SEMISH - 51º Seminário Integrado de Software e Hardware

Programação

Segunda-Feira (22/07)
Local: Piso Superior - Sala Ipê Branco (120)

08:30
Sessão Técnica ST1: IA / PLN / Informática e Educação

HorárioApresentação
8:30 - 10:30Abertura
A Pipeline for Monitoring and Maintaining a Text Classification Tool in Production
Elene Firmeza Ohata (UFC), César Lincoln Cavalcante Mattos (UFC), Paulo Antonio Leal Rego (UFC)
Ancient Greek's New Technological Muse: Extracting Topoi in the Anacreontea with LLMs
Rafael Oleques Nunes (UFRGS), João GabrielJ Zandoná (UFRGS), Júlia Vieira Maia (UFRGS), Andre Spritzer (UFRGS), Dennis Balreira (UFRGS), Carla M.D.S. Freitas (UFRGS)
AGHE - Approach for Generating Enhanced Heterogeneous Embeddings from Heterogeneous Graphs
Silvio Fernando Angonese (UFRGS), Renata Galante (UFRGS)
NLP Pipeline for Gender Bias Detection in Portuguese Literature
Mariana O. Silva (UFMG), Mirella M. Moro (UFMG)
Análise sobre Gamificação no Ambiente Moodle
Rafael Fernandes Pereira (UNIFEI), Vanessa C O Souza (UNIFEI), Vinicius Souza (SEDU-ES)
Serious Game for Immersion in Embedded Software Development: An Approach Focusing on Smart Homes
Cleidiana Reis Santos (UNIFEI), Rodrigo Duarte Seabra (UNIFEI)

11:00
Sessão Técnica ST2: Melhores Artigos #1

HorárioApresentação
11:00 - 11:30Analyzing the Temporal Relation Between Virality and Success in the Brazilian Music Market
Gabriel P. Oliveira (UFMG), Ana Paula Couto da Silva (UFMG), Mirella M. Moro (UFMG)

11:30
Palestra P1: Computação Quântica: Perspectivas e Futuro

Dr. Fernando Brandão

Diretor de Aplicações Quânticas na AWS (Amazon) e Professor de Física Teórica (Caltech)

Resumo: Iremos discutir o potencial da Computação Quântica como um novo paradigma computacional e os desafios atuais para se construir hardware quântico de alta performance e em larga escala.

Bio: Fernando Brandão é Diretor de Aplicações Quânticas na AWS e Bren Professor de Física Teórica na Caltech. Ele obteve seu doutorado pelo Imperial College em 2008 e ocupou cargos no Imperial College, UFMG, ETH, UCL e Microsoft, antes de ingressar na Caltech em 2016. Fernando contribuiu para diversas áreas de Informação e Computação Quântica, incluindo Teoria do Emaranhamento, Algoritmos Quânticos e Correção de Erros Quânticos. Ele recebeu o Prêmio Landauer e Bennett 2020 em Computação Quântica da American Physical Society.

16:30
Sessão Técnica ST3: Computação Aplicada à Saúde / Computação Gráfica

HorárioApresentação
16:30 - 18:30Aplicação de Redes de Deep Learning Recurrent Neural Network, Long Short-Term Memory e Gated Recurrent Unit na Predição da COVID-19 no Cenário Pós-Vacinação
Rafaella Silva Ferreira (UNESP), Wallace Casaca (UNESP), Marilaine Colnago (UNESP)
Baby Care: Dispositivo Vestível como Sistema de Telemonitoramento para Bebês
Beatriz Silva (UFC), Marianna Severo (UFC), Marisa do C. Silva (UFC), Iago Oliveira Lima (UFC), Arthur de Castro Callado (UFC), Marcelo Martins da Silva (UFC), Paulo Armando Cavalcante Aguilar (UFC), Francisco Helder Candido Filho (UFC)
Dispositivo para Aquisição de ECG e Transmissão via BLE
Laudiel Soares de Arruda (UFMS), Fabio Iaione (UFMS), Luiz Eduardo Schardong Spalding (HSVP)
SunflowerAPP: Um Aplicativo Mobile para Auxiliar o Reconhecimento de Emoções de Crianças Atípicas
Allan Victor Fonseca (IFPB), Ismael Marinho Rocha (IFPB), Ivan Pinheiro Paiva (IFPB), Emanuel Dantas Filho (IFPB), Danyllo Albuquerque (IFPB)
Uma Comparação entre Métodos baseados em Aprendizado de Máquina para Inferir Número de Casos Semanais de Dengue
Giovanni E. Zanardo (UFAM), Efren L. Souza (UFMA/UFOPA), Fabíola G. Nakamura (UFAM), Eduardo F. Nakamura (UFAM)
Inter-Row Soybean Plantation Identification in Images to Support Automatic Alignment of a Weeder Machine
Jailson Lucas Panizzon (UTFPR), Andre Roberto Ortoncelli (UTFPR), Alinne C. Correa Souza (UTFPR), Francisco Carlos M. Souza (UTFPR), Rafael Paes de Oliveira (UTFPR)

Terça-Feira (23/07)
Local: Piso Superior - Sala Ipê Branco (120)

08:30
Sessão Técnica ST4: Redes de Computadores

HorárioApresentação
8:30 - 10:30Alocação de Tarefas com Simulated Annealing na Borda da Rede para Internet Industrial
Vitor Gabriel Reis Lux Barboza (UDESC), Janine Kniess (UDESC)
Entregas Aéreas por Drones Cooperativos: Uma Avaliação de Desempenho Considerando Pontos de Recarga de Bateria
Francisco Airton Silva (UFPI), Vandirleya Barbosa (UFPI), Arthur Sabino (UFPI), Luiz Nelson dos Santos Lima (UFPI), Iure de Sousa Fé (UFPI), Paulo A L Rego (UFC), Luiz Fernando Bittencourt (UNICAMP)
Handover em Redes Aéreas 5G: Uma Solução Baseada em Aprendizado por Reforço
Maria Katarine Santana Barbosa (UFPE), Marcelo Victor Batista da Silva (UFPE), Kelvin Dias (UFPE), Anderson Queiroz (UFPE), David Cavalcanti (UFPE)
Observabilidade de Desempenho de Arquiteturas Monolíticas e Microsserviços com OpenTelemetry
Francisco Gomes (UFC), Vinicius Gabriel (UFC), Lincoln S. Rocha (UFC), Paulo Antonio Leal Rego (UFC), Fernando Antonio Mota Trinta (UFC)
Planejamento de Arquiteturas Resilientes em Kubernetes: Uma Abordagem Baseada em Tempo de Recuperação e Consumo Elétrico
Iure de Sousa Fé (UFPI), Luis Guilherme Silva (UFPI), André C. B. Soares (UFPI), Paulo Antonio Leal Rego (UFC), Francisco Airton Silva (UFPI)
Implementação e Análise de Desempenho de um Sistema Single Board para Monitoramento Aéreo
Marianna de Pinho Severo (UFC), Arthur de Castro Callado (UFC)

11:00
Sessão Técnica ST5: Melhores Artigos #2

HorárioApresentação
11:00 - 11:30Classificação de Dados Textuais Não Estruturados: Um Estudo de Caso na Área da Segurança Pública
Brenda Cardoso (UFPA), Fantiny Santos (UFPA), Angela Amador (UFPA), Marisa de Andrade (UFRA), Renato Torres (IFPA), Nelson Neto (UFPA)

11:30
Palestra P2: Para Além do Acesso à Internet: Como Garantir a Conectividade Significativa

Dr. Alexandre Barbosa

Gerente do Centro Regional para Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br / NIC.br)

Resumo: A complexidade do cenário digital atual, marcado por rápidos avanços tecnológicos, tem exigido um alargamento da compreensão sobre inclusão digital. A partir da recente publicação "Conectividade Significativa: Propostas para Medição e o Retrato da População no Brasil" (https://www.cetic.br/pt/publicacoes/indice/estudos-setoriais), esta apresentação discutirá uma visão mais abrangente sobre nível de conectividade à Internet, que vai além do simples fato de estar ou não conectado. Os debates mais recentes sobre o tema enfatizam a necessidade de pensar na conectividade de maneira mais abrangente para incluir aspectos relacionados à qualidade do acesso, dispositivos disponíveis para uso e habilidades digitais, entre outras. Esses aspectos devem ser considerados para promover uma conectividade significativa da população e das organizações. Este fato requer um esforço maior do que apenas conectar indivíduos desconectados: demanda um conjunto de políticas e iniciativas para solucionar o problema complexo da exclusão digital.


Bio: Alexandre é Gerente do Centro Regional para Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), vinculado ao NIC.br. É responsável por projetos de pesquisa para a produção de estatísticas relacionadas às TICs para o monitoramento de políticas nacionais e metas internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Alexandre é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil), mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Bradford (Reino Unido), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica (Brasil). Também realizou pesquisa pós-doutoral na HEC Montreal (Canadá).

12:15
Palestra P3: Mundo Desconectado e Invisível: Desafios e Oportunidades de Pesquisa para Mitigar a Desigualdade Digital

Prof. Dr. Weverton Cordeiro

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo: Você sabia que um terço da população mundial continuou desconectada em 2023? Ou que, durante a pandemia, dois terços das crianças em idade escolar no mundo não tinham acesso à internet? Embora superlativos e preocupantes, esses números infelizmente revelam muito pouco sobre a existência de um verdadeiro "mundo desconectado e invisível". Disparidades socioeconômicas, culturais e educacionais, entre outras, também afetam uma parcela significativa da população mundial que, embora tenha acesso a tecnologias digitais e à internet, enfrentam grandes dificuldades no dia a dia digital. Por exemplo, você já parou para pensar que a falta de acessibilidade em websites, apps, etc., muitas vezes priva a pessoas com alguma deficiência o direito a participar plenamente no mundo digital? Ou que mesmo pessoas que têm um smartphone são incapazes de acessar a internet por falta de eletricidade ou cobertura de rede celular? Esses exemplos, que afetam o acesso a serviços básicos de saúde, educação, cultura e cidadania e comprometem o desenvolvimento econômico e social, exigem como solução uma abordagem multidisciplinar em pesquisa em áreas como Interface Humano-Computador, Computação Energeticamente Eficiente, Engenharia de Software, Redes de Computadores, entre outros. Nesta palestra, vamos discutir alguns dos principais motivos para a existência deste mundo desconectado e invisível, e elencar desafios e oportunidades de pesquisa em Computação que a comunidade científica possui à frente para mitigar a exclusão e desigualdade digital, e promover a inclusão digital em regiões necessitadas.


Bio: Prof. Weverton Cordeiro é nascido e criado na cidade de Itaituba (PA), onde sentiu na pele as dificuldades causadas pela falta de infraestrutura de qualidade para acesso à internet (e de telecomunicações em geral) no período em que atuou como professor do Instituto Federal do Pará (UFPA), e conhece de perto as deficiências típicas de comunicação de dados em regiões do interior da Amazônia brasileira. O Prof. Weverton possui doutorado em Ciência da Computação (UFRGS, 2014), sendo atualmente Professor no INF-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC-UFRGS). A pesquisa do Prof. Cordeiro é amplamente focada em redes definidas por software, virtualização de redes, planos de dados programáveis e segurança em redes. Influenciado pela sua vivência pessoal, propôs o projeto de pesquisa "Redes Programáveis de Baixo Custo: Expandindo a Última Milha da Internet para Todos", cujo objetivo é desenvolver dispositivos de baixo custo de aquisição e de operação para levar internet a regiões sem cobertura de rede celular. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). É membro do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS) desde 2019. Atuou como Organizador Geral do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2019), Organizador Geral da XXVI Final Brasileira da Maratona SBC de Programação (2022) e como PC Chair do 23º Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2023), entre outros.

16:30
Sessão Técnica ST6: Interação Humano-Computador / Engenharia de Software

HorárioApresentação
16:30 - 18:00Desenvolvimento de Sistema para Assistência na Prática do Esporte de Combate Taekwondo
Ivan Mangini Lopes Junior (IFFarroupilha), Rumenigue Hohemberger (IFFarroupilha), Bernardo Henz (UFRGS), Daniele Fernandes e Silva (IFFarroupilha)
Estendendo Jogos Digitais para o Mundo Físico-Social: Um Estudo com Esportes Adaptados
André Luiz Brandão (UNICAMP/UFABC), Emanuel Felipe Duarte (UNICAMP), Maria Cecilia C. Baranauskas (UNICAMP)
Hybrid Simulation Framework: Advanced and Secure Training
Lucas dos Santos (UFF), Luiz C. G. Maria (SENAI), Erisvaldo F. M. Júnior (SENAI), Raphael C.S. Machado (UFF)
Lootbox Ético? Uma Proposta para Diminuir o Risco de Vício
Luiz Felipe Carvalho Duarte (UnB), Edison Ishikawa (UnB)
Proposta de Tecnologia Assistiva para Auxiliar Pessoas com Deficiência Visual na Detecção de Obstáculos
Carlos Eduardo Almeida Feitosa (UFC), Petrucio Filho (UFC), Iury Rosal (UFC), Rafael Gonçalves (UFC), Maria Simone M Nunes (UFPA), Paulo Armando Cavalcante Aguilar (UFC), Marcelo Martins da Silva (UFC)
18:00 - 18:30Encerramento

 

Sobre o Evento

O Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) é o principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Em sua 51ª edição, acontecerá na cidade de Brasília, DF, de 21 a 25 de julho de 2024, juntamente com o 44º CSBC, que este ano discute o tema “Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto”.
Nesta edição, o evento seguirá o modelo inicialmente proposto na edição de 2017, que consiste de um programa composto por três partes: os tradicionais artigos técnico-científicos (completos), selecionados por um comitê de programa; apresentações de palestras convidadas em tópicos relevantes atuais; e um painel associado ao tema do evento.

 

Datas Importantes

  • Submissão dos trabalhos: 04/03/24 24/03/2024 03/04/2024
  • Notificação dos trabalhos aceitos: 05/05/2024 10/05/2024
  • Data limite para envio da versão final dos trabalhos aceitos: 12/05/2024
  • Prazo para inscrição dos autores: 20/05/2024

 

Tópicos de Interesse

Encoraja-se a submissão de trabalhos com enquadramento na temática “Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto”. Na intersecção (ou não) com esse tema, o SEMISH está aberto para receber artigos que enfatizem os seguintes tópicos de interesse, mas não limitados a:

  • Algoritmos, Combinatória e Otimização
  • Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho
  • Bancos de Dados e Recuperação de Informação
  • Biologia Computacional
  • Computação Aplicada à Saúde
  • Computação Gráfica e Processamento de Imagens
  • Computação Musical
  • Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados
  • Engenharia de Sistemas Computacionais
  • Engenharia de Software
  • Geoinformática
  • Informática na Educação
  • Inteligência Artificial
  • Interação Humano-Computador
  • Jogos e Entretenimento Digital
  • Linguagens de Programação
  • Métodos Formais
  • Processamento de Linguagem Natural
  • Realidade Virtual
  • Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  • Robótica
  • Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas Multimídia e Web
  • Sistemas Tolerantes a Falhas
  • Outros Tópicos Ligados a Software e Hardware

 

Instruções de Submissão

Os artigos devem ser formatados seguindo o estilo de artigos da SBC, disponível em: http://tinyurl.com/sbc-template-artigos. Devem ter no máximo 12 (doze) páginas, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas. A submissão dos trabalhos será eletrônica, em formato PDF, por meio do sistema JEMS em: https://jems3.sbc.org.br/semish2024.

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores seguindo um processo de revisão “double blind” (i.e., sem identificação de autoria, responsáveis pelas revisões e suas instituições). Assim, os artigos submetidos devem omitir quaisquer informações que revelem a sua autoria.

Os autores com trabalhos aceitos devem submeter, pelo JEMS, o formulário de autorização de publicação e cessão de direitos para a SBC (Copyright), no momento do envio da versão final (Camera Ready).
O template do formulário de autorização de publicação pode ser encontrado em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/249-documentos-para-publicacoes/1231-termo-de-autorizacao-de-publicacao.

 

Apresentação e Publicação dos Trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados nos Anais do evento, que serão disponibilizados “online” na SBC OpenLib (SOL)https://sol.sbc.org.br/index.php/semish/issue/archive – o portal de conteúdo da SBC, na série Anais do Seminário Integrado de Software e Hardware (ISSN 2595-6205). Todos os artigos serão indexados com DOI.

Os organizadores se reservam o direito de não incluir nos Anais aqueles trabalhos que, durante o evento, não forem apresentados por um de seus autores ou por algum representante indicado. Além disso, pelo menos um autor de cada artigo aceito precisa estar inscrito no CSBC.

 

Prêmio de Melhor Artigo

Autores dos melhores artigos aceitos para o SEMISH 2024 serão convidados para enviarem versões estendidas dos trabalhos para o Journal of the Brazilian Computer Society – JBCS.

 

Coordenação

  • Prof. Dr. Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)
  • Prof. Dr. Marcos Fagundes Caetano (UnB)

 

Comitê de Programa

  • Alessandro Santiago (IPT – SP)
  • Alex Sandro Roschildt Pinto (UFSC)
  • Alfredo Goldman (IME – USP)
  • Altigran Soares da Silva (UFAM)
  • Anne Magaly de Paula Canuto (UFRN)
  • Arthur Francisco Lorenzon (UFRGS)
  • Augusto José Venâncio Neto (UFRN)
  • Carla Silva (UFPE)
  • Carlos A. G. Ferraz (UFPE)
  • Celso Alberto Saibel Santos (UFES)
  • Claudia Motta (UFRJ)
  • Cláudio Machado Diniz (UFRGS)
  • Cleidson Souza (UFPA)
  • Clodoveu Davis (UFMG)
  • Cristiana Bentes (UERJ)
  • Daniel Cordeiro (USP)
  • Daniel Porto (UnB)
  • Denis Rosário (UFPA)
  • Edson N. Cáceres (UFMS)
  • Edson Tavares de Camargo (UTFPR)
  • Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA)
  • Eduardo Kugler Viegas (PUCPR)
  • Elisa Y. Nakagawa (ICMC – USP)
  • Emilio Francesquini (UFABC)
  • Fernando Gehm Moraes (PUCRS)
  • Fernando Santos Osorio (ICMC – USP)
  • Flavia Delicato (UFF)
  • Francisco Airton Silva (UFPI)
  • Frederico Araújo da Silva Lopes (IMD/UFRN)
  • Gabriel A. M. Vasiljevic (UFRN)
  • Genaina Rodrigues (UnB)
  • Helder Oliveira (UFABC)
  • Igor Monteiro Moraes (UFF)
  • Jair Cavalcanti Leite (UFRN)
  • José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE)
  • Jose-Marcos Nogueira (UFMG)
  • Josemar Rodrigues de Souza (UNEB)
  • Juliano Araujo Wickboldt (UFRGS)
  • Julio C. S. Reis (UFV)
  • Kelly Rosa Braghetto (IME/USP)
  • Lisane Brisolara (UFPEL)
  • Márcia Ito (PPG-GTSP – CEETEPS)
  • Marco Antonio Casanova (PUC-Rio)
  • Marcos César da Rocha Seruffo (UFPA)
  • Mário Dantas (UFJF)
  • Mirella M. Moro (UFMG)
  • Philippe Olivier Alexandre Navaux (UFRGS)
  • Placido R. Pinheiro (UNIFOR)
  • Priscila Solis (UnB)
  • Renata Galante (UFRGS)
  • Ricardo Santos (UFMS)
  • Roberto Iraja Tavares da Costa Filho (IFSul)
  • Rodolfo de Azevedo (UNICAMP)
  • Rodrigo Silva Duran (IFMS)
  • Roger Immich (UFRN)
  • Rossana Maria de Castro Andrade (UFC)
  • Silvio Jamil F. Guimarães (PUC Minas)
  • Simone de Lima Martins (UFF)
  • Tanilson Dias Santos (UFT)
  • Thais Vasconcelos Batista (UFRN)
  • Thiago Meireles Paixão (IFES)
  • Thiago Gouveia da Silva (IFPB)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG)
  • Vinicius Cunha M Borges (UFG)