WIT - 18º Women In Information Technology
Sobre o Evento
O WIT – Women in Information Technology está em sua décima oitava edição, sendo realizado desde 2007 como uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.
Organizado na forma de apresentação de artigos, palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.
O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento os multiplicadores desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.
Chamada de Trabalhos
O WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a nona edição da chamada para a submissão de trabalhos originais. Devem ser apresentados trabalhos relevantes para mulheres na tecnologia. O objetivo é consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros do Meninas Digitais, além de valorizar e registrar as ações e conquistas. Submissões podem relatar andamento e resultados de trabalhos (ou projetos) de extensão, ensino, desenvolvimento ou pesquisa.
Tópicos de Interesse
- Análise de dados educacionais sobre mulheres e Computação no ensino fundamental, médio ou superior
- Análise de dados no mercado de trabalho de Computação para mulheres
- Atração de talentos femininos para a computação no ensino fundamental, médio ou superior
- Ferramentas e jogos educacionais visando o público feminino
- Intervenções educacionais e de apoio a mulheres na educação básica e no ensino superior em Computação
- Inclusão e acessibilidade na Computação para o público feminino
- Interseccionalidade
- Letramento digital do público feminino
- Relato de experiência no ensino fundamental, médio ou superior
- Relato de experiência no mercado de trabalho
Instruções para Submissão
A submissão para o WIT 2024 será dividida em trilhas:
- Trilha 1 – Artigos de pesquisa: artigos de investigação original ou estudos relacionados a tópicos relevantes e de interesse atual para a imersão de mulheres nas áreas de tecnologia, com rigor metodológico, apresentação e análise de resultados qualitativos e/ou quantitativos.
- Trilha 2 – Ferramentas: artigos que apresentem o desenvolvimento ou a análise de softwares, aplicativos, frameworks e ferramentas computacionais visando o público feminino.
- Trilha 3 – Relatos de experiência: artigos de relatos de experiência relacionados à extensão ou ensino para compartilhar experiências práticas. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências voltadas à apoiar e promover a participação de mulheres nas áreas de tecnologia, com fundamentação teórico-metodológica na área de estudo.
Para cada trilha, podem ser submetidos dois tipos de categorias de artigo:
- Categoria Completo: com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas no formato da SBC, e até duas páginas extras apenas para Agradecimentos e Referências.
- Categoria Resumo: com no mínimo 4 e no máximo 5 páginas no formato da SBC, e uma página extra apenas para Agradecimentos e Referências.
Os artigos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, sendo aceitos somente artigos em formato PDF utilizando o template dos artigos da SBC, disponível em https://tinyurl.com/sbc-template-artigos.
Os trabalhos selecionados na categoria Resumo serão apresentados na forma de pôsteres. Os trabalhos selecionados na categoria Completo serão apresentados em sessão técnica, com tempo de apresentação seguido de perguntas e respostas.
A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica, através do sistema JEMS3 de submissões de artigos da SBC, através do link: https://jems3.sbc.org.br.
Serão aceitas apenas submissões anônimas, ou seja, os trabalhos não devem citar os nomes das pessoas autoras, de Projetos, de Instituições e de cidades, ou ainda links para websites que revelem tais informações.
Sugestões para tornar seu trabalho anônimo incluem:
- Remova qualquer identificação de autoria, no espaço destinado ao nome dos autores <omitido para revisão> e das instituições <instituições dos autores>.
- Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão>.
- Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos de quem lê sua submissão.
- Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.
- Omita a seção de Agradecimentos, se houver; a mesma poderá ser inserida na versão final, caso a submissão seja aceita.
Para mais informações sobre processo de revisão/avaliação anônima recomendamos a leitura de: Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. ISSN: 2175-9235. Disponível em: https://bit.ly/submissao-anonima
Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WIT sejam conhecidos. Isso pode facilitar a identificação da real contribuição da submissão para o escopo do evento. Edições anteriores estão disponíveis em https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/issue/archive.
A avaliação de cada submissão será realizada por pelo menos três pessoas do Comitê de Programa usando o método duplamente anônimo: equipe de autoria não tem informação sobre quem avalia a sua submissão; quem avalia não tem informação sobre equipe de autoria; e quem avalia assina sua avaliação perante demais pessoas que estão avaliando a mesma submissão.
Datas Importantes
- Limite para submissão dos trabalhos:
04/03/202424/03/202403/04/2024 - Divulgação dos resultados:
05/05/202410/05/2024 - Observação: Até o dia 24/03/2024 você deverá fazer o registro do seu trabalho no Jems3 informando o título do trabalho, autores e a categoria de submissão. Somente os artigos com registro poderão ser submetidos até o dia 03/04/2024.
Coordenação Geral
- Aletéia Favacho de Araújo von Paumgartten – UnB – aleteia@unb.br
- Renata Viegas de Figueiredo – UFPB – renata@dcx.ufpb.br
Coordenação Local
- Maristela Terto de Holanda – UnB – mholanda@unb.br
Coordenação do Comitê de Programa
- Caroline Reis Vieira Santos Rauta – IFSC (Câmpus Gaspar) – caroline.reis@ifsc.edu.br
- Raquel Cabral – UFAL (Campus Arapiraca) – raquelcabral@laccan.ufal.br
Coordenação do Fórum Meninas Digitais
- Aletéia Favacho de Araújo von Paumgartten – UnB – aleteia@unb.br
- Luciana Salgado – UFF – luciana@ic.uff.br
- Mirella Moro – UFMG – mirella@dcc.ufmg.br
Comitê de Programa
- Adolfo Neto – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Adriano Honorato Braga – Instituto Federal Goiano
- Alcilene Dalília de Sousa – Universidade Federal do Piaui
- Alessandra Aparecida Paulino – Universidade Federal de Uberlândia
- Aletéia Favacho de Araújo von Paumgartten – Universidade de Brasília
- Alice Finger – Universidade Federal do Pampa
- Aline de Paula Nascimento – Universidade Federal Fluminense
- Aline Mello – Universidade Federal do Pampa
- Amanda Meincke Melo – Universidade Federal do Pampa
- Amanda Pires Venceslau – Universidade Federal do Ceará
- Ana Liz Souto Oliveira – Universidade Federal da Paraíba
- Ana Marilza Pernas – Universidade Federal de Pelotas
- Ana Paula Couto da Silva – Universidade Federal de Minas Gerais
- Ana Paula Terra Bacelo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
- Andréa Sabedra Bordin – Universidade Federal de Santa Catarina
- Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará
- Avanilde Kemczinski – Universidade do Estado de Santa Catarina
- Ayla Débora Dantas S. Rebouças – Universidade Federal da Paraíba
- Ayslan Trevizan Possebom – Instituto Federal do Paraná
- Bernadette Farias Loscio – Universidade Federal de Pernambuco
- Carolina Watanabe – Universidade Federal de Rondônia
- Caroline Reis V. Santos – Instituto Federal de Santa Catarina
- Catarina Costa – Universidade Federal do Acre
- Claudia Motta – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Claudia Pinto Pereira – Universidade Estadual de Feira de Santana
- Cledja Rolim – Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas
- Clevi Rapkiewicz – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso
- Cristina Meinhardt – Universidade Federal de Santa Catarina
- Cristina Nunes – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- Cristina Paludo Santos – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
- Daniela Eloise – Instituto Federal do Paraná
- Daniela Santos Santana – Instituto Federal de São Paulo
- Daniela Sbizera Justo – Instituto Federal de Santa Catarina
- Debora C. Muchaluat-Saade – Universidade Federal Fluminense
- Ecivaldo De Souza Matos – Universidade Federal da Bahia
- Eliana Almeida – Universidade Federal de Alagoas
- Elisandra Aparecida da Silva – Instituto Federal de São Paulo
- Elisângela Silva Dias – Universidade Federal DE Goiás
- Elloá B. Guedes – Universidade do Estado do Amazonas
- Eveline Sá – Instituto Federal do Maranhão
- Fabiane Queiroz – Universidade Federal de Alagoas
- Fabíola Guerra Nakamura – Universidade Federal do Amazonas
- Fabricia Damando Santos – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
- Fernanda dos Santos Cunha – Universidade do Vale do Itajaí
- Gisele Moraes Marinho – CEFET Rio de Janeiro
- Glaucia Campos – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
- Isabela Gasparini- Universidade do Estado de Santa Catarina
- Janaina Sant Anna Gomide – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Jerusa Marchi – Universidade Federal de Santa Catarina
- Jislane Silva Santos de Menezes – Instituto Federal de Sergipe
- José Viterbo – Universidade Federal Fluminense
- Josiane M. Pinheiro – Universidade Estadual de Maringá
- Josilene Aires Moreira – Universidade Federal da Paraíba
- Juliana Freitag Borin – Universidade Estadual de Campinas
- Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco – Universidade de São Paulo
- Karin Satie Komati – IFES Campus Serra
- Kecia Ferreira – CEFET-MG
- Kelly Rosa Braghetto – IME/USP
- Laura Costa Sarkis – Universidade Federal do Acre
- Leander Cordeiro de Oliveira – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Leticia Machado – Universidade Federal do Pará
- Lídia Bononi Paiva Tomaz – Instituto Federal do Triângulo Mineiro
- Lucia Catabriga -Universidade Federal do Espírito Santo
- Luciana Balieiro Cosme – IFNMG Campus Montes Claros
- Luciana Bolan Frigo – Universidade Federal de Santa Catarina
- Luciana Cardoso de Castro Salgado – Universidade Federal Fluminense
- Luciana Martimiano – Universidade Estadual de Maringá
- Lucila Ishitani – PUC Minas
- Marcela Sávia Picanço Pessoa – Universidade do Estado do Amazonas
- Marcelle Pereira Mota – Universidade Federal do Pará
- Marcelle Urquiza – Universidade Federal de Roraima
- Marcos Amaris – Universidade Federal do Pará
- Maria Augusta Silveira Netto Nunes – Universidade Federal de Sergipe
- Maria Claudia Figueiredo P. Emer – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Maria Claudia S. Boeres – Universidade Federal Espírito Santo
- Maria Clicia Stelling de Castro – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- Maria Ester Ferreira da Silva Viegas – Universidade Federal de Alagoas
- Mariangela Gomes Setti – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Marilia Guterres Ferreira – Universidade do Estado de Santa Catarina
- Marília Mendes – Universidade Federal do Ceará
- Maristela Terto de Holanda – Universidade de Brasília
- Michele A. Brandão – Instituto Federal de Minas Gerais
- Michelle Mayumi Tizuka – Universidade Federal Fluminense
- Michelle Silva Wangham – Universidade do Vale do Itajaí
- Mirella M. Moro – Universidade Federal de Minas Gerais
- Monalessa P. Barcellos – Universidade Federal do Espírito Santo
- Monica Magalhães Pereira – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Odair Moraes – Universidade Federal de Alagoas
- Patricia Araújo de Oliveira – Universidade Federal do Amapá
- Patricia Medyna Lauritzen L. Drumond – Universidade Federal do Piaui
- Patrícia Tedesco – Universidade Federal de Pernambuco
- Ramayane Bonacin Braga – Instituto Federal Goiano Campus Ceres
- Raquel Souza Francisco Bravo – Universidade Federal Fluminense
- Raquel S. Cabral – Universidade Federal de Alagoas
- Renata Teles Moreira – Universidade Federal de Lavras
- Renata Viegas de Figueiredo – Universidade Federal da Paraíba
- Renata Wassermann – Universidade de São Paulo
- Rodrigo Oliveira – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Rosiane de Freitas – IComp/UFAM
- Silvia Amelia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Simone Azevedo Bandeira Aquino – Instituto Federal do Maranhão
- Simone de Lima Martins – Universidade Federal Fluminense
- Soraia Raupp Musse – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
- Taciana Pontual Falcão – Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Tainá Medeiros – Instituto Federal do Rio Grande do Norte
- Tanara Lauschner – Universidade Federal do Amazonas
- Tatiana Pará – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
- Tatiana Nilson dos Santos – Universidade Federal de Santa Catarina
- Tatiana Renata Garcia – Universidade Federal de Santa Catarina
- Taynara Cerigueli Dutra – Universidade do Estado de Santa Catarina
- Thais Vasconcelos Batista – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Thalia Santos de Santana – Instituto Federal Goiano
- Thelma Elita Colanzi – Universidade Estadual de Maringá
- Valéria Delisandra Feltrim – Universidade Estadual de Maringá
- Valéria Q. Reis – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
- Valguima Odakura – Universidade Federal da Grande Dourados
- Vanessa Farias Dantas – Universidade Federal da Paraíba
- Vinicius Hartmann Ferreira – Instituto Federal do Rio Grande do Sul