final)
  • Notificação dos trabalhos selecionados: 05/05  – 20/05/2023
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos: 16/05  –  28/05/2023
  • Prazo de inscrição autores(as): 16/05  –  05/07/2023

Os trabalhos selecionados na categoria resumo serão apresentados na forma de pôsteres. Os trabalhos selecionados na categoria completo serão apresentados em sessão técnica, com tempo de apresentação seguido de perguntas e respostas.

As organizadoras se reservam o direito de não incluir nos anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados. 

A inscrição pagante de, no mínimo, um autor por artigo, INDEPENDENTE DA CATEGORIA, é obrigatória para publicação do trabalho na SBC OpenLib. Autores com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC poderão realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “taxa de publicação” por artigo adicional no valor de R$ 120,00. Esta inscrição deve ser realizada até o dia 05/06/2023.

Autores com mais de um artigo aprovado em qualquer evento do CSBC poderão realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma “taxa de publicação”, no valor de R$ 120,00 por artigo adicional. Autores que se inscreverem por isenção institucional devem pagar a “taxa de publicação” para cada artigo, mesmo para um único artigo.

Ao efetuar sua inscrição no sistema ECOS, o autor deverá preencher os campos “Título do artigo” e “Número JEMS do artigo”, na área “Artigos”, indicando os artigos que estão cobertos por aquela inscrição e taxas de publicação associadas. Com isso, não será necessário fazer upload de qualquer comprovante no JEMS. 

Uma inscrição só será considerada válida quando seu status aparecer como ‘Pago’, com exceção das inscrições por nota de empenho ou faturamento, que possuem um prazo maior de processamento, e das inscrições de sócios institucionais com direito a isenção, que serão verificadas junto à SBC.

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do WIT 2023, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do Women in Information Technology (WIT), ISSN 2763-8626, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/wit. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Os melhores artigos do WIT 2023 serão convidados a publicar na JIS – Journal on Interactive Systems
https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/jis/special

Visão Geral da Programação

SEGUNDA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2023

Horário

Atividade

09:00 às 09:30

Abertura do WIT

09:30 às 10:30

Sessão Técnica de Artigos 01 – Percursos e Projetos

Relato de experiência: Imersão Tecnológica para Mulheres

Noemy Oliveira Silva (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Wemilly Souza (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Barbara De Lima (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Jucyelle Barros do Nascimento (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Cleyfane Silva (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Giovanna Vieira (University of Alagoas – Brazil), Rebeca Oliveira Correia Queiroz (University Federal of Alagoas – Brazil), Maria Luiza Lima (Universidade Federal de Alagoas – Brazil)

Despertando o Interesse de Mulheres para os Cursos em STEM

Tainara Silva Novaes (UTFPR – Brazil), Kathleen Danielly Souza Lins (UTFPR – Brazil), Aline Bury (UTFPR – Brazil), Adolfo Neto (Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) – Brazil), Mariangela Gomes Setti (UTFPR – Brazil), Maria Claudia Emer (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brazil)

Autopercepção de Meninas do Ensino Básico em Relação às Carreiras de STEM

Aline de Galés Silva (Universidade de Brasilia – Brazil), Renata Muniz Prado (Universidade de Brasília – Brazil), Mirella Moro (Universidade Federal de Minas Gerais – Brazil), Aleteia de Araújo (Universidade de Brasília – Brazil)

10:30 às 11:00

Coffe-break

11:00 às 12:30

Palestra de Abertura:  Futuro da Inteligência Artificial Inclusiva: Oportunidades e Potencial Transformador da Diversidade no Desenvolvimento de Tecnologias

Keynote de abertura: Nina da Hora

12:30 às 14:00

Almoço

14:00 às 16:00

Fórum Meninas Digitais – Encontro com os Projetos Parceiros

16:00 às 17:00

Sessão Técnica de Artigos 02 – Ferramentas e Jogos Educacionais

Propuesta de un Juego Serio para Reducir los Estereotipos en Carreras STEM

Alessandra Ortega Arrieta (Universidad de Lima), Guillermo Davila (Universidad de Lima – Peru)

Investigando a inter-relacão entre gamificação, gênero e IHC feminista: uma revisão sistemática da literatura

Karine Alessandra Cordova (Udesc), Ana Carolina Tomé Klock (Tampere University – Finland), Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Brazil)

Uma plataforma para mulheres na área de tecnologia: prototipação de um site com metodologia de UX Design para compartilhamento de projetos com a ferramenta Figma

Gabriel Vieira Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Lailla da Silva (Instituto Federal do Maranhão – Brazil), Steffane de Oliveira Castro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), José Vicente Lima Garros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Vinícius Schineider J. Viana (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Yasmin de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Simone Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Thiago Freire (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil)

17:00 às 18:00

Coffe-break

TERÇA-FEIRA, 08 DE AGOSTO DE 2023

Horário

Atividade

09:00 às 10:30

Fórum Meninas Digitais – Mesa Redonda com os Projetos Parceiros Convidados

10:30 às 11:00

Coffe-break

11:00 às 12:30

Sessão Técnica de Artigos 03 – Análise sobre Representatividade

Análise de Redações sobre Mulheres na Ciência: Uma Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio

Kamilly Gomes (IFMG – Sabará – Brazil), Iolanda Ribeiro (IFMG – Ribeirão das Neves – Brazil), Cristiane Targa (Instituto Federal de Minas Gerais – Brazil), Michele Brandão (IFMG – Brazil)

Programming Women: Where are the marathon Girlss? An Analysis of Female Representation in the Brazilian ICPC Programming

Crishna Irion (UFU – Brazil), João Pereira (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Flavio Silva (Federal University of Uberlândia (UFU) – Brazil), Luiz Cláudio Theodoro (Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Brazil)

Não se nasce mulher na computação, torna-se. Tornam-se juntas! Analisando sete anos de WIT

Luiz Paulo Carvalho (UFRJ – Brazil), Silas Lima Filho (UFRJ – Brazil), Michele Brandão (IFMG – Brazil), Jonice Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brazil), Flavia Maria Santoro (UERJ – Brazil), Mônica Silva (UFRJ – Brazil)

Análise da presença feminina no corpo docente e sua relação com o corpo discente feminino nos cursos de TIC

Laís Pisetta Van Vossen (Universidade do Estado de Santa Catarina – Brazil), Maria Teresa Santos (Universidade do Estado de Santa Catarina – Brazil), Daniella Martins Vasconcellos (Universidade do Estado de Santa Catarina – Brazil), Guilherme Tomaselli Borchardt (Universidade do Estado de Santa Catarina – Brazil), Eric Carvalho da Silveira (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Brazil), Carlos Schmitt Bunn (Universidade do Estado de Santa Catarina – Brazil), Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Brazil), Luciana Frigo (Universidade Federal de Santa Catarina – Brazil)

12:30 às 14:00

Almoço

14:00 às 15:00

Sessão Técnica de Artigos 04 – Percursos e Projetos

Aproximando Meninas da Área de STEM com Iniciação a Robótica

Luiza Castilho Ereno (UFSC – Brazil), Ana Carolina Marcelino (UFSC – Brazil), Andrea Bordin (Universidade Federal de Santa Catarina – Brazil), Luciana Frigo (Universidade Federal de Santa Catarina – Brazil)

Women in STEM and Cultural Diversity: an international experience

Elaine Oliveira (Universidade Federal do Amazonas – Brazil), Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Brazil), Susan Elizabeth Black (Durham University – Great Britain), Alexandra Cristea (Durham University – )

Investigando o desenvolvimento de soft skills em projetos parceiros do Programa Meninas Digitais: um estudo exploratório

Sofia Desidério (Federal University of Ceará ), Maria Rebecca Lopes Lelis (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Maria Elanne Rodrigues (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Francisca Kelen Ferreira dos Santos (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará – Brazil)

15:00 às 16:00

Sessão Técnica de Artigos 05 – Intervenções Educacionais e de Apoio à Mulheres

A História da Ada Silva: Livro para Representatividade na Computação Patrícia Araújo-de-Oliveira (Universidade Federal do Amapá – Brazil), Lorena Nunes (Unifap – Brazil), Maiara Priscila Lima dos Santos (Unifap – Brazil), Kamila Farias (Unifap – Brazil), Adrilana Oliveira (Unifap – Brazil)

¿Cómo incentivar la educación STEM en niñas?: Una revisión de literatura Kory Ponce (Universidad de Lima – Peru), Nadia Rodriguez-Rodriguez (Universidad de Lima – Peru), Franci Suni-Lopez (Universidad de Lima – Peru)

Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: podemos fazer mais? Raquel Lopes (Universidade Federal da Paraíba – Brazil), Beatriz Maciel (UFPB), Dayanny Soares (UFPB), Larrysa Mirelly Rosendo Figueiredo (Universidade Federal da Paraíba – Brazil), Marcus Carvalho (Universidade Federal da Paraíba – Brazil)

16:00 às 17:00

Entrega das Camisetas Oficiais do WIT + Foto Coletiva

17:00 às 18:00

Sessão de Pôsteres WIT (Artigos Curtos e Projetos Parceiros Meninas Digitais)

QUARTA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2023

Horário

Atividade

09:00 às 10:30

Fórum Meninas Digitais – Café com Ciência com Indústria e Governo

Painelistas: Fausta Renata Andrade de Castro (Minsait), Tanara Lauschner (CGI) e Tania Schmidt Vince (Banco do Brasil)

Mediação: Fabíola Nakamura (UFAM)

10:30 às 11:00

Coffe-break

11:00 às 12:30

Sessão Técnica de Artigos 06- Mulheres no Mercado de TI

Mapeamento do Perfil das Mulheres Brasileiras em Processamento de Linguagem Natural

Helena Caseli (UFSCar – Brazil), Evelin Amorim (Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo – Brazil), Elisa Schneider (Pontifícia Universidade Catolica do Parana PUCPR – Brazil), Leidiana Iza Freitas (Federal University of Ceará – Brazil), Jéssica Silva (Universidade Federal de São Carlos – Brazil), Maria das Graças Nunes (USP/ICMC – Brazil)

Egressas de Cursos de Computação: o quê as influenciou a escolherem um curso na área?

Aline Mello (Universidade Federal do Pampa – Brazil), Vanessa Petró (IFRS – Brazil), Amanda Melo (Universidade Federal do Pampa – Brazil), Alice Finger (Universidade Federal do Pampa – Brazil), Maiara Sá (universidade federal do pampa – Brazil)

Fatores de Atração, Evasão e Permanência de Mulheres nas Áreas da Computação Nayara Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brazil), Sabrina Marczak (PUCRS – Brazil)

Fatores e Dificuldades que Influenciam na Entrada e Permanência das Mulheres na Área de TI

Maria Macedo (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Kassia Lopes (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Carla Bezerra (Universidade Federal do Ceará – UFC – Brazil)

12:30 às 14:00

Almoço

14:00 às 15:00

Palestra – Teste de Software: Carreira e Desafios

Alexandra Gargur, Paula Carvalho e Simone Tejo – Minsait

15:00 às 16:00

Sessão Técnica de Artigos 07 – Ferramentas e Jogos Educacionais

Peg.Ada: Um jogo educacional para abordar a importância da pegada digital no futuro profissional de jovens mulheres

Andressa Rocha Vinhal (Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Brazil), Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados – Brazil)

ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina

Rita Berardi (UTFPR – Brazil), Pedro Auceli (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brazil), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Brazil), Guillermo Davila (Universidad de Lima – Peru), Indira Guzman (Trident University – USA), Luana Mendes (UFMT – Brazil)

Presença digital dos projetos parceiros do Programa Meninas Digitais: proposta estratégica para consolidá-los na internet

Lailla da Silva (Instituto Federal do Maranhão – Brazil), Simone Aquino (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Brazil), Thiago Freire (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil)

16:00 às 17:00

Sessão Técnica de Artigos 08 – Percursos e Projetos

Por mais Mulheres na Ciência e na Tecnologia: ação formativa com abordagem STEAM na Educação Básica

Waleska Lima (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Giseli Maciano (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Alessandra Ferreira dos Santos (UFMT Cuiabá – Brazil), Leihge Pereira (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Helena Cristina Dias Magalhães Magalhães (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Sabrina Sassi (UFMT – Brazil), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Brazil), Eunice Nunes (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil)

Promovendo a Participação Feminina em STEM na Educação Básica: Projeto Meninas!

Heloise Tives (Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Palmas – Brazil), Andreia Marini (Instituto Federal do Paraná – Brazil), Isa Muller (Colégio Estadual Dom Carlos – Brazil), Gricel Oliveira (Colégio Estadual Alto da Glória – Brazil)

Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico

Marina Rocha (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Marina Azevedo Ximenes Teles (Universidade Federal do Ceará ), Larissa Saraiva (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Maria Isabele de Oliveira Freires (Universidade Federal do Ceará ), Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará – Brazil)

QUINTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2023

Horário

Atividade

09:00 às 10:30

Painel em Conjunto – WEI + WIT

Computação para o Bem – Promoção, Iniciativas e Desafios

Painelistas: Juliana Saraiva (UFPB), Yuri Malheiros (UFPB), Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ)

Mediação: Elloá B. Guedes (UEA)

10:30 às 11:00

Coffe-break

13:00 às 14:00

Almoço

14:00 às 15:20

Sessão Técnica de Artigos 09 – Análise sobre Representatividade

A influência do gênero nos cursos de computação na UFES

Rebeca de Oliveira (Universidade Federal do Espiríto Santo – Brazil), Lucia Catabriga (Universidade Federal do Espírito Santo – Brazil), Eliana Zandonade (UFES – Brazil), Maria Claudia Boeres (UFES – Brazil), Andrea Valli (Universidade Federal do Espírito Santo – Brazil), Camila Aguiar (Universidade Federal do Espirito Santo – UFES – Brazil)

Um panorama das publicações da SBC sobre a temática Mulheres na Computação

Camila Aguiar (Universidade Federal do Espirito Santo – UFES – Brazil), Lucia Catabriga (Universidade Federal do Espírito Santo – Brazil), Maria Claudia Boeres (UFES – Brazil), Andrea Valli (Universidade Federal do Espírito Santo – Brazil), Maria Julia Damasceno Miranda Nolasco (Universidade Federal do Espírito Santo – Brazil)

Paridade de Gênero no Ensino Superior em STEM no Brasil: uma análise de 10 anos

Luciana Nascimento (Federal University of Rio de Janeiro – Brazil), Yuri Lima (PESC/COPPE/UFRJ – Brazil), Carlos Eduardo Barbosa (COPPE/UFRJ – Brazil), Luis Costa (University of UFRJ – Brazil), Ana Moura Santos (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa – Portugal), Larissa Galeno (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brazil), Geraldo Xexéo (UFRJ – Brazil), Jano Souza (UFRJ – Brazil)

Análise do gênero de pesquisadores em eventos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Maria Laura Soares (CEFET/RJ – Brazil), Anna Paula Silva (CEFET/RJ – Brazil), Érica Carneiro (CEFET/RJ – Brazil), Luciana Varjolo (CEFET/RJ – Brazil), Gustavo Guedes (CEFET/RJ – Brazil)

15:20 às 16:00

Premiação dos Melhores Artigos e Projetos Destaque + Encerramento do WIT

Sessão de Pôsteres do WIT
Artigos resumidos

 

Conhecendo mulheres cientistas a partir de jogos        Lara Maryan Lopes (Instituto Federal de Brasília – Brazil), Lilian Verino (Instituto Federal de Brasília – Brazil), Alice Paulino Mesquita Da Silva (Instituto Federal de Brasília – Algeria), Camila Rodrigues Crisostomo (Instituto Federal de Brasília – Brazil), Aynoã Pamplona Matos (Instituto Federal de Brasília – Brazil), Maria Fernanda Itacarambi (Instituto Federal de Brasília – Brazil), Christine Lourenço (Instituto Federal de Brasília – Brazil), Sylvana Karla Santos (Instituto Federal de Brasília – Brazil)

 

Maratonando! Inspirando e capacitando programadores com diversidade de gênero e variedade de competições        Thais Braga (UFV – Brazil), Gláucia Braga e Silva (Universidade Federal de Viçosa – Brazil), Maria Amélia Silva (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Brazil)

 

Compartilhando aprendizados: reflexões e aprendizados sobre a gestão do grupo Katie.        Thalia Almeida (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Lilian Fabrício Marques Neves (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Lilian Giselly Pereira Santos (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Ester de Lima Andrade (Federal University of Alagoas – Brazil), Raquel S. Cabral (Universidade Federal de Alagoas – Brazil), Eliana Almeida (Universidade Federal de Alagoas – Brazil)

 

OFICINA DE ROBÓTICA COM ARDUINO PARA ALUNAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA: um relato de experiência        Elian Vitor de Oliveira Castro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Brazil), Steffane de Oliveira Castro (Instututo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Brazil), Simone Aquino (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Brazil), Thiago Freire (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil)

 

Computação para Meninas: Pensamento Computacional com o apoio de interface tangível        Maria Adriana Vidigal Lima (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Gabriel Cardoso Brandão de Sousa Amaral (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Laura de Barros Moreira (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Gabriel Couto de Freitas (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Ana Roling Silvério (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Jhully Vitoria Nunes Leite (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Ana Julia Alves Ferreira Silverio Silvério (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil), Ana Barbara Campos Conti (Universidade Federal de Uberlândia – Brazil)

 

Incluindo Mulheres no Mundo Digital: Relato de Experiência        Josiane M. Pinheiro (Universidade Estadual de Maringá – Brazil), Valéria Feltrim (Universidade Estadual de Maringá – Brazil), Tania Fátima Calvi Tait (Associação Maria do Ingá – Direitos da Mulher – Brazil), Gabrielle C. Gazani da Silva (Universidade Estadual de Maringá – Brazil), Maria Madalena Dias (Universidade Estadual de Maringá – Brazil)

 

Aproximando Meninas da Computação: Lições Aprendidas em Oficinas de Secbots        Luciana Salgado (UFF – Brazil), Meirylene Avelino (Universidade Federal Fluminense – Brazil), Iris Herdy (Universidade Federal Fluminense – Brazil), Amara Santoyani (Universidade Federal Fluminense – Brazil), Mateus Monteiro (UFF – Brazil)

 

Professoras de Tecnologia da Informação nas Universidades Federais: um panorama da região Centro-Oeste do Brasil        João Silva (Instituto Federal de Mato Grosso – Brazil), Gabrielly Soares (Instituto Federal do Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste – Brazil), Ana do Valle (IFMT – Brazil), Elloá Fonseca Lima (IFMT – Brazil), Maria Júlia Schettini (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Brazil)

 

Análise do comportamento social das estudantes nas turma do curso técnico em Informática de uma Instituição Pública Federal de Ensino utilizando Redes Complexas        João Silva (Instituto Federal de Mato Grosso – Brazil), Kalel Matheus Baião Pereira (Instituto Federal de Mato Grosso – Brazil), Vitória Calonga dos Santos (IFMT – — Select Country –), Phelipe Oliveira Teixeira (IFMT – — Select Country –), Nathalia Gomes Teixeira (IFMT – — Select Country –)

 

Project Ada: Championing Women in Computer Science        Natália Dal Pizzol (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brazil), Soraia Musse (PUCRS – Brazil)

 

O protagonismo de meninas e mulheres no desenvolvimento de tecnologias assistivas com robótica        Kamylla Santos (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Fernanda Marques (Universidade Federal do Mato Grosso – Brazil), Thais Kempner (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Eunice Nunes (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Luciana Borges (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil)

 

Relato de experiencia “Oficinas +Meninas”: divulgando a área de computação para alunas do ensino fundamental II        Ludmila Souza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Brazil), Suelen de Paula (Instituto Federal de Minas Gerais – Brazil), Marcio Miranda (IFMG – Campus Ouro Branco – Brazil)

 

O Cientista ou A Cientista? Reflexões sobre o Impacto dos Estereótipos de Gênero sobre as Escolhas Profissionais de Alunas do Ensino Médio        Josilene Moreira (UFPB – Brazil), Giorgia Mattos (Universidade Federal da Paraíba – Brazil), Thais Andrade (UFPB – Brazil), Nelly Martins (Universidade Federal da Paraíba – Brazil), Laura Campos (Universidade Federal da Paraíba – Brazil), Luana Almeida (Universidade Federal da Paraíba – Brazil), Alessandra Barros (Universidade federal da paraíba – Brazil), Aleksandra Dias (Instituto Federal da Paraíba – Brazil)

 

Mulheres em Empresas de Tecnologia: Análise e Desafios da Carreira Tecnológica no Estado de Pernambuco        Vanessa Lima (IFPE – Brazil), Viviane Aureliano (Instituto Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco – Brazil), Dandhara Monte (Instituto Federal de Pernambuco – Brazil)

 

Colaboração de mulheres na computação: um estudo de caso no grupo Elas@Computação        Jardely Santos (Universidade Federal de Campina Grande – Brazil), Livia Sampaio (Federal University of Campina Grande – Brazil)

 

Meninas Digitais Mato Grosso: uso do Instagram como estratégia de comunicação e mobilização de ações        Maria Fernanda Costa (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Leihge Pereira (Universidade Federal de Mato Grosso – Brazil), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Brazil)

 

Síndrome do Impostor na formação acadêmica de estudantes na área de tecnologia: um estudo exploratório na Universidade Federal do Ceará – Campus Russas        Larissa Sousa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA – Brazil), Rosineide Paz (UFC – Brazil), Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará – Brazil)

 

Rodas de Conversa como Instrumento para a Participação de Mulheres nas STEM: Relato de Experiência        Aysa Mara Roveri Arcanjo (IFSP – Brazil), Elisandra Silva (IFSP – Brazil), Nadia Maria Cecilia de Lima De Lima (Instituto Federal de São Paulo – Brazil)

 

Projetos de robótica desenvolvidos por meninas        Daniela Santana (IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Brazil)

 

Um relato sobre estratégias de incentivo ao ingresso e permanência de mulheres em áreas de STEM        Júlia Pessoa (Universidade Federal do ABC – Brazil), Maria Eduarda de Souza Brandão (Universidade Federal do ABC – Brazil), Camila Sass (Universidade Federal do ABC (UFABC) – Brazil), Carla Rodriguez (Universidade Federal do ABC (UFABC) – Brazil)

 

Aprendendo através de jogos: Relato de experiência de uma oficina para o desenvolvimento de jogos 2D com meninas no projeto de extensão Mermãs Digitais        Vinícius Schineider J. Viana (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Lailla da Silva (Instituto Federal do Maranhão – Brazil), Yasmin de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Gabriel Vieira Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil), Simone Aquino (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Brazil), Thiago Freire (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Brazil)

 

Organizadores Gerais:

Renata Viegas de Figueiredo, UFPB – renata@dcx.ufpb.br
Adriano Honorato Braga, IF Goiano – adriano.braga@ifgoiano.edu.br

Organizadores do Comitê de Programa:

Anna Beatriz Marques, UFC – beatriz.marques@ufc.br
Caroline Reis, IFSC – caroline.reis@ifsc.edu.br

Organizadora  local:

Vanessa Dantas, UFPB – vanessa@dcx.ufpb.br

Coordenação do Fórum Meninas Digitais:

Aletéia Patrícia Favacho de Araújo, UNB – aleteia.araujo@gmail.com 
Mirella Moro, UFMG – mirella@dcc.ufmg.br 

Coordenação Financeira do WIT:

Claudia Cappelli, UERJ – claudia.cappelli@gmail.com

Divulgação e Mídias Sociais:

Fabíola Guerra Nakamura, UFAM – fabiola@icomp.ufam.edu.br 
Thalia Santos de Santana, IF Goiano – thalia.santana@ifgoiano.edu.br 

Comitê de Programa:

Adriana Lopes UFAM
Adriano Braga IF Goiano – Campus Ceres
Aleteia Araujo UNB
Alice Finger Universidade Federal do Pampa
Amanda Melo Universidade Federal do Pampa
Amanda Venceslau Federal University of Ceara
Ana Liz Souto Oliveira Universidade Federal da Paraíba
Ana Marilza Pernas Universidade Federal de Pelotas
André da Silva Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia / NIED-UNICAMP
Andrea Bordin Universidade Federal de Santa Catarina
Carina Teixeira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Carolina Watanabe Universidade Federal de Rondônia
Catarina Costa Universidade Federal do Acre
Claudia Cappelli UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Claudia Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro
Claudia Pinto Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana
Cledja Rolim Instituto Federal de Alagoas
Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Cristina Meinhardt Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Daniela Flôr Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí
Daniela Justo Instituto Federal de Santa Catarina
Diana Adamatti Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Ecivaldo Matos UFBA – Universidade Federal da Bahia
Eliana Almeida Universidade Federal de Alagoas
Eveline Sá IFMA
Fabíola Guerra Nakamura Universidade Federal do Amazonas
Fabiane Benitti Universidade Federal de Santa Catarina
Fabricia Santos UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Gisele Marinho Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Gláucia Braga e Silva Universidade Federal de Viçosa
Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Janaina Gomide Universidade Federal do Rio de Janeiro
Jerusa Marchi Universidade Federal de Santa Catarina
Josilene Moreira UFPB
Juliana Freitag Borin Universidade Estadual de Campinas
Kalinka Castelo Branco ICMC – USP
Karin Komati Ifes Campus Serra
Karla Pereira IComp/UFAM
Kecia Ferreira CEFET-MG
Kelly Braghetto IME/USP
Lídia Tomaz Federal Institute of Triângulo Mineiro
Leticia Machado UFVJM
Livia Sampaio Federal University of Campina Grande
Lucia Catabriga Universidade Federal do Espírito Santo
Luciana Balieiro Cosme IFNMG Campus Montes Claros
Luciana Frigo Universidade Federal de Santa Catarina
Luciana Martimiano Universidade Estadual de Maringá
Luciana Salgado UFF
Lucila Ishitani PUC Minas
Marcela Sávia Picanço Pessoa Universidade do Estado do Amazonas
Marcelle Mota Universidade Federal do Pará
Marcia Ito PPG-GTSP – CEETEPS
Maria Augusta Silveira Netto Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Maria Augusta Vieira Nelson Google
Maria Camila Nardini Barioni UFU
Maria Claudia Boeres UFES
Maria Luiza Campos UFRJ
Marilia Guterres Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Marilia Mendes Universidade Federal do Ceará (UFC)
Michele Brandão IFMG
Milene Silveira Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Mirella Moro Universidade Federal de Minas Gerais
Monica Massa Universidade Estadual da Bahia – UNEB
Monica Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Nadia Rodriguez-Rodriguez Universidad de Lima
Nahri Moreano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Patricia de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
Rainara Carvalho Universidade Federal do Ceará
Raquel Bravo UFF (Universidade Federal Fluminense)
Raquel S. Cabral Universidade Federal de Alagoas
Renata Viegas de Figueiredo Universidade Federal da Paraíba
Roberto Pereira UFPR – Universidade Federal do Paraná
Rosa Maria E. Moreira Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Silvia Amelia Bim Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Soraia Musse PUCRS
Soraia Prietch Universidade Federal de Rondonópolis
Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco
Tatiana Santos Universidade Federal de Santa Catarina
Thaíse Costa Universidade Federal da Paraíba
Thais Vasconcelos Batista UFRN
Valéria Feltrim Universidade Estadual de Maringá
Valéria Lelli Universidade Federal do Ceará
Valéria Reis UFMS
Valguima Odakura Universidade Federal da Grande Dourados
Vinicius Ferreira IFRS
Viviane Almeida dos Santos Universidade Federal do Pará – UFPA
Waine Teixeira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
Waleska Lima Universidade Federal de Mato Grosso

Patrocinadores do WIT

Apoio ao WIT