WIT - 18º Women In Information Technology

Sobre o Evento

O WIT – Women in Information Technology está em sua décima oitava edição, sendo realizado desde 2007 como uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Organizado na forma de apresentação de artigos, palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento os multiplicadores desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.

 

Chamada de Trabalhos

O WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza a nona edição da chamada para a submissão de trabalhos originais. Devem ser apresentados trabalhos relevantes para mulheres na tecnologia. O objetivo é consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros do Meninas Digitais, além de valorizar e registrar as ações e conquistas. Submissões podem relatar andamento e resultados de trabalhos (ou projetos) de extensão, ensino, desenvolvimento ou pesquisa.

 

Tópicos de Interesse

  • Análise de dados educacionais sobre mulheres e Computação no ensino fundamental, médio ou superior
  • Análise de dados no mercado de trabalho de Computação para mulheres
  • Atração de talentos femininos para a computação no ensino fundamental, médio ou superior
  • Ferramentas e jogos educacionais visando o público feminino
  • Intervenções educacionais e de apoio a mulheres na educação básica e no ensino superior em Computação
  • Inclusão e acessibilidade na Computação para o público feminino
  • Interseccionalidade
  • Letramento digital do público feminino
  • Relato de experiência no ensino fundamental, médio ou superior
  • Relato de experiência no mercado de trabalho

 

Instruções para Submissão

A submissão para o WIT 2024 será dividida em trilhas:

  • Trilha 1 – Artigos de pesquisa: artigos de investigação original ou estudos relacionados a tópicos relevantes e de interesse atual para a imersão de mulheres nas áreas de tecnologia, com rigor metodológico, apresentação e análise de resultados qualitativos e/ou quantitativos.
  • Trilha 2 – Ferramentas: artigos que apresentem o desenvolvimento ou a análise de softwares, aplicativos, frameworks e ferramentas computacionais visando o público feminino.
  • Trilha 3 – Relatos de experiência: artigos de relatos de experiência relacionados à extensão ou ensino para compartilhar experiências práticas. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências voltadas à apoiar e promover a participação de mulheres nas áreas de tecnologia, com fundamentação teórico-metodológica na área de estudo.

Para cada trilha, podem ser submetidos dois tipos de categorias de artigo:

  • Categoria Completo: com no mínimo 8 e no máximo 10 páginas no formato da SBC, e até duas páginas extras apenas para Agradecimentos e Referências.
  • Categoria Resumo: com no mínimo 4 e no máximo 5 páginas no formato da SBC, e uma página extra apenas para Agradecimentos e Referências.

Os artigos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, sendo aceitos somente artigos em formato PDF utilizando o template dos artigos da SBC, disponível em https://tinyurl.com/sbc-template-artigos.

Os trabalhos selecionados na categoria Resumo serão apresentados na forma de pôsteres. Os trabalhos selecionados na categoria Completo serão apresentados em sessão técnica, com tempo de apresentação seguido de perguntas e respostas.

A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica, através do sistema JEMS3 de submissões de artigos da SBC, através do link: https://jems3.sbc.org.br.

Serão aceitas apenas submissões anônimas, ou seja, os trabalhos não devem citar os nomes das pessoas autoras, de Projetos, de Instituições e de cidades, ou ainda links para websites que revelem tais informações.

Sugestões para tornar seu trabalho anônimo incluem:

  • Remova qualquer identificação de autoria, no espaço destinado ao nome dos autores <omitido para revisão> e das instituições <instituições dos autores>.
  • Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão>.
  • Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos de quem lê sua submissão.
  • Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa.
  • Omita a seção de Agradecimentos, se houver; a mesma poderá ser inserida na versão final, caso a submissão seja aceita.

Para mais informações sobre processo de revisão/avaliação anônima recomendamos a leitura de: Moro, M. M., 2021. Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente. ISSN: 2175-9235. Disponível em:  https://bit.ly/submissao-anonima

Recomenda-se que os trabalhos publicados em edições anteriores do WIT sejam conhecidos. Isso pode facilitar a identificação da real contribuição da submissão para o escopo do evento. Edições anteriores estão  disponíveis em https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/issue/archive.

A avaliação de cada submissão será realizada por pelo menos três pessoas do Comitê de Programa usando o método duplamente anônimo: equipe de autoria não tem informação sobre quem avalia a sua submissão; quem avalia não tem informação sobre equipe de autoria; e quem avalia assina sua avaliação perante demais pessoas que estão avaliando a mesma submissão.

 

Datas Importantes

  • Limite para submissão dos trabalhos: 04/03/2024 24/03/2024 03/04/2024
  • Divulgação dos resultados: 05/05/2024 10/05/2024
  • Observação: Até o dia 24/03/2024 você deverá fazer o registro do seu trabalho no Jems3 informando o título do trabalho, autores e a categoria de submissão. Somente os artigos com registro poderão ser submetidos até o dia 03/04/2024.

 

Coordenação Geral

 

Coordenação Local

 

Coordenação do Comitê de Programa

 

Coordenação do Fórum Meninas Digitais

 

Comitê de Programa

  • Adolfo Neto – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriano Honorato Braga – Instituto Federal Goiano
  • Alcilene Dalília de Sousa – Universidade Federal do Piaui
  • Alessandra Aparecida Paulino – Universidade Federal de Uberlândia
  • Aletéia Favacho de Araújo von Paumgartten – Universidade de Brasília
  • Alice Finger – Universidade Federal do Pampa
  • Aline de Paula Nascimento – Universidade Federal Fluminense
  • Aline Mello – Universidade Federal do Pampa
  • Amanda Meincke Melo – Universidade Federal do Pampa
  • Amanda Pires Venceslau – Universidade Federal do Ceará
  • Ana Liz Souto Oliveira – Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Marilza Pernas – Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Paula Couto da Silva – Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Terra Bacelo – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Andréa Sabedra Bordin – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará
  • Avanilde Kemczinski – Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ayla Débora Dantas S. Rebouças – Universidade Federal da Paraíba
  • Ayslan Trevizan Possebom – Instituto Federal do Paraná
  • Bernadette Farias Loscio – Universidade Federal de Pernambuco
  • Carolina Watanabe – Universidade Federal de Rondônia
  • Caroline Reis V. Santos – Instituto Federal de Santa Catarina
  • Catarina Costa – Universidade Federal do Acre
  • Claudia Motta – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Pinto Pereira – Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cledja Rolim – Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas
  • Clevi Rapkiewicz – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristina Meinhardt – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristina Nunes – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Cristina Paludo Santos – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Daniela Eloise – Instituto Federal do Paraná
  • Daniela Santos Santana – Instituto Federal de São Paulo
  • Daniela Sbizera Justo – Instituto Federal de Santa Catarina
  • Debora C. Muchaluat-Saade – Universidade Federal Fluminense
  • Ecivaldo De Souza Matos – Universidade Federal da Bahia
  • Eliana Almeida – Universidade Federal de Alagoas
  • Elisandra Aparecida da Silva – Instituto Federal de São Paulo
  • Elisângela Silva Dias – Universidade Federal DE Goiás
  • Elloá B. Guedes – Universidade do Estado do Amazonas
  • Eveline Sá – Instituto Federal do Maranhão
  • Fabiane Queiroz – Universidade Federal de Alagoas
  • Fabíola Guerra Nakamura – Universidade Federal do Amazonas
  • Fabricia Damando Santos – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Fernanda dos Santos Cunha – Universidade do Vale do Itajaí
  • Gisele Moraes Marinho – CEFET Rio de Janeiro
  • Glaucia Campos – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Isabela Gasparini- Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Janaina Sant Anna Gomide – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jerusa Marchi – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jislane Silva Santos de Menezes – Instituto Federal de Sergipe
  • José Viterbo – Universidade Federal Fluminense
  • Josiane M. Pinheiro – Universidade Estadual de Maringá
  • Josilene Aires Moreira – Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Freitag Borin – Universidade Estadual de Campinas
  • Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco – Universidade de São Paulo
  • Karin Satie Komati – IFES Campus Serra
  • Kecia Ferreira – CEFET-MG
  • Kelly Rosa Braghetto – IME/USP
  • Laura Costa Sarkis – Universidade Federal do Acre
  • Leander Cordeiro de Oliveira – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Leticia Machado – Universidade Federal do Pará
  • Lídia Bononi Paiva Tomaz – Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Lucia Catabriga -Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luciana Balieiro Cosme – IFNMG Campus Montes Claros
  • Luciana Bolan Frigo – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Cardoso de Castro Salgado – Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Martimiano – Universidade Estadual de Maringá
  • Lucila Ishitani – PUC Minas
  • Marcela Sávia Picanço Pessoa – Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcelle Pereira Mota – Universidade Federal do Pará
  • Marcelle Urquiza – Universidade Federal de Roraima
  • Marcos Amaris – Universidade Federal do Pará
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes – Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Claudia Figueiredo P. Emer – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Claudia S. Boeres – Universidade Federal Espírito Santo
  • Maria Clicia Stelling de Castro – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Ester Ferreira da Silva Viegas – Universidade Federal de Alagoas
  • Mariangela Gomes Setti – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marilia Guterres Ferreira – Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marília Mendes – Universidade Federal do Ceará
  • Maristela Terto de Holanda – Universidade de Brasília
  • Michele A. Brandão – Instituto Federal de Minas Gerais
  • Michelle Mayumi Tizuka – Universidade Federal Fluminense
  • Michelle Silva Wangham – Universidade do Vale do Itajaí
  • Mirella M. Moro – Universidade Federal de Minas Gerais
  • Monalessa P. Barcellos – Universidade Federal do Espírito Santo
  • Monica Magalhães Pereira – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Odair Moraes – Universidade Federal de Alagoas
  • Patricia Araújo de Oliveira – Universidade Federal do Amapá
  • Patricia Medyna Lauritzen L. Drumond – Universidade Federal do Piaui
  • Patrícia Tedesco – Universidade Federal de Pernambuco
  • Ramayane Bonacin Braga – Instituto Federal Goiano Campus Ceres
  • Raquel Souza Francisco Bravo – Universidade Federal Fluminense
  • Raquel S. Cabral – Universidade Federal de Alagoas
  • Renata Teles Moreira – Universidade Federal de Lavras
  • Renata Viegas de Figueiredo – Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Wassermann – Universidade de São Paulo
  • Rodrigo Oliveira – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosiane de Freitas – IComp/UFAM
  • Silvia Amelia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Simone Azevedo Bandeira Aquino – Instituto Federal do Maranhão
  • Simone de Lima Martins – Universidade Federal Fluminense
  • Soraia Raupp Musse – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Taciana Pontual Falcão – Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Tainá Medeiros – Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Tanara Lauschner – Universidade Federal do Amazonas
  • Tatiana Pará – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Tatiana Nilson dos Santos – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana Renata Garcia – Universidade Federal de Santa Catarina
  • Taynara Cerigueli Dutra – Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thais Vasconcelos Batista – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thalia Santos de Santana – Instituto Federal Goiano
  • Thelma Elita Colanzi – Universidade Estadual de Maringá
  • Valéria Delisandra Feltrim – Universidade Estadual de Maringá
  • Valéria Q. Reis – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Valguima Odakura – Universidade Federal da Grande Dourados
  • Vanessa Farias Dantas – Universidade Federal da Paraíba
  • Vinicius Hartmann Ferreira – Instituto Federal do Rio Grande do Sul